INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
reader-sj2

Foto: Centro de Eventos

 

Diferente das edições anteriores, a 24ª Semana de Jornalismo da Cásper Líbero teve como referência um tema para pautar os debates: “Jornalismo e Democracia”. Outra novidade deste ano foi a redução dos dias de evento, que aconteceu de terça a quinta-feira (16 a 18 de agosto).

Foram organizadas, ao todo, seis mesas de discussão sobre variados assuntos relacionados a temas da atualidade e do jornalismo, como a cobertura do processo de impeachment pela grande imprensa, democratização da comunicação, jornalismo de dados, jornalismo de listas e o debate “É Golpe ou não é Golpe?”.

Dentre os convidados que participaram do evento, figuram grandes profissionais tanto da imprensa escrita, quanto do jornalismo televisivo, de rádio, da política nacional, além de professores e pesquisadores da área de Comunicação: Carla Gimenez (El País), Carlos Alberto Sardenberg (CBN), Daniel Bramatti (Estadão Dados), Gilberto Maringoni (UFABC), Renata Mielli (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), Sergio Amadeu (UFABC), Andréa Martinelli (Hunfington Post), Érica Vieira (Catraca Livre), Pedro Zambarda de Araújo (Diário do Centro do Mundo), João Gabriel de Lima (Revista Época), entre outros.

 

Homenagem ao jornalista Marcos Faerman

O ponto alto da Semana de Jornalismo 2016 aconteceu na quarta-feira, dia 17 de agosto. Isso porque a data marcou o lançamento do portal em homenagem ao jornalista e professor Marcos Faerman e que pode ser acessado aqui.

biografia_description_T2

Marcos Faerman no Jornal da Tarde, em 1968.

Marcos Faerman começou a escrever aos 17 anos para o jornal Última Hora, em Porto Alegre. Em 1968, mudou-se para São Paulo e passou a produzir para o Jornal da Tarde. Reconhecido por seus trabalhos com jornalismo literário e contra a ditadura militar, Faerman contribuiu muito com a imprensa alternativa, principalmente através do jornal Versus. Em 1999, Marcos começou a lecionar na Faculdade Cásper Líbero, onde fundou o laboratório de jornalismo Esquinas de S.P., atual Revista Esquinas. Até hoje, a sala em que a publicação é elaborada leva o nome do jornalista.

Para falar sobre a carreira e trajetória do “Marcão”, estiveram presentes no evento amigos e colegas do jornalista, pessoas que o admiram, com quem tiveram a oportunidade de trabalhar juntos, como Audálio Dantas, Terezinha Tagé, Claudiney Ferreira, Raquel Moreno, Álvaro Bianchi, Sérgio Gomes e Neusa Maria Pereira – esta última formada em jornalismo pela Cásper Líbero.

Confira, na íntegra, como foi a homenagem.

 

Confira, abaixo, algumas fotos do evento.