O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) oferece aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conteúdos apreendidos ao longo dos quatro anos de graduação. É o momento em que estudantes se dedicam a um projeto de longa duração, experimentando técnicas, formatos e ampliando as visões de mundo ao entrar em contato direto com a profissão que escolheram seguir.

Em 2016, dois trabalhos de Casperianos do curso de Jornalismo foram premiados em festivais e concursos sobre mobilidade urbana e desastres climáticos. Não importa qual seja o formato do projeto, TCCs têm em si um alto potencial para ir além dos limites institucionais de uma faculdade.

Mobilidade Urbana

Formados em 2012 pela Cásper Líbero, os jornalistas Felipe Elias e Matias Lovro foram os vencedores do festival MobiFilm na categoria Produção Independente – Médias. Eles se inscreveram com o documentário “Direção Incerta – Uma Discussão Sobre Embriaguez no Trânsito”, de 35 minutos, e representaram o projeto de TCC que ambos produziram em pareceria com as também Casperianas Camila Lara e Julieta Mussi.

“Acho que aprendemos a lidar com a responsabilidade de contar, por meio de um documentário, a história das pessoas. Além disso, ainda que minimamente, plantar um debate importante que pudesse gerar mudanças significativas no comportamento dos cidadãos”, explica Felipe.

foto felipe

Felipe e Matias venceram o festival MobiFilm com o documentário “Direção Incerta”.

Ele revela que foi a própria organização do MobiFilm que fez o contato e os convidaram a se inscrever no festival com o filme. “Agora que participamos desse [festival], temos recebido convites para alguns eventos que envolvem o tema, o que é incrível para manter o projeto vivo”.

Matias faz coro a Felipe e destaca a importância de escolher um tema de TCC que seja relevante não apenas pessoal, mas também coletivamente, pensando no bem maior da sociedade. Matias também orienta para que o projeto conquiste outros espaços. “Pesquise e tenha uma meta. Se você escreveu um livro-reportagem, ache uma editora para publicá-lo; se você fez um documentário, inscreva o filme em festivais, divulgue o trabalho. Quase tão importante quanto a realização é a tarefa de fazer com que o trabalho seja visto”.

Confira, abaixo, o documentário completo.

Desastres Climáticos

“Pensamos muito a respeito do tema que trabalharíamos no TCC. Queríamos algo original, pouco abordado e com grande relevância social. E, diante de um cenário climático tão instável, decidimos que tinha que ser algo relacionado aos impactos do clima, disso estávamos certas”. Alessandra Petraglia e Heloisa Aun são alunas do 4º ano de Jornalismo da Cásper Líbero. Elas ainda nem terminaram o TCC, mas o trabalho já rendeu um prêmio no concurso Climate Journalism com uma reportagem sobre a importância da desnaturalização dos desastres ambientais no Brasil.

O elo entre iniquidade social e impactos ambientais é o foco do livro-reportagem produzido pelas Casperianas. “É preciso entender que a natureza não é a única responsável pela ocorrência de deslizamentos, enchentes, secas, terremotos. A interferência humana está diretamente relacionada a isso, por meio de diversos fatores, entre eles a ocupação desordenada de áreas sujeitas a riscos, uso irregular do solo, poluição. É interessante ressaltar também que, no geral, são os grupos vulneráveis os que sofrem as consequências dos desastres com maior profundidade”, afirma Heloísa.

Outra perspectiva abordada no livro, que trata da redução de riscos ambientais e reúne histórias de pessoas impactadas por desastres no Estado de São Paulo, é a atitude da população em geral diante de acontecimentos de grandes proporções, que afetam centenas de outras pessoas.

“Quando tratamos os desastres como naturais, nos abstemos da nossa responsabilidade em relação ao acontecimento. Tratamos isso como uma novidade, sendo que na maioria das vezes não é. Chuvas, deslizamentos e muitos outros eventos são previstos no panorama climático, mas faltam investimentos e políticas públicas para minimizar os impactos. Fechar os olhos para a ocorrência desses eventos é o que caracteriza um desastre”, completa Alessandra.

Alessandra-e-Heloisa_TCC_premiados

Alessandra e Heloísa, premiadas no concurso Climate Journalism com uma reportagem sobre desastres ambientais no Brasil.