“Propaganda é entretenimento”, não é possível imaginar maneira melhor de se expressar em relação a essas duas áreas da comunicação que estão cada vez mais híbridas, esse é o motivo pelo qual a frase foi utilizada por mais de um dos profissionais da área de publicidade na noite dessa última quinta-feira (27) à noite durante o encerramento do fórum de comunicação integrada promovido pela Coordenadoria de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero. O debate foi composto pelos experientes profissionais da área: Daniel Jotta, Adriano Mattos e Jairo Anderson, além do ex-aluno da faculdade o humorista Marcelo Bechert.

Nada melhor para explorar o tema do que uma demonstração, assim ocorreu com a humorada apresentação de Célo Bechert, o humorista que deixou a gerência de uma multinacional para mergulhar profundamente no mundo do entretenimento, vencedor do concurso de stand-up comedy pela Folha de S. Paulo e formado em publicidade, transmitiu aos alunos e convidados através de sua apresentação como a sua formação influenciou na sua escolha pelo humor, e mais do que isso, como ela possibilitou a realização de seu sonho.

Em seguida foi a vez do publicitário Daniel Jotta, graduado em comunicação pela faculdade Anhembi Morumbi, pós-graduado em marketing pela Escola Superior de Marketing e Propaganda de Madrid, representando a agência DPZ, explorar o assunto com os presentes na evento, foi muito claro ao afirmar que a publicidade deve utilizar o entretenimento como instrumento facilitando assim a conexão que se deseja criar com o público. E ainda foi abordada a inserção dos novos suportes de comunicação e o novo cenário criado por eles, encerrando sua fala com uma reflexão para os futuros publicitários: “Como estão se preparando para esse novo momento?”.

Quem seguiu contribuindo com a discussão foi Adriano Mattos, o profissional tem um currículo excepcional, contando inclusive com alguns leões recebidos em Cannes durante seus 18 anos na área. Não teve dificuldades de convencer os alunos de que todas as áreas da comunicação estão interligadas, e assim a obrigação que a publicidade assume de se posicionar nesse meio, concorrendo com a possibilidade que se dá ao consumidor hoje de escolher o que vê, sendo assim o concorrente agora é outro: todos os outros comunicadores. E para ilustrar sua fala mostrou uma série de belíssimos comerciais produzidos por ele e sua agência, a Grey.

Por fim o representante da VML, Jairo Anderson, ex- aluno da Faculdade Cásper Líbero com especialização nos Estados Unidos comparou a publicidade com um pedinte, pela necessidade de atenção para conseguir abordar e convencer os outros. Também mostrou aos alunos que a solução para a publicidade seria “pegar carona” no entretenimento, e principalmente, devem “ser o conteúdo”.

Encerradas as apresentações individuais, abriu-se espaço para uma rodada de perguntas do público, e todos pareciam angustiados com a questão do avanço tecnológico em uma velocidade que não se consegue acompanhar. A mesa pareceu ter outro sentimento em relação a essa questão, um sentimento de otimismo e oportunidade, acreditando que essa onda de novas tecnologias deve ser muito bem aproveitada pelos criadores.

O mais relevante desse tipo de evento é que não podemos fingir que não vemos o que está bem diante de não, a área da comunicação não é algo que pode se dissociar, é claro que cada um dos diferentes veículos e profissionais tem sua função e maneira de abordagem, entretanto o público é um só, e as necessidades são as mesmas.