Jhonathan Rodrigues e seu grupo durante apresentação.

Realizado no Teatro Cásper Líbero entre 11 e 14 de novembro, o Projeto Criar é uma proposta interdisciplinar que abrange os cursos de Publicidade e Propaganda e Rádio e TV. O objetivo é proporcionar aos alunos de PP a oportunidade de trabalhar com o desenvolvimento de produtos, entender o funcionamento e atuar no ambiente de uma agência de publicidade. Já os alunos de RTV têm a oportunidade de produzir comerciais para a TV e Rádio, exercitando todas as etapas da produção em áudio e vídeo.

Assim como os demais, o aluno Jhonathan Rodrigues, do 2º ano de Publicidade e Propaganda, passou pelas duas etapas de simulação do mundo corporativo publicitário: cliente e agência. Os estudantes foram divididos em grupos e atuaram como agência produto e agência campanha. Rodrigues representou sua agência experimental na faculdade, a Falcão Comunicação. Cada grupo se apresentava e, em seguida, era avaliado por uma banca.

Para o casperiano, “É importante para ver os dois lados do mercado. O projeto permitiu que tivéssemos uma experiência real de como é trabalhar em empresa e em uma agência publicitária. Tivemos que fazer tudo acontecer dentro do prazo e dar o máximo de nós para agradar o cliente.”.

Apesar de ter dado tudo certo, até chegar ao tão merecido resultado final a agência Falcão passou por algumas dificuldades: “Todo grupo tem suas dificuldades, mas sem dúvidas a maior foram os prazos; e precisávamos fazer tudo acontecer. Tivemos milhares de discussões internas, pois realmente queríamos entregar um trabalho com caráter profissional, e tudo isso foi recompensado com a banca dizendo que nosso trabalho estava melhor do que alguns de quarto ano.”.

Jhonathan ainda ressaltou a importância da interdisciplinaridade do projeto: “A integração entre os grupos, sem dúvidas, é essencial. Nós tivemos a chance de descobrir como funcionam os prazos de RTV, além de saber por quais dificuldades e necessidades que eles passam. Não é fácil fazer um comercial acontecer. Nós tivemos a chance de ver isso de perto, imergir no universo deles e entender como é ser uma produtora no mundo publicitário.”.

O aluno Luís Guilherme Chagas, do 2º ano de Rádio e TV, participou, junto com o seu grupo, da produtora Évora e considerou o projeto muito importante para a formação dos estudantes: “Nos deu a oportunidade de treinar o funcionamento, mesmo que de forma simplificada e acadêmica, do mercado publicitário.”.

A produtora Évora participou de todas as etapas da produção dos vídeos e spots das marcas dos clientes e, para que isso fosse feito, eles tiveram a ajuda das agências formadas por alunos de Publicidade e Propaganda: “Procurávamos ajudar uns aos outros, sempre com respeito e ciente das limitações de cada um. Esse trabalho entre cursos procura simular o mercado, além de unir turmas da faculdade que até então nem se conheciam, ou seja, fazemos novos contatos e trocamos experiências”, completa Luís Guilherme.