No primeiro semestre deste ano, dois alunos do 3º ano de Publicidade e Propaganda tiveram a oportunidade de lançar livros! Lucas Menezes publicou o “Versos e Versões” e Luiza Bortolatto, o “SP e seus planos”. Coincidentemente os casperianos são poetas e escreveram livros que buscam refletir a alma sensível e, ao mesmo tempo, reflexiva por meio de seus versos.

Lucas Menezes no lançamento do seu livro “Versos e Versões”

É interessante observar como esse projeto pessoal ajudou os estudantes a crescerem profissionalmente na área. Lucas, por exemplo, descobriu este segmento dentro da Publicidade e quer continuar seguindo com a escrita.

“Como eu estudo Comunicação Social, o livro agregou muito no meu currículo. Ele serviu até para segmentar meu foco profissional, a partir de agora quero trabalhar com Redação Publicitária. ”

Luiza destacou as reações positivas que obteve ao entregar o seu próprio livro para alguns profissionais da área.

“Levei meu livro para profissionais da área de redação e expliquei o que era. O interesse foi muito grande, por eu estar entregando uma coisa em mãos, não digital ou por e-mail. Não estou vendendo um produto para eles, porque quero mesmo é um retorno, saber o que gostaram, não gostaram e ter a opinião de gente que está há mais tempo na área. ”

Luiza Bortolatto no lançamento do seu livro “SP e seus planos”

Primeiros passos para a publicação

E para quem pensa em lançar um livro, os jovens autores compartilham algumas dicas que aprenderam com esse processo! A primeira, comum para os dois, é se empenhar e apostar nos seus sonhos, pesquisar o tema, editoras e não desistir, como Lucas disse: “junte seus textos, suas prosas e versos e mande para todas as editoras possíveis.”

Já Luiza deu uma dica muito importante sobre pesquisar possíveis leitores: “na verdade, é só juntar um dinheiro e buscar saber potenciais clientes, sabe? Por exemplo: ‘se eu fizesse um livro, você compraria? Seria X reais’. Então, fazer uma pesquisa mesmo, boca a boca, com as pessoas que acompanham as coisas que você faz”.