INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Alunos de Publicidade e Propaganda montando as maquetes dos seus projetos.

Casperianos e casperianas do 2º ano de Publicidade e Propaganda aplicam, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo. Essa é a proposta do “MixPP”, projeto que aborda conceitos das disciplinas “Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos”, “Marketing I” e “Design Gráfico”. O trabalho consiste na elaboração de um produto, passando por todas as etapas, desde a pesquisa exploratória de público-alvo até a realização de uma maquete da loja em que o produto seria vendido.

Como funciona o MixPP?

No 1º semestre, as agências realizam uma pesquisa exploratória sobre o público-alvo e elaboram um relatório que traça o “perfil do consumidor”. Com o relatório em mãos, eles já podem começar a pensar em produtos que atendam às necessidades do seu público.

A professora Cristiane Zovin, responsável pela disciplina “Análise de Dados Quantitativos”, explica que a sua matéria auxilia os alunos na arquitetura de dados, já que oferece informações importantes que serão utilizadas para estabelecer, por exemplo, o comportamento de consumo do target e, assim, as agências poderão oferecer um produto que se encaixe com o público analisado.

“Talvez o primeiro desafio seja tentar estabelecer contato com o público-alvo e, desta forma, gerar o questionário respondido. Atualmente, principalmente em grandes cidades como a nossa (São Paulo), as pessoas não têm “tempo” e se há alguns anos não respondiam pesquisas, hoje em dia é muito mais complexo”. – Profa. Cristiane Zovin, sobre a sua disciplina, “Análise de Dados Quantitativos”, integrante do projeto “MixPP”.

Para Janaíra França, professora da disciplina “Marketing I”, a matéria oferece aos alunos fundamentação, além de estimular as agências a pensarem em soluções para o seu produto, que ainda não estão disponíveis no mercado.

“A disciplina de marketing dá a fundamentação necessária para que eles desenvolvam uma análise macro e micro ambiental e desenhem estratégias para o Mix de Marketing, os famosos 4P´s, considerando as características e os hábitos de consumo dos públicos estudados na disciplina anterior, a de Pesquisa” – Profa. Janaíra França, sobre a sua disciplina, “Marketing I”, integrante do projeto “MixPP”.

Ela também ressalta a importância da disciplina de “Design Gráfico”, ministrada pelos professores Eduardo Manente e Fábio de Paula, como uma disciplina apoiadora em todas as etapas, desde a construção do conceito do produto até a maquete e o book final que reúne todo o histórico do projeto. Eduardo e Fábio endossam a relevância da matéria. 

“A disciplina de “Design Gráfico” contribui no projeto interdisciplinar com a criação da marca e da embalagem desenvolvidas para o produto, bem como com a confecção do book final e da maquete do PDV. Além disso, o aluno compreende a relação do design com a estratégia de marketing.” – Prof. Eduardo Manente e Prof. Fábio de Paula, sobre a disciplina, “Design Gráfico”, integrante do projeto “MixPP”.

Já no 2º semestre, os alunos produzem, testam e ajustam um protótipo do produto e apresentam o conceito da marca. Então, as agências realizam a maquete digital e a maquete física da loja, ou seja, devem estruturar o ponto de venda do novo produto, levando em consideração um estudo sobre o local mais adequado, além de respeitar as demandas legais relacionadas à segurança e acessibilidade. No final do processo, o produto final e a maquete são expostas na Faculdade Cásper Líbero.

Confira algumas fotos das maquetes desenvolvidas pelos alunos:

A importância do projeto

Os professores são unânimes quanto a importância do projeto: ele faz correspondência com o mercado de trabalho, já que as áreas de propaganda, publicidade e marketing estão cada vez mais integradas, além de oferecer aos casperianos e casperianas um crescimento no âmbito individual e um sentimento de engajamento, afinal, as agências experimentais atuam durante quatro bimestres para a elaboração e apresentação do produto final.

A professora Janaíra reforça o caráter empreendedor do projeto, uma vez que permite aos futuros publicitários e publicitárias desenvolver uma visão mais crítica e estratégica. As agências pesquisam, planejam e executam uma ideia que pode receber investimentos externos para se tornar real.

Agência Dandelion, do projeto “MixPP”

Para o casperiano Guilherme Pena, da agência Dandelion, o projeto “MixPP” ofereceu um entendimento maior sobre a área de Publicidade e Propaganda:

“O “MixPP” me ajudou a compreender a extensão da área de Publicidade e principalmente desenvolver um produto desde o princípio, da ideia até a loja em que vai ser vendido. Está sendo uma experiência bem boa, em minha opinião”. – Guilherme Pena, da agência  Dandelion, sobre os aprendizados adquiridos com o “MixPP”.

Além de Guilherme, a Dandelion é composta por Natalia Temer, Lucas Souza, Thaís Rezende, Fiorella Garai, Giovanna Solís, Giovana Ardito e Sérgio Henrique. 

Agência SYN Comunica, do projeto “MixPP”

Carla Cristina, também do 2º ano, e seu grupo, Amanda Pereira, Gustavo Ruiz, Julia Medeiros, Lucas Romano, Mayara Oliveira, Paola Balarim e Pedro Piai acreditam que o projeto “MixPP” é um desafio, afinal, tem um caráter interdisciplinar e aborda competências exigidas no mercado de publicidade, além de desenvolver uma visão sistêmica e crítica de um planejamento de projetos.

“O “MixPP” foi uma certa surpresa. As turmas de 2º ano para 2017 esperavam desenvolver o Projeto Criar, como vistas as apresentações em 2016. No início do ano, nos vimos diante de um projeto completamente novo e reestruturado”. – Carla Cristina, da SYN Comunica, sobre os aprendizados adquiridos com o “MixPP”.

Carla ressalta ainda a importância das disciplinas de “Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos”, “Marketing I” e “Design Gráfico”: “se mostraram um trio de disciplinas inseparáveis e com funções para além da criação de campanhas publicitárias, ou seja, lidamos diretamente com o outro lado da publicidade que não uma peça (publicitária).”.