Projetos Experimentais de Rádio, TV e Internet

Confira todas as informações sobre o TCC do curso de Rádio, TV e Internet. Para baixar o PDF com o regulamento completo, clique aqui.

Data Etapa Documentos Necessários Observações
Ficha de inscrição de TCC
Ficha de inscrição de TCC
1. Formulário de marcação de Banca 2. Carta de recepção ao convidado  3.Termo de Publicação  4.Termo de Autorização  5.Autorização de reprodução
1. Ata de defesa 2. Orientações para a banca

Os Projetos Experimentais do curso de Rádio, TV e Internet são desenvolvidos pelos alunos do 4º ano, com o objetivo de sintetizar o processo de aprendizagem no curso, realizando um trabalho que demonstre seu amadurecimento profissional e possa servir de portfólio em uma nova etapa de sua carreira, depois de graduados.

Tendo em foco as diferentes funções que o graduado poderá exercer no mercado profissional, estes projetos oferecem ao aluno a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos e técnicos em áreas específicas, levando em conta suas habilidades individuais. Dentro dos diferentes gêneros que podem ser desenvolvidos, há espaço para que os alunos exercitem as funções de roteiristas, produtores, diretores de imagem e/ou som, locutores, apresentadores, diretores e editores, coordenadores de distribuição e vendas, além da atividade de pesquisa, para aqueles que escolherem o formato monográfico. É permitida a formação de grupos mistos com alunos do 4º ano de jornalismo.

O Projeto Experimental é também um espaço voltado para a criação e desenvolvimento de novos formatos para a indústria audiovisual, e para o aprimoramento dos formatos existentes, do ponto de vista técnico, de conteúdo e de linguagem.

Em todos os trabalhos, espera-se um rigor quanto à pesquisa, para que os produtos finais tenham profundidade de conteúdo e acabamento técnico adequado ao mercado profissional.
Os alunos poderão escolher o formato para desenvolver seus projetos, a partir das opções abaixo:

Pesquisa em padrão acadêmico escrito sobre tema diretamente relacionado às mídias audiovisuais: rádio, televisão, cinema, Internet e novas mídias surgidas da inovação tecnológica. Nessa categoria também são incluídos projetos de pesquisa de instalação de vídeo e/ou áudio, experiências e performances tecnológicas. As monografias devem seguir rigorosamente as normas acadêmicas de formatação e cultas de linguagem. Apesar de não ser exigida a originalidade de um trabalho de pós-graduação espera-se do aluno uma profundidade condizente com sua formação. Em virtude da natureza do curso, os projetos de monografia serão aceitos em caráter excepcional mediante justificativa prévia do orientador, supervisor e coordenador do curso. A justificativa deve ser feita no campo 4 da ficha de inscrição de projeto experimental.

  • Número de participantes: as monografias são rigorosamente individuais.

Desenvolvimento de roteiro de ficção ou documentário para cinema, TV ou outras mídias. O gênero do roteiro é de livre escolha dos alunos. No caso de propostas de roteiros de ficção seriada, os alunos deverão desenvolver o texto de um ou dois episódios, além dos argumentos detalhados de uma temporada completa. No caso de documentário, o roteiro deve conter pesquisa detalhada do tema, proposta de linguagem e um pré-roteiro com formato definido em conjunto com o orientador.

  • Número de participantes: 1 ou 2 alunos.

Criação, roteirização, produção, gravação e finalização de um programa em linguagem televisiva ou cinematográfica para TV ou outras mídias audiovisuais, com duração de 20 a 25 minutos, nos seguintes gêneros e seus híbridos: documentário, educativo, musical, variedades, infanto-juvenil, reality show ou dramaturgia. O produto também poderá ser desenvolvido em outros gêneros e formatos com durações diferentes, a serem propostos pelos alunos, e sujeitos à aprovação do orientador.

  • Número de participantes: mínimo de 4 alunos, máximo de 8 alunos. A complexidade do projeto será levada em conta em relação ao número de integrantes.

Criação, roteirização, produção, gravação e finalização de um programa para rádio ou mídia digital com duração de 20 a 30 minutos, nos seguintes gêneros e seus híbridos: paisagem sonora, documentário, educativo, musical, esportivo, variedades ou dramaturgia. O programa também poderá ser desenvolvido em novos formatos e duração, a serem propostos pelos alunos, e sujeitos à aprovação do orientador.

  • Número de participantes: mínimo de 1 aluno, máximo de 3 alunos. A complexidade do projeto será levada em conta em relação ao número de integrantes.

Projetos de criação estáticos ou em movimento em ambiente de rede: portais de conteúdo, sites, canais de vídeo, emissora web radio, ambientes virtuais, redes sociais, games, etc.

Abre-se aqui a possibilidade de explorar as convergências de conteúdo e criação em mídias digitais e rede. Não são excluídas as pesquisas em ambientes mobile e ubíquos. Exige-se, neste caso, uma análise aprofundada dos meios e técnicas propostos pelo grupo bem como a proficiência nas tecnologias a serem utilizadas. O dimensionamento destes projetos cabe a um professor orientador com conhecimento técnico adequado ao assunto. Serão aceitos apenas projetos com validação prévia dos orientadores.

  • Número de participantes: mínimo 2, máximo 6, dimensionados de acordo com a complexidade do projeto e mediante aprovação prévia do orientador

Projetos de criação audiovisuais de cunho artístico/experimental: vídeo-arte, cinema experimental, rádio arte, instalações, artemídia, etc.

O foco destes projetos é a linguagem estética e a pesquisa artística. Abre-se aqui a possibilidade para projetos que não necessitam do aparato de produções audiovisuais comerciais, seja por prescindir de formatações tradicionais de equipes técnicas, seja por focarem em processos de pós-produção e exploração das técnicas e poéticas das novas mídias. Aqui será exigido todo o rigor na pesquisa de linguagem: os projetos deverão ser acompanhados de um memorial descritivo focado nas técnicas e poéticas utilizadas, bem como uma discussão aprofundada do contexto histórico/artístico onde o projeto se encaixa. Serão aceitos apenas projetos com validação prévia dos orientadores.

  • Número de participantes: mínimo 2, máximo 4.

 

Em todos os casos, contemplam-se tanto os projetos que desejem trabalhar os gêneros discriminados de modo isolado, quando aqueles pensados trasmidiaticamente, nos quais dois ou mais dos formatos descritos são acionados para a criação de conteúdos independentes e complementares. Neste último caso, os alunos devem buscar atender às especificidades de cada formato necessário ao seu produto transmídia, mas têm a liberdade de, com anuência do orientador, fazer as adaptações e proposições pertinentes  à especificidade do seu TCC.

As inscrições para o TCC são feitas no ano anterior à sua execução. Os alunos devem orientar-se pelo cronograma publicado anualmente pela coordenadoria de projetos experimentais. Os pré-projetos devem ser encaminhados à coordenadoria de RTVI na data estipulada, no calendário, acompanhados da Ficha de Inscrição. Na ficha os alunos devem sugerir o nome de 3 (três) orientadores por ordem de preferência. O coordenador de projetos experimentais fará o possível para atribuir o orientador escolhido pelos alunos, caso não seja possível outro orientador será atribuído ao TCC.

Além da  Ficha de Inscrição os pré-projetos devem conter:

Tamanho mínimo de 10 páginas e máximo de 15 contendo:

  • Titulo do projeto
  • Nome do(a) aluno(a)
  • Introduçaõ e delimitação do tema
  • Objetivos (geral e específicos) e justificativa
  • Procedimentos metodológicos
  • Cronograma de desenvolvimento
  • Referências bibliográficas específicas
  • Bibliografia básica

Tamanho mínimo de 6 páginas e máximo de 10 páginas contendo:

  • Título do projeto
  • Nome do(s) aluno(s)
  • Introdução e proposta dramática
  • Objetivos (geral e específicos) e justificativa
  • Descrição das intenções do projeto do ponto de vista estético
  • Intenção de público-alvo
  • Argumento
  • Descrição dos personagens (em ficção)
  • Delimitação de temas, no caso de documentário
  • Referências audiovisuais: descrição breve de 3 programas ou filmes, destacando pontos de interesse para o projeto
  • Referências bibliográficas

Tamanho mínimo de 6 páginas e máximo de 10 páginas contendo:

  • Título do projeto
  • Nome dos(as) alunos(as)
  • Introdução e delimitação do tema
  • Objetivos (geral e específicos) e justificativa
  • Proposta de formato
  • Descrição das intenções do projeto, do ponto de vista da(s) mídia(s) escolhida(s)
  • Descrição das intenções do projeto, do ponto de vista do público-alvo
  • Levantamento tecnológico (ferramentas e aplicativos)
  • Referências de mídia: descrição breve de três sites/mídias/portais destacando pontos de confluência com o projeto proposto.
  • Referências bibliográficas

Tamanho mínimo de 6 páginas e máximo de 10 páginas contendo:

  • Título do projeto
  • Nome dos alunos
  • Introdução e delimitação do tema
  • Objetivos (geral e específicos) e justificativa
  • Proposta de formato
  • Análise da linguagem proposta
  • Descrição das intenções do projeto do ponto de vista estético
  • Proposta de divulgação: meios e estratégias
  • Referências audiovisuais: descrição breve de 3 obras, destacando sua relevância estética para o projeto
  • Referências bibliográficas

Tamanho mínimo de 6 páginas e máximo de 10 páginas contendo:

  • Título do projeto
  • Nome do(s) aluno(s)
  • Introdução e delimitação do tema
  • Objetivos (geral e específicos) e justificativa
  • Proposta de formato
  • Descrição das intenções do projeto, do ponto de vista da linguagem
  • Descrição das intenções do projeto, do ponto de vista do público-alvo
  • Sinopse de 3 a 5 linhas
  • Referências audiovisuais: descrição breve de 3 programas de rádio e/ou vídeo, destacando pontos de interesse para o projeto
  • Referências bibliográficas

Cada projeto terá um máximo de 8 (oito) diárias de gravação. Dentro desse limite, a quantidade de diárias será definida pela Coordenação de projetos experimentais junto ao orientador de cada grupo, conforme a complexidade do projeto.

Os projetos também terão uma cota máxima de horas de edição, igualmente definida pela Coordenação de projetos experimentais junto ao orientador de cada grupo, conforme a complexidade do projeto.

Só serão autorizados a digitalizar o material para edição os grupos que apresentarem a decupagem completa.

É responsabilidade dos alunos o agendamento dos recursos técnicos para realização dos projetos, dentro dos prazos definidos neste edital.

Sobre a Qualificação

Na etapa de qualificação, cada projeto será avaliado por um professor que não tenha ligação direta com o TCC analisado. Esse professor irá redigir um parecer sobre o trabalho, conforme o formulário de qualificação.

Os pareceres devem levar em conta dois parâmetros:

a) se o projeto apresenta todo o material solicitado no edital;

b) se o material apresenta qualidade suficiente para esta etapa de desenvolvimento, levando em conta a pesquisa realizada, a coerência e a originalidade da proposta, e a adequação de seu desenvolvimento.

A partir do parecer os projetos serão aprovados ou não aprovados. Os trabalhos reprovados deverão fazer as alterações pedidas pelo avaliador, durante o período de julho, e reapresentar a qualificação em segunda instância na data estipulada no edital, que normalmente ocorre na primeira semana de agosto. Esta nova qualificação será avaliada por uma comissão de 3 (três) professores, composta pelo qualificador original, o coordenador de TCC e o coordenador do curso. Se as alterações forem consideradas novamente insuficientes, os trabalhos serão interrompidos, implicando em dependência na disciplina.

 

Pede-se especial atenção ao cumprimento das datas de entrega das qualificações. A avaliação do qualificador é enviada à coordenadoria de projetos experimentais via email, esta redirecionará uma cópia da qualificação ao orientador do trabalho.

É obrigação do orientador transmitir os pareceres do qualificador a seus orientados antes do final do primeiro semestre.

Entregar uma via digital e uma via física do projeto, contendo título do trabalho, nome do(s) aluno(s) e do orientador, e o seguinte conteúdo:

  • Projeto original revisado
  • Texto (amostra) desenvolvido(a) de aproximadamente 30.000 caracteres
  • Descrição da bibliografia utilizada, destacando os principais pontos de cada obra utilizada como referência.

Entregar uma via digital e uma via física do projeto, contendo título do trabalho, nome do(s) aluno(s) e do orientador, e o seguinte conteúdo:

  • Projeto original revisado
  • Descrição do tema
  • Escaleta completa com mínimo de 05 e máximo de 20 páginas
  • Descrição dos personagens
  • Roteiro formatado com um mínimo de 20 e máximo de 40 páginas.

No caso de documentário, apresentar:

  • Argumento desenvolvido – (05 a 15 páginas)
  • Descrição dos temas revisada
  • Pesquisa detalhada – (20 a 45 páginas).

Entregar uma via digital e uma via física do projeto, contendo título do trabalho, nome dos alunos e do orientador, e o seguinte conteúdo:

  • Introdução
  • Objetivos
  • Justificativa
  • Referencial teórico, incluindo análise de mídias similares
  • Levantamento tecnológico
  • Mapa e arquitetura da informação
  • Justificativa Comercial
  • Proposta Comercial e público alvo
  • Boneco completo ou pré-design de acordo com o andamento do projeto
  • Cronograma de realização geral, de acordo com o andamento do projeto

Entregar uma via digital e uma via física do projeto, contendo título do trabalho, nome dos alunos e do orientador, e o seguinte conteúdo:

  • Introdução
  • Objetivos
  • Justificativa
  • Referencial teórico
  • Incluindo literatura e influências audiovisuais
  • Proposta Comercial
  • Justificativa Comercial
  • Público-Alvo
  • Roteiro completo ou pré-edição de acordo com o andamento do projeto
  • Cronograma de realização geral, de acordo com o andamento do projeto

Entregar uma via digital e uma via física do projeto, contendo título do trabalho, nome dos alunos e do orientador, e o seguinte conteúdo:

  • Introdução
  • Objetivos
  • Justificativa
  • Referencial teórico incluindo literatura e influências audiovisuais
  • Proposta Comercial incluindo justificativa e público alvo
  • Primeiro tratamento do roteiro
  • Pré-edição de acordo com o andamento do projeto
  • Cronograma de realização geral, de acordo com o andamento do projeto
  • Relatório das gravações já feitas e cronograma das gravações futuras

Os trabalhos devem ser impressos em 3 cópias, distribuídas da seguinte forma:

  • 1 Cópia para o orientador – deve ser entregue diretamente à ele pelos alunos.
  • 1 Cópia para o convidado externo – deve ser entregue diretamente à este. A responsabilidade desta entrega é dos alunos.
  • 1 Cópia para o convidado interno – deve ser entregue, assinada pelo orientador, na coordenadoria de RTVI. A responsabilidade desta entrega é da coordenadoria.
  • 1 Cópia em CD-R ou DVD-R não regravável para a biblioteca. O disco deve conter todo o material relacionado ao TCC – vídeo, áudio, memorial descritivo, roteiro, autorização para reprodução etc. As autorizações para reprodução e publicação dos trabalhos devem estar assinadas, escaneadas, salvas em arquivo e gravadas na mesma mídia que contém o projeto.

A revisão ortográfica e gramatical do projeto final é de responsabilidade dos alunos, e será levada em conta pela banca.

Quando houver um produto de vídeo ou áudio, o material pode ser disponibilizado aos avaliadores via DVD, pendrive, link para drive ou canal no YouTube (fornecido no texto escrito).

As cópias da Coordenadoria devem ser entregues em envelope fechado. Na parte externa do envelope devem constar as seguintes informações: título do trabalho, gênero, nome dos autores, turma e nome do professor orientador.

Todas as cópias devem conter na capa ou na primeira folha as seguintes informações:

  • Título do trabalho,
  • Nome dos alunos e respectivas turmas,
  • Nome do orientador,
  • Nome do curso e da faculdade.

Seguido de:

  • Texto finalizado no formato ABNT, norma culta, e com no mínimo 90.000 caracteres
  • Formato científico de texto, ou uma variação deste:
            1. Resumo
            2. Introdução
            3. Objetivos
            4. Justificativa
            5. Métodos
            6. Desenvolvimento com eventual análise e discussão de dados
            7. Conclusão
            8. Bibliografia

Todas as cópias devem conter na capa ou na primeira folha as seguintes informações:

  • Título do trabalho,
  • Nome dos alunos e respectivas turmas,
  • Nome do orientador,
  • Nome do curso e da faculdade.

Seguido de:

  • Roteiro revisado e formatado (60 a 100 páginas)
  • Material de apresentação com as seguintes informações:
      1. Introdução e proposta dramática
      2. Objetivos (geral e específicos) e justificativa
      3. Sinopse (15 a 30 linhas)
      4. Lista de personagens
      5. Intenção de veiculação e público alvo (20 a 40 linhas)
      6. Descrição do processo de criação e realização (memorial descritivo), de 10 a 20 páginas
      7. Bibliografia

Todas as cópias devem conter na capa ou na primeira folha as seguintes informações:

  • Título do trabalho
  • Nome dos alunos e respectivas turmas
  • Nome do orientador
  • Nome do curso e da faculdade

As informações acima devem constar das duas capas: do trabalho impresso e da cópia em CD ou DVD. Essas informações também devem constar dos créditos dos trabalhos em vídeo. Os créditos finais devem seguir o padrão publicado pela coordenação de projetos experimentais.

O texto impresso deve conter:

  • Programa finalizado
  • Introdução
  • Objetivos(geral e específicos) e justificativa
  • Referencial teórico
  • Literatura e influências audiovisuais
  • Descrição do(s) produto(s) de áudio e/ou vídeo
  • Descrição do processo de criação e realização (memorial descritivo)
  • Descrição da estética/linguagem
  • Sinopse do programa (no caso de programa seriado, acrescentar sinopses da temporada)
  • Lista de personagens/entrevistados (dependendo do gênero)
  • Roteiro Final
  • Storyboard (opcional)
  • Cronograma e ordens do dia
  • Orçamento ideal do projeto e planilha de gastos durante a realização do TCC
  • Justificativa e projeto comercial
  • Público-Alvo
  • Proposta de veiculação
  • Bibliografia

Todas as cópias devem conter na capa ou na primeira folha as seguintes informações:

  • Título do trabalho
  • Nome dos alunos e respectivas turmas
  • Nome do orientador
  • Nome do curso e da faculdade

Além do Projeto online finalizado o texto impresso deve conter:

  • Introdução
  • Objetivos
  • Justificativa
  • Descrição detalhada do produto
  • Referencial teórico incluindo influências de projetos similares
  • Descrição das tecnologias utilizadas
  • Arquitetura da informação / mapa de navegação
  • Descrição do processo de criação e realização (memorial descritivo)
  • Projeto Comercial contendo justificativa comercial, público alvo e proposta de veiculação
  • Bibliografia

    Todas as cópias devem conter na capa ou na primeira folha as seguintes informações:

  • Título do trabalho
  • Nome dos alunos e respectivas turmas
  • Nome do orientador
  • Nome do curso e da faculdade

Além do Programa finalizado o texto impresso deve conter:

  • Introdução
  • Objetivos
  • Justificativa
  • Referencial teórico incluindo literatura e influências audiovisuais
  • Detalhamento do formato e da proposta artística
  • Materiais e métodos
  • Roteiro Final e/ou descrição detalhada do produto
  • Descrição do processo de criação e realização (memorial descritivo)
  • Proposta de divulgação: meios e estratégias
  • Bibliografia

As defesas de banca costumam acontecer na última semana de novembro e na primeira semana de dezembro. São normalmente atribuídas uma semana para os trabalhos de monografia e roteiros, apresentados nas salas de aula do 3º andar, e outra semana para os trabalhos de Áudio e Vídeo, apresentados nos estúdios de Rádio e no Teatro Cásper Líbero.

A data da banca é estabelecida no ato da entrega do trabalho final de acordo com a planilha de datas disponibilizada pelo centro de eventos. Por favor consultem o calendário do ano.

As bancas de avaliação final devem ser compostas pelo orientador do projeto (exercendo a função de presidente), por um professor da Faculdade e um profissional de reconhecida competência na área do projeto e externo à Faculdade Cásper Líbero. Tanto o professor da casa, quanto o convidado externo, deverão receber, junto com sua cópia do trabalho, a carta convite, contendo os critérios de avaliação para os trabalhos interdisciplinares.

As escolhas deverão seguir os seguintes critérios:

  • Como convidado interno deve-se convidar o professor responsável pelo exame de qualificação. Na impossibilidade de agenda, sugere-se um nome em acordo com o orientador.
  • A indicação do profissional externo será feita pelo(s) aluno(s), sujeita à aprovação do supervisor de projetos experimentais e da Coordenadoria de Rádio, TV e Internet, visando à capacidade e à imparcialidade na avaliação. O convite do profissional estará sob responsabilidade dos alunos. O profissional deve ter, como titulação mínima, diploma de graduação em qualquer área. Não precisa ser acadêmico ou pesquisador.
  • No caso de monografias, o professor externo deverá ter titulação mínima de mestre e estar ligado à pesquisa acadêmica e/ou lecionando em instituição superior de ensino devidamente reconhecida.

É de responsabilidade dos alunos também a entrega da cópia do trabalho ao profissional convidado, lembrando-se que:

  • Todos os participantes da banca devem receber uma cópia física do trabalho, não sendo permitida apenas a entrega por meios eletrônicos (CD, DVD ou email).
  • Todas as cópias entregues devem possuir todos os elementos que constituem o trabalho (CDs, DVDs entre outros). Não será permitida entrega parcial ou condicional.
  • O respeito aos prazos estipulados pela coordenadoria é mandatório, sem exceções.

Os alunos deverão entregar os nomes dos participantes das bancas na data estipulada no calendário, por escrito, com assinatura do orientador. Para os profissionais externos, devem ser entregues também as informações para contato, conforme formulário.

Durante as bancas, cada convidado receberá uma ficha com os parâmetros a serem levados em conta na avaliação dos projetos. Ao final da apresentação e dos comentários, a banca se reunirá em sigilo para deliberação da nota. O trabalho será comentado em conjunto pelos convidados e pelo coordenador. Em seguida, cada convidado preencherá sua ficha com a nota do trabalho e sua justificativa.

A banca atribuirá uma nota de 0 a 10. Ela será resultado da média entre as notas do presidente e de cada convidado. Essa nota será divulgada pela banca ao final do rito.

É imprescindível a presença de todos os integrantes do grupo durante a defesa. Na impossibilidade de comparecimento de algum dos integrantes a banca deverá ser remarcada. Os casos de doença seguidos de justificativa por atestado médico, em conformidade com a legislação vigente, serão analisados pela secretaria.

As bancas serão iniciadas com a exibição integral ou parcial (entre 20 e 30 minutos) do produto de áudio ou vídeo. Em seguida, o aluno ou grupo terá 15 minutos para a apresentação oral de seu projeto (no caso de monografia ou roteiro serão 30 minutos para a apresentação oral). Os membros da banca terão 15 minutos cada para fazer seus comentários ao trabalho. Reservam-se ainda de 5 a 15 minutos para perguntas da banca e argumentações finais dos alunos. A deliberação da nota e o encerramento terão duração de 10 minutos. Mesmo nos casos em que a apresentação se prolongue além do tempo previsto inicialmente, a sessão deverá ser encerrada impreterivelmente com 1 hora e 50 minutos de sessão.

Cada integrante da banca atribuirá uma nota de 0 a 10, a nota final será a média aritmética simples das 3 notas, arredondada para o meio ponto mais próximo, de acordo com a norma ABNT NBR 5891.

As decisões da banca são soberanas e inquestionáveis.

Observação: As principais atividades do processo de produção, que estejam presentes na grade do curso, não poderão ser terceirizadas (realizadas por não integrantes do grupo).

Para mais informações pode-se consultar o documento: Orientações para os Mediadores de banca de TCC

A cópia final do TCC para a biblioteca deve ser preparada após a defesa para permitir eventuais correções, alterações e sugestões da banca no volume final.

As exigências de formatos da biblioteca são:

  • Mídia: apenas 1 (um) CD-R ou DVD-R (TUDO deve caber dentro destas mídias)
  • Formatos:
  • Texto em PDF;
  • Vídeos em MP4, compressão h264 na resolução de 1280x720p;
  • Áudio em MP3 ou WAV;

Estas cópias finais devem ser acompanhadas dos seguintes documentos, preenchidos, datados e assinados:

Todo o material deve ser guardado em envelope claramente identificado com nome dos alunos e do projeto. É facultado ao aluno ou grupo o direito de entregar uma nova versão do trabalho incorporando as correções e observações da banca até o último dia letivo.

O supervisor de projetos experimentais é um professor da Faculdade designado para esta função pela Coordenadoria do curso de Rádio, TV e Internet.

Cabe ao supervisor a organização das atividades ligadas aos projetos, e a fiscalização quanto ao cumprimento dos prazos e do regulamento.

O supervisor receberá o material preparado pelos alunos em todas as etapas de desenvolvimento dos projetos (inscrição, qualificação e banca de avaliação final), e organizará o calendário das bancas de avaliação final.

Cabe ao supervisor também a orientação sobre dúvidas que alunos e professores orientadores tenham durante o desenvolvimento dos projetos, em horário para atendimento definido na primeira semana do ano letivo.

A definição dos orientadores de projetos experimentais será realizada no final do 3º ano letivo, conforme indicação dos alunos. Para uma melhor escolha, os alunos devem priorizar a afinidade das áreas de atuação do orientador com o projeto proposto.

Todos os professores do curso de Rádio, TV e Internet, de qualquer ano e qualquer disciplina (incluindo Cultura Geral), podem orientar projetos. Os convites de orientação podem ser feitos pessoalmente ou por e-mail encaminhado à Coordenadoria. Em nenhuma hipótese orientadores externos ao curso serão indicados.

Os TCC mistos entre os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda estão oficializados desde 2015. Neste caso deve-se optar preferencialmente por um professor orientador que lecione em ambos os cursos.

No caso destes TCCs, deve-se tomar cuidado para contemplar as exigências publicadas nos editais de ambas as áreas. As eventuais discrepâncias serão resolvidas entre os coordenadores de TCC de cada área e devidamente informadas aos respectivos grupos.

Os alunos devem estar atentos aos horários disponíveis de cada professor para orientação e devem, portanto, se adequar a esses horários. Em grupos mistos, com alunos do período matutino e noturno, os alunos devem respeitar o horário de orientação determinado pelo professor. Em casos de incompatibilidade, a situação deve ser definida em acordo entre o orientador e o coordenador de projetos.

Após sua escolha, os alunos devem entregar ao supervisor de projetos experimentais seus pedidos de orientação, indicando primeira, segunda e terceira opções para professor orientador.

A atribuição dos projetos para cada orientador será realizada pela Comissão de Projetos Experimentais, buscando atender ao interesse dos alunos, mas respeitando um equilíbrio na divisão dos projetos entre os professores disponíveis. Após essa divisão, serão estabelecidos os horários definitivos de orientação na grade horária do curso, entre os meses de março e abril.

O orientador é responsável pelo bom andamento do trabalho dos alunos bem como pelos cumprimentos dos horários e das datas limite do TCC.

As orientações ocorrerão semanalmente em horários predeterminados. A não assiduidade nas orientações e o descumprimento de datas e entregas de etapa pode desqualificar o(s) aluno(s) do TCC. Esta decisão cabe ao orientador.

As entregas de qualificação e projeto final só ocorrem mediante a assinatura e, portanto, aval do orientador. Caso o trabalho não apresente qualidade suficiente e/ou se estiver incompleto, o orientador pode não autorizar sua apresentação nas etapas de qualificação e entrega final.

A Comissão é responsável pela avaliação dos projetos na etapa da qualificação. Cabe à Comissão a decisão sobre questões não previstas nesse regulamento. A Comissão será formada pelo coordenador do curso de Rádio, TV e Internet, pelo supervisor de projetos experimentais, e pelos professores orientadores.

O supervisor de projetos experimentais poderá convocar a Comissão para reuniões de definição e organização sempre que julgar necessário.