desafio-readerA disciplina de Ética em Relações Públicas, ministrada pela professora Ágatha Camargo Paraventi, propõe aos Casperianos do 3º ano do curso de RP o projeto Desafio de Comunicação e Ética, focado no desenvolvimento de um plano de comunicação para uma organização que tenha (ou esteja) desenvolvendo um programa de ética.

Neste ano, a 4ª edição do projeto tem como cliente a Danone, uma empresa de produtos alimentares com sede em Paris. Fábio Cunha, Diretor de Compliance; Walquíria Fávero, Gerente Jurídica de Compliance e Contencioso; Deise Sobreira, Gerente de Compliance e Beatriz Goulart, de Recursos Humanos, representaram a multinacional em um evento da Faculdade, apresentando os três desafios do Programa de Compliance da Danone:
1) Engajamento de terceiros e distribuidores ao programa;
2) Alcance de atratividade e utilidade do tema Compliance para os funcionários;
3) Incentivo aos canais de Relatos e Denúncias.
Os temas foram sorteados para serem trabalhados entre as turmas.

No encontro, os alunos conduziram uma produtiva reunião de briefing com o cliente, investigando o contexto que será trabalhado, e fazendo perguntas de profundidade, ponto elogiado pelo cliente. A apresentação dos planos propostos acontecerá na semana da Mostra de Comunicação, no dia 7 de novembro.

Apresentação do IV Desafio de Comunicação e Ética, em parceria com a Danone, envolve mais de 30 ações

Como incentivar o uso dos canais de relatos?, Como engajar parceiros e fornecedores para o compliance? e Como tornar o compliance útil e atrativo para funcionários? Esses foram os desafios que Casperianos do 3º ano de Relações Públicas conseguiram relacionar.

“Esse é o momento mais importante para os alunos, a contrapartida que eles esperam é o feedback crítico, honesto, sobre as propostas desenvolvidas. E é o que enfatizamos aos clientes, que contribuam de fato com a formação dos estudantes”, afirma Ágatha Paraventi, professora da disciplina. “O feedback esse ano deixou os alunos cheios de orgulho, pois eles não imaginavam estar assistindo planos de estudantes, mas de profissionais, com expectativa de implementar a grande maioria das ações”, complementa.

As mais de 30 ações propostas envolveram muita criatividade para vencer o estigma do tema no país, com muitas ações de impacto como vídeos, webséries, paródias, kits e produtos surpresa; bem como uma profunda relação com o contexto de negócios e do mercado do cliente, com grupos de discussão, eventos, aplicativos, engajamento de líderes, selos, jogos e estratégias de treinamento que trariam o aspecto de aplicabilidade, gestão e manutenção do tema.

Walquíria Fávero destacou após o evento “Agradecemos imensamente pela excelência nos trabalhos, criatividade nas sugestões das ações e por oferecer um evento tão gratificante! Como Danone é uma honra participar do desafio. Desta turma sairão comunicadores exímios e que certamente contribuirão muito para melhoria do padrão de ética do país!”