INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

sergio-andreucciQuando cheguei à sala da Coordenadoria do Curso de Relações Públicas, no terceiro andar, o professor e atual coordenador do curso de RP, Sergio José Andreucci Júnior, estava sentado em sua mesa digitando algumas palavras em seu computador. Em nossa breve conversa, o docente contou sobre sua vida acadêmica e pessoal, além de deixar claro que, aos 46 anos de idade, o paulistano já atingiu grandes conquistas em ambos universos.

O atual coordenador do curso de RP e professor do terceiro ano do curso na disciplina Assessoria de Comunicação formou-se em Relações Públicas na instituição em 1990 e já cursou três pós-graduações na área de administração além de ter feito o mestrado em Comunicação e Mercado, na própria Cásper. Hoje está trabalhando na tese de doutorado na Pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e participa de um grupo de pesquisa sobre educação e cultura na mesma instituição.

Aos 17 anos Andreucci trabalhava em uma empresa chamada CESP (Companhia Energética de São Paulo), localizada na Avenida Paulista, e pretendia ingressar no curso de administração. Por insistência de um amigo, prestou Relações Públicas na Cásper e escolheu cursá-lo por causa da localidade, do preço e pela possibilidade de conseguir melhores oportunidades na empresa onde trabalhava. O “acidente de percurso”, como ele define esse período, rendeu bons frutos: logo no terceiro ano de faculdade Sergio foi aproveitado pela área de RP da empresa, na qual conseguiu constituir carreira. De estagiário passou por vários níveis hierárquicos até chegar ao cargo de diretor de comunicação, cargo que ocupou até 2001.

Em relação ao ingresso acadêmico, Andreucci ministrou sua primeira aula na Cásper Líbero como assistente do professor Hermes Souto Nobrega, em 1994, na disciplina de Administração de Relações Públicas. O projeto inicial era que ele cobrisse temporariamente algumas aulas do docente, que na época estava se tornando vice diretor e teria que abandonar algumas turmas. Depois de aproximadamente seis meses, Ermes faleceu e Sérgio acabou ficando. “De provisório, já são 21 anos”, afirma.

Quando questionado sobre qual o sentimento sobre a docência, Andreucci explica, com seu jeito calmo, que é uma experiência muito boa. Segundo ele, “Dar aula é muito legal. O mercado da comunicação é jovem, então os meus alunos do terceiro ano de RP já estão estagiando. Dar aula é um aprendizado, não só para o aluno, mas também para o professor. A gente se prepara, se recicla e o próprio aluno é fonte de informação para essa reciclagem.”

Sergio divide a semana corrida em três partes: as funções na Cásper, o doutorado e a empresa Andreucci Comunicação, da qual é sócio-diretor. Porém, tem um pacto sagrado com a família aos finais de semana. Ele se dedica em tempo integral à esposa, Ana Cláudia Torezan Andreucci, jornalista também formada pela Cásper Líbero, e para os três filhos, Rafael, de 13 anos, Isadora, de 10 e Enzo, de 7. Além de aproveitar as atividades em família, o coordenador de RP gosta muito de mergulhar: realiza de três a quatro mergulhos por ano e considera esta prática o seu maior hobby. Além do contato com a água, Sergio joga bola com os amigos de infância do bairro onde mora desde então – a Vila Madalena – todas as quartas e sextas-feiras. “O futebol é pretexto. A gente faz um churrasco uma vez por mês e tenta jogar bola”, comenta, entre risos.

Uma das maiores conquistas de Sergio dentro da área de RP foi o primeiro lugar no Prêmio ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas), duas vezes. A primeira empreitada deu-se enquanto aluno: seu projeto de TCC, realizado em conjunto com a atual vice coordenadora do curso, Ethel Shiraishi Pereira, foi o primeiro trabalho experimental da Cásper Líbero a ganhar a condecoração. Consistia na realização de uma campanha de apadrinhamento de crianças carentes deficientes de uma instituição do Guarujá e ambos os estudantes – amigos desde aquela época até os dias de hoje – combinaram que realmente ajudariam aquelas pessoas. A partir de então, conseguiram cumprir o objetivo e levar esta conquista para a vida e para a faculdade. O segundo prêmio veio como orientador de um grupo de TCC também da Cásper, em 1996.

Se pudesse se definir em apenas uma palavra, Sergio afirmaria que é eclético. A reposta foi proferida quase que instantaneamente, sem longas considerações. Andreucci diz ter gostos variados para tudo: música, gastronomia, atividades de lazer, amizades e, principalmente, é uma pessoa livre de preconceitos, uma das principais características do RP. Durante sua fala, o coordenador de RP mostrou-se um apaixonado pelo que faz e pelas suas “multifacetas”. Dentro dessa lógica, se definiu muito melhor do que podia-se esperar de um encontro tão breve: “Eu sou jardineiro, pintor, pizzaiolo, eletricista nas horas vagas, sou professor, pai, dono de cachorro”.