Ícone do título

Classificação: Dissertação/Tese
Data:  19/03/2015

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo abordar a utilização da informação, matéria-prima básica do jornalismo, para a produção das notícias em programas de humor televisivos, a partir da investigação do fenômeno híbrido em ascensão do infotenimento utilizado no Furo MTV, programa cujo formato de “fake news” propõe uma paródia dos noticiários televisivos, aliando informações verdadeiras a piadas. Partindo da evolução social do humor ao longo da história, da compreensão da atividade jornalística e aplicando paradigmas antropológicos da comunicação humana associados ao mecanismo psicológico de recepção de humor, realizou-se uma análise crítica de edições do programa no mês de outubro de 2012 – quando ocorreram as eleições municipais. Dessa forma, foi possível caracterizar o formato da notícia humorística que associa o factual com o ficcional, bem como verificar os efeitos da apropriação da linguagem jornalística pela indústria cultural no exercício da função de prestação de serviços à sociedade. Diagnosticou-se ainda um papel secundário do jornalismo em relação ao humor presentes na produção, explicitado em uma desinteressada relação da comédia com o conteúdo informativo, em especial com os temas de hard news – recorrentes durante o período analisado.

Palavras-chave: Jornalismo. Humor. Infotenimento. Furo MTV. Fake news.