INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

reader

Anais completos do 13º Interprogramas Cásper Pesquisa

(São Paulo-SP, 11, 12 e 13 de abril de 2019)

ISSN: 2176-4476

Participaram do 13⁰ Interprogramas Cásper Pesquisa docentes da Cásper Líbero, discentes de Iniciação Científica da Faculdade e mestrandos, doutorandos, recém-mestres e recém-doutores de diversos programas de Pós-Graduação (11 do Estado de São Paulo, 12 de outros Estados brasileiros e um da Argentina).

A Comissão Organizadora publica os anais do evento, disponibilizando os resumos expandidos dos trabalhos apresentados entre 11 e 13 de abril de 2019.

Clique aqui para acessar a capa, página de rosto e expediente dos anais.

 

Confira os trabalhos por GT:

GT1– Jornalismo Contemporâneo: Práticas para a Emancipação Social na Cultura Tecnológica

Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores: Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores:

Jornalismo literário em sala de aula: ferramenta didática para o ensino médio
Bruno Ravanelli Pessa


Entre a identificação profissional e o desalento: os sentidos do ser jornalista para egressos da Universidade Federal do Ceará
Naiana Rodrigues da Silva


Política migratória no Brasil: uma análise sobre enquadramento na mídia
Rachel de Rosso Buzzoni


“Meu nome não é mãe”: Um estudo dos discursos sobre maternidade no jornalismo feminista da Revista AzMina
Martha Alvarez Lopes Makita


O papel das TICs na organização do trabalho de arranjos alternativos de mídia
João Augusto Moliani, Ana Flávia Marques e Jamir Kinoshita


Imprensa Alternativa: conceito e práticas jornalísticas
Ana Flávia Marques da Silva


As estatísticas na Comunicação: possibilidades e etapas da constituição do acontecimento
Kelly De Conti Rodrigues


A influência do público nas práticas jornalísticas das mídias digitais independentes
Matheus Cestari Cunha e Marcelo Hoefling Padula


Jornalismo líquido: as teorias de Bauman aplicadas às narrativas jornalísticas especializadas
Sergio Robinson Quintanilha


O jornalismo literário nas pesquisas científicas: uma análise das publicações no Portal Capes e no Google Acadêmico em 2018
Bruna Emy Camargo


Espírito do tempo, o jornalista e o cinema: uma estudo sobre Cidadão Kane sob a ótica do Zeitgeist
Antonio Luigi Guercio Martini


Teoria da Informação, crack, usuários e Cracolândia. Contribuições do jornal Folha de S. Paulo para construção de significações a partir do caso Marion Barry
Cristiano Rodrigues da Mota


A produção de conteúdo midiático no jornalismo: construindo narrativas
Julia de Andrade Longo


Séries jornalísticas da TV aberta Brasileira
Sonia Regina Soares da Cunha

GT2 – Comunicação e Sociedade do Espetáculo

Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores: Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores:

Bela, recatada e do lar: uma análise da representação feminina através de discursos sobre Marcela Temer
Carina Borges Rufino


A imprensa como ferramenta de poder na América Latina
Luciana Pelaes Rossetto e Franco Alejandro López


Vistas sobre a imagem de representação da justiça
Patrícia Midőes de Matos


A interposição da lógica do espetáculo na ambiência religiosa
Sandra Penkal


O processo: a presidenta está ausente – uma análise da representação do impeachment de Dilma Rousseff no audiovisual brasileiro
Vivyane Garbelini Cardoso


Reflexões sobre um “pop mestiço”: articulações entre o pop e questões raciais na obra de Mariah Carey
Marco Aurélio Oliveira Giachetto


Consumir até morrer: relações entre o objeto e a imagem a partir do programa acumuladores compulsivos
Elcio Cassola Padovez


Seria possível uma sociedade do espetáculo musical? Notas iniciais sobre o desenvolvimento de um conceito
Fernando Gonzalez


No astral da TV para o Youtube: a migração dos produtos midiáticos entre plataformas
Júnia Teixeira Nogueira Lima


A cultura do espetáculo na Revista do Rádio entre 1953 e 1955
Lucia Carvalho Moreira Dias


Dreamworks. Cultura e sociedade do espetáculo: a imagem organizacional da Disney
Ana Luiza Andrade Ferreira de Moura


Existe complementaridade de opostos no jornalismo contemporâneo?
Carolina Klautau


Poder midiático: a carnavalização eleitoral de 2018 a partir de representações discursivas das revistas Veja e IstoÉ
Cristiane Furlan e Anderson Benalia


Futebol ao vivo e twitter: segunda tela e as relações entre televisão e rede social digital
Dario da Silva Leite


Jornalismo e Redes Sociais: como se comporta a audiência do JN no Facebook
Ellen Cristiane Nogueira


Infotenimento na interface jornalismo/entretenimento: um estudo com o Jornal Super Notícia
Jennifer Silva Lucchesi

GT3 – Estudos Culturais na Comunicação Contemporânea

Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores: Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores:

Canclini e os estudos culturais latino-americanos: Comunicação, cultura e produção de sentidos
Karina de França Silva Valle


A construção da figura do louco no Piauí nas matérias do jornal I Dia: um panorama de 1970 até os dias atuais
Camila Fortes Monte Franklin


A Empresa Brasil de Comunicação (EBC): uma análise à luz do circuito da cultura
Ana Luiza Fleck Saibro


Solidão digital: o passado não revelado como espírito do tempo
Gina Viviane Mardones Loncomilla


A cultura comunica o recalque: como o audiovisual transmite o Zeitgeist de nossa cultura num momento de crise de identidade ocidental
Leonardo de Souza Moura


A verdade vos libertará: um estudo semiótico do tema da verdade na campanha de Jair Bolsonaro
Antonio Roberto Rossi


Misoginia e sexismo na mídia impressa: uma análise da construção da imagem e estereótipos relacionados às candidatas à Presidência da República de 1989 a 2018
Janete Monteiro Garcia


O feminismo à luz dos estudos culturais: o corpo como arma política e simbólica
Amanda Zanco e Andressa Monteiro


A mulher na mídia: uma reflexão sobre as construções discursivas em torno do corpo da mulher esportista no portal da revista Glamour
Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha e Irina Vianna Glindmeier Didier


A cultura do esporte: a recepção aos comentários esportivos da Rádio Gaúcha
Marcelo Bernardes Farina


Blogs literários e consumo de literatura:a formação da identidade de um leitor-protagonista
Dorama de Miranda Carvalho


Melodrama infanto-juvenil na televisão brasileira
João Paulo Lopes de Meira Hergesel


Estratégias de aparição na cena pública: a potencialidade crítica e ética na denúncia contra o racismo
Lucas Afonso Sepulveda e Maria Lúcia de Almeida Afonso


A “escolha” ao consumir: (bens materiais, culturais ou simbólicos) é livre ou outorgada?
Lara Cristina Vollmer


Hibridismos na música feita por cristãos
Deivison Brito Nogueira


Forró ostentação e vaqueiro de luxo: a construção de um novo perfil identitário do sertanejo na música
Sanny Ravanne Da Cunha Rêgo


Representação da celebridade midiática no Brasil: o conceito instituído pela Revista Caras
Wardi Awada


O modo de ser bem sucedido: Comunicação, Consumo e Memória na Você S/A
Flavia de Vasconcellos Protta Sado


Claro enigma: reportagem de valor na representação de crianças com deficiência
Giselle Freire

GT4 – Cultura do Ouvir e Ecologia da Comunicação

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.

Comida, um(a) self em frame
Fernanda de Araújo Patrocinio


Da construção da percepção ao usuário contemporâneo: uma introdução
Claudia Erthal


As fake news e o fluxo de refugiados venezuelanos no Brasil
Edna Fátima Pereira da Silva


Corpo e cidadania na São Paulo Fashion Week: subvertendo a iconofagia vigente
Marianna de Freitas Guimarães


Nara Almeida: e a transmissão ao vivo da sua morte
Ariana Nascimento da Silva


Redes de rádios populares Na América Latina: A Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica e a aposta pelo Bem Viver
Vivian de Oliveira Neves Fernandes


Memórias radiofônicas: um estudo sobre as rádios livres sorocabanas das décadas de 1970 e 1980
Felipe Parra Alves de Oliveira


A dança dos mitos: a representação mítica na dança krump
Camilla Millan Coelho de Magalhães


Ritos e mitos da última favela do centro de SP: As narrativas que não são divulgadas na mídia
Natália de Campos Tamura


Marcas e música: investigação e análise sobre o programa de patrocínio Natura Musical
Regis Salvarani dos Santos


Relações trabalhistas e vínculos nos ambientes corporativos: desafios para a comunicação no futuro do trabalho
Vinícius Riqueto de Oliveira


Midiatização, organização e mundo do trabalho: Como o Biopoder e a Biopolítica podem interferir na Reputação das Organizações
Cristiane Malfatti


O humor e os vínculos no radiojornalismo: o quadro Buemba!, Buemba!, da BandNews FM
Christiano Fontes Blota


“Lamento, amigo. Escolha errada”. Uma crítica de Black Mirror: Bandersnatch a partir da Ecologia da Comunicação
Gislene Pereira e Tadeu Iuama


Ecologia da comunicação: genealogia de um conceito
Renan Tetsuo Omura e Leonardo de Souza Aloi Torres

GT5 – Comunicação e Cultura de Visualidade

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.

Corpus Alienum: a influência do discurso midiático das dietas na formatação da imagem do corpo feminino
Rodrigo Daniel Sanches


#Semfiltro: a autorrepresentação fotográfica nas redes sociais
Elis Marina da Silva Souza


O que dizem os corpos negros? A inscrição das relações raciais no cinema brasileiro contemporâneo
Breno Henrique de Almeida Rocha


Estudo da cobertura da greve geral de 30 de junho de 2017, realizada por jornalistas livres e mídia ninja no Instagram
Bárbara Fcamidu


A linha vermelha: Therese Frare e a Representação Fotojornalística da AIDS na década de 1990
Miguel Perez Orrico Groisman


Imagem, discurso e comunicação: O ethos retórico-discursivo no telejornalismo popular(esco) das décadas de 1980 e 1990
Carlos Alberto Garcia Biernath


Sustentabilidade social no filme El Sistema. Representações a partir do pensamento de Vanda Bellard Freire
Felipe Aragão Campos Salles


Jogos sem fim: o jornalismo esportivo e os filmes produzidos pela plataforma Olympic Channel
Gustavo de Araujo Longo


A construção das figuras femininas na narrativa cinematográica Chega de Saudade de Laís Bodanzky
Maria Fernanda Cavassani


A remidiação da performance no cinema: The Space in Between – Marina Abramović e o Brazil
Huli Balász


Olhando anônimos sem roubar seu anonimato: uma análise do Ensaio Fotográfico Heroés del Brillo
Caio Dayrell Santos


Fotojornalismo sob tensão: do spot news às narrativas humanitárias
Wagner Ribeiro da Silva


Vídeo comunitário estudantil: a autorrepresentação de moradias estudantis universitárias
Eduardo de Souza de Oliveira


O novo fotojornalismo na contemporaneidade
Laura Duarte Uliana


A fotografia documental de mulheres no brasil contemporâneo: Pensando modos de ver o território
Daniela Fonseca Moura

GT6 – Mídia, Poder e Organizações

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.

Representações da ideologia do terceiro setor em ONGs de comunicação
Camila Acosta Camargo


Identidades plurais, visão singular: a articulação da comunicação em organizações no contexto global
Vanessa Rodrigues Puerta de Souza


Tensões na relação entre gestante e obstetra: O medo da dor, a violência obstétrica e a escolha entre uma cesariana e um parto
Julia Ester de Paula


Ciências das merendinhas: comunicação, mídia e poder
Fabiola Ballarti Chechetto


Discurso midiático sobre incêndio do Largo do Paissandú: uma análise do consumo do discurso da judicialização para explicar as ocupações urbanas no contexto de tragédias midiatizadas
Sheila Mihailenko Chaves Magri


Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedo Totoykids no YouTube
Everaldo Pereira


Nostalgia para consumo: passado, memória e inspiração no âmbito da comunicação de marcas
Ingrid Pfützenreuter Castanho Bizan


Modernização ou reforma trabalhista. Disputa de enquadramento e na comunicação do Ministério do Trabalho
Enise de Castro Silva e Túlio Cesar Salvan Pagnan


Fontes de informação na cobertura da Operação Lava Jato: uma análise dos jornais franceses Le Monde, Le Figaro e Libératio
Anita Hoffman


O Tribunal Superior Eleitoral e as redes sociais digitais: os desafios da suprema corte eleitoral na era da comunicação digital
Victor Dias Grinberg


O poder legislativo municipal como espaço midiático de transparência, participação social e educação cidadã
Paulo Antônio de Sousa Marquêz


Wikileaks e os vazamentos diplomáticos de guerra dos EUA: uma análise do processo colaborativo jornalístico das publicações com a mídia de massa
Marina Nossa Neto


Relação de fundadoras de startups com públicos de interesse
Juliana Aparecida Galdino Gomes Wruck


Dispositivos interacionais acionados na mudança do modelo de gestão de uma organização: estudo de caso da câmara de comercialização de energia elétrica
Ana Paula Rodrigues dos Santos


Comunicação, prescrições e renormatizações: os impactos da transformação digital no ambiente de trabalho e o papel da comunicação como mecanismo de poder
Daniela Biondo


Autocrítica jornalística na teoria da crítica de imprensa
Juliana de Amorim Rosas

GT7 – Comunicação e Algoritmos

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.

Deliberação dos atores sociais em protestos no Brasil: análise da comunicação pela rede social Tuíter nos movimentos de 2013, 2015 e 2016
Anelisa Maradei


Significados culturais e tecnologias algoritimas: como decisões automatizadas podem subverter ou intensificar regulações sociais
Victor Varcelly Medeiros Faria


Construção de identidades de comunidades digitais: o caso do Grupo LDRV
Rodrigo Duarte Bueno de Godoi


“Isso a Globo não mostra”: a democratização da comunicação, a perda de legitimidade da mídia tradicional e a relação com as fake news e os discursos de ódio
Eliana Regina Lopes Loureiro


A publicidade e o politicamente correto: narrativas publicitárias na construção de valores simbólicos
Thiago Garcia Martins


Advergames. Proposta de alargamento do conceito
Fernando Gualberto


A viralização midiática no Youtube: o caso da Falta que a Falta Faz no canal Jout Jout Prazer
Marcela Aparecida de Marcos


Felicidade performática: uma discussão teórica acerca do papel dos influenciadores digitais
Nathalie de Almeida Hornhardt


BBC News e o processo de produção de notícias no Facebook
Jenifer Neves Costa


A cobertura de eventos terroristas na sociedade em rede: os atentados em Mogadíscio e Paris na perspectiva de cinco veículos jornalísticos
Lilian Ribeiro Sanches


A fanpage da Câmara de Cubatão (SP): comunicação institucional e letramento político digital
Michel Carvalho da Silva


Leitura e algoritmos: condições de acesso a livros digitais em telefones celulares
Taynée Mendes Vieira

GT8– Comunicação na Contemporaneidade

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.

São Paulo quer ser smart city. Comunicação estratégica ou tendência do mercado tecnológico?
Regiane Maria da Silva Bianchini


Cultura, rituais e práticas consumeristas: a alimentação enquanto dimensão comunicativa
João Eudes Portela de Sousa


Existe match entre a comunicação e o comprometimento? Estudo em empresas com áreas estruturadas de comunicação organizacional sobre a influência da comunicação no comprometimento de vínculo afetivo
Denise Pragana Videira


O transporte medieval que vai parar na mesa das pessoas: o papel da comunicação no mundo do trabalho dos carregadores da CEAGESP
Jamir Osvaldo Kinoshita


A Comunicação no direito digital
Ciro Ferreira da Silva Junior


A umbanda como manifestação cultural no ambiente escolar: análise de comentários de usuários da rede social Facebook
Cristina Vieira Barbosa


Skeumorphismo: vínculos e identidade em ambientes digitais
Giovanni Malavasi


O problema é não ver o problema: uma visão semiótica da campanha “o machismo mata”
Kátia Bizan


Viralizando nas fronteiras abertas do Linkedin
Adriana Cristina Alves do Amaral


Fanpage do SINDJOR/PI como estratégia de comunicação: os desafios das organizações nas relações com os públicos nas mídias digitais
Márcia Gabriele Araújo de Sousa


Reorganização de redações no Brasil: Análise dos processos de produção do Estadão e do Huffpost
Jonas Gonçalves da Silva


Drummond, a poesia social e o jornal
Heitor Ferraz Mello


Herança midiática familiar e a ritualização do consumo: um estudo de caso do consumo midiático do rádio
Leonardo Bars Humes


Fake News: Um conceito em disputa
Fernando Figueiredo Strongren


Produção de sentido em o dia e o estado sobre as Diretas Já: a campanha pelas eleições diretas nos impressos em Teresina (PI)
Márcia Gabriele Araújo de Sousa


O vídeo documentário, as grandes corporações e os impactos
Antonio César Ramos Ribeiro


Imagens Bélicas: a máquina de guerra Hija de Perra
Thiago Henrique Ribeiro dos Santos


A representação do robô, androide e inteligência artificial: Análise da representação imagética de personagens artificiais de filmes de ficção científica e comparação com tecnologias existentes
Pamella Regina D’Ornellas


Vai garota: o protagonismo feminino como retórica para a convocação do modo de ser empreendedor
Bruno Vasconcelos Lima e Carolina Fabris Ferreira


Midiatização de narrativas autobiográficas Day1 Endeavor: comunicação, espaço biográfico e alta performance
Kátia Martins Valente