INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
Ícone do título

Jornalismo e Cultura: Caminhos Possíveis



















Autora: Maria Eugenia Lage da Silva Prado
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 25/09/2015

Resumo


A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da

Faculdade Cásper Líbero, área de concentração Comunicação na Contemporaneidade e

Linha de Pesquisa Produtos Midiáticos: Jornalismo e Entretenimento, tem por tema

Cultura e jornalismo. Quer se compreender como a mídia concebe e realiza suas escolhas

editoriais no campo da cultura, levando em conta seu contexto histórico e cultural. O

Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo foi escolhido como estudo de caso.

Geralmente, as editorias de cultura apresentam reportagens, entrevistas e notas calcadas

em agendas ou ligadas à divulgação de um produto cultural, presas aos ditames da

Indústria Cultural e do entretenimento. Histórias sem profundidade e pouco conectadas

com a multiplicidade e complexidade de sentidos que a cultura oferece. Neste sentido,

esta pesquisa, além de compreender como o Caderno 2 concebe suas escolhas editoriais,

pretende apontar outros caminhos possíveis para o Jornalismo Cultural, que fujam à

lógica da agenda, da Indústria Cultural e do entretenimento. Para tanto, utiliza como

exemplo o programa semanal Paratodos, da TV Brasil. Autores como Cremilda Medina,

Edgar Morin, Michel Maffesoli, entre outros, dialogam sobre o tema. Por fim, se fez

necessário compreender o que é cultura. Esta dissertação, dentro de suas possibilidades,

pretende dar conta de suas acepções, sua evolução histórica e de suas características

gerais dentro do que se convencionou chamar de Modernidade e de Pós-modernidade, no

mundo e no Brasil. David Harvey, Gilles Lipovetsky, Raymond Williams, Sigmund

Freud, Alfredo Bosi, Renato Ortiz, Jorge Schwarz, E. H. Gombrich, além de outros, são

fundamentais para essa discussão.


Palavras-chaves: Jornalismo Cultural. Pós-modernidade. Comunicação. Cultura.

Indústria Cultural. Entretenimento.