Ícone do título

Líbero - Edição 38

Revista Líbero




Ano XIX – nº 38 – Julho/Dezembro de 2016

Revista impressa e eletrônica do Programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero – ISSN 1517-3283






Capa-Líbero-37Capa


Editorial/Sumário 


Apresentação


Textos em Contexto


Os nomes na arqueologia da comunicação

Lucrécia D´Alessio Ferrara


 


O que é comunicação?

José Luiz Braga


 


Artigos


A grandes traços…

Josep M. Català


 


Deontologia e tecnologia: um estudo sobre resposta e interação entre leitores e jornais brasileiros no Facebook

Rogério Christofoletti e Thiago Caminada


 


A valoração emergente dos usuários acerca de formatos jornalísticos inovadores: um estudo empírico sobre as reportagens multimídia TAB, do portal Uol

Mauro de Souza Ventura e Liliane de Lucena Ito


 


DJ Tudo, samples e hibridismos: da linguagem do estúdio para a apresentação ao vivo

Herom Vargas e Nilton Carvalho


 


Espartilhos e espadas: vitorianos e medievalistas em práticas juvenis

Monica Rebecca Ferrari Nunes e Marco Antônio Bin


 


Feminismo e ecologia da comunicação na Marcha Mundial das Mulheres

Jorge Miklos e Maria Aparecida Ladeira da Cunha


 


Bandeira arco-íris e violência doméstica nas novelas Insensato Coração e Fina Estampa: limites do merchandising social na disputa por espectadores

Denise Avancini Alves e Carlise Schneider Rudnicki


 


O discurso pelo desmatamento zero na cibercultura ambientalista do Greenpeace Brasil

Elizabeth Moraes Gonçalves e Katarini Miguel


 


Uma abordagem ecossistêmica e midiática sobre o Boi-Bumbá de Parintins

Wilson de Souza Nogueira


 


Livro-reportagem Rota 66: pioneirismo, metodologia e narrativa

Marcos Zibordi


 


A representação do Brasil nos quadrinhos nacionais: o rural, o urbano e o pop

Roberto Elísio dos Santos e Waldomiro Vergueiro


 


Arquiteturas de participação aplicadas ao crowdsourcing: sistematizando processos e práticas de apuração jornalística em ambientes digitais convergentes

Jan Alyne Barbosa Prado e Edienari Oliveira dos Anjos


 


Resenhas


Cultura e comunicação, mercadorias para o consumo da sociedade espetacular

Maria Telma Vieira de Oliveira Mondoni


 


A resistência às dores da abstração

Rodrigo Fonseca Fernandes e Fernanda da Silva Ribeiro


 


Normas para colaboradores