A Cobertura da Eleição Presidencial de 2010 pela revista Veja

Autora: Wagner Barge Belmonte
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 31/05/2011

Resumo

A cobertura da eleição presidencial de 2010 pela revista Veja. O papel de um grande grupo editorial brasileiro, a Editora Abril, no processo, sob o prisma do principal título informativo de sua estrutura. A análise textual da cobertura da eleição pelo recorte das matérias publicadas na Editoria Brasil, responsável pela cobertura de temas políticos nacionais. A reportagem como uma das vertentes do gênero informativo. A subjetividade na leitura de um processo político. O híbrido ―informação + opinião‖ nas reportagens direciona o leitor a perceber determinado fato de acordo com os valores opinativos implícitos. A hipótese adveio do papel que Veja exerceu na cobertura de campanhas eleitorais recentes. A revista apresenta-se como uma publicação alinhada a valores que identificam, em candidaturas de esquerda ou de centro-esquerda, riscos institucionais ao País. E promove, inclusive na prática da reportagem, a campanha eleitoral com mais chance de derrotá-la. São utilizados como procedimentos metodológicos a análise de discurso, com foco na interpretação textual e no rastreamento de reportagens publicadas na ―Editoria Brasil‖ da primeira edição de 2010 à primeira edição após a definição do pleito. Na fundamentação teórica recorre-se a autores que abordam questões relacionadas a gêneros jornalísticos, mídia, política, ética jornalística e a intersubjetividade como Manuel Carlos Chaparro, Nélson Traquina, Cremilda Medina, José Marques de Melo, Caio Túlio Costa e Eugênio Bucci. Eles se constituem na base para a rediscussão de gêneros com foco no conteúdo selecionado nas reportagens de Veja, nos critérios de noticiabilidade adotados e nas fontes às quais os editores recorrem. Constata-se uma fusão de opinião e informação que torna obscura a compreensão do conceito e da prática de reportagem nos sentidos propostos pelo estudo de gêneros. A pesquisa também confirma que Veja abriga em suas reportagens sistemáticos juízos de valores.
Palavras-chave: Comunicação. Eleição presidencial de 2010. Cobertura política. Revista Veja. Reportagem. Gêneros jornalísticos.