A comunicação como estratégia de ação social: o banco do povo

Autora: Rosemary Tonhosolo Jordão
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 18/12/2006

Resumo

Esta dissertação de mestrado inspirou-se no modelo mundial do banco dos
pobres, ou Banco do Povo, idealizado por Mohammed Yunus, Prêmio Nobel da
Paz 2006. Assim, em primeiro lugar, buscou-se mostrar um panorama histórico
acerca das relações de trabalho e dos modelos produtivos que vêm sendo
adotados no mundo a partir da Revolução Industrial, e que são preponderantes
até hoje. Depois, em contraponto a esses padrões, apresentou-se o
cooperativismo como alternativa, inclusive na sua modalidade de microcrédito.
Dado o contexto, a pesquisa procurou compreender o funcionamento do Banco
do Povo, mais especificamente. Desde o princípio, na tentativa de captar os
fatores conjunturais responsáveis pelo sucesso do projeto, notou-se ser a
Comunicação um elemento estratégico a contribuir diretamente na eficiência dos
programas do Banco do Povo e o alcance de sua ação social. Portanto, pode-se
afirmar que o objetivo desta dissertação é verificar se as teorias da comunicação
interpessoal e de comunicação de pequenos grupos aplicam-se ao caso
concreto.