INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
Ícone do título

A comunicação como estratégia de ação social: o banco do povo


[sidebar name=”mestrado”]

















Autora: Rosemary Tonhosolo Jordão
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 18/12/2006

Resumo


Esta dissertação de mestrado inspirou-se no modelo mundial do banco dos

pobres, ou Banco do Povo, idealizado por Mohammed Yunus, Prêmio Nobel da

Paz 2006. Assim, em primeiro lugar, buscou-se mostrar um panorama histórico

acerca das relações de trabalho e dos modelos produtivos que vêm sendo

adotados no mundo a partir da Revolução Industrial, e que são preponderantes

até hoje. Depois, em contraponto a esses padrões, apresentou-se o

cooperativismo como alternativa, inclusive na sua modalidade de microcrédito.

Dado o contexto, a pesquisa procurou compreender o funcionamento do Banco

do Povo, mais especificamente. Desde o princípio, na tentativa de captar os

fatores conjunturais responsáveis pelo sucesso do projeto, notou-se ser a

Comunicação um elemento estratégico a contribuir diretamente na eficiência dos

programas do Banco do Povo e o alcance de sua ação social. Portanto, pode-se

afirmar que o objetivo desta dissertação é verificar se as teorias da comunicação

interpessoal e de comunicação de pequenos grupos aplicam-se ao caso

concreto.