A cultura como mercadoria: o atual modelo de financiamento cultural, definido pelas leis de incentivo, como veículo de produções midiáticas e mercadológicas em São Paulo

Autora: Adriana Sá Moreira
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 31/03/2014

Resumo

A pesquisa realiza um panorama sobre a evolução do processo de financiamento cultural ,marcado pela cadeia produtiva da cultura e pelas leis de incentivo praticado em território brasileiro (com o enfoque principal na cidade de São Paulo), apresentando a interrelação entre os seus decisores (as iniciativas pública e privada), as suas influências nesse processo e o contexto de produção cultural brasileiro marcado por grandes contrastes e por previsões polêmicas. Além disso, a pesquisa procura retratar a capital paulista como centro de convergência espetacular do ponto de vista econômico, cultural, político e midiático, evidenciando as discrepâncias urbanas e sócioculturais que a proliferação de grandes eventos culturais incentivados pelas iniciativas pública e privada e ressaltando a possibilidade de uma nova visão de gestão cultural para a cidade de São Paulo: a posição da capital paulista como “cidade global criativa”.

Para entender melhor esse contexto cultural desenvolvido na cidade de São Paulo, a pesquisa localiza a presença das empresas patrocinadoras de projetos e suas motivações nesse contexto, evidenciando os seus papéis na mercantilização da cultura, bem como a importância da mídia no processo de espetacularização das informações relacionadas aos projetos culturais atrelados a essas empresas.

E por fim, para analisar os fenômenos descritos anteriormente, a pesquisa verifica a influência dos veículos de comunicação na decisão da associação das empresas patrocinadoras aos projetos culturais e nas suas respectivas divulgações e a condição de padronização da espetacularização dos conteúdos culturais, por meio do estudo dos guias culturais pertencentes aos jornais com as maiores circulações na capital paulista (Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo) e da observação da divulgação dos projetos culturais relacionados a manifestação artística teatral que foram patrocinados por meio da associação entre as iniciativas pública e privada!

Palavras-chave: Leis de incentivo. Veículos de comunicação. Financiamento cultural.