Ícone do título

A influência da televisão no comportamento de estudantes do ensino fundamental – Estudo de caso em escolas da zona leste de São Paulo

Autor: Vagner Novaes Tranche
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 18/01/2010

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de estudantes do Ensino Fundamental, residentes na Zona Leste de São Paulo, a partir de sua condição de telespectadores. Procuramos, por meio de pesquisas bibliográficas e de campo, entender o impacto da programação televisiva na vida dos estudantes, e, em especial, a influência no comportamento dentro de sala de aula. Buscamos avaliar a relação entre os estudantes, a televisão e a escola, visando produzir subsídios para educadores e comunicólogos preocupados com a criação de telespectadores capazes de analisar criticamente os programas televisivos e, conseqüentemente, tornarem-se cidadãos conscientes de seus direitos e deveres sociais.