A produção de notícias e a relação de interdependência entre jornalistas e assessores

Autora: Luana Cristina de Lima Magalhães
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 14/03/2012

Resumo

No âmbito da linha de pesquisa “Produtos Midiáticos: Jornalismo e Entretenimento”, este trabalho investiga as influências da assessoria de imprensa nos portais de notícias da editoria de economia como Panorama Brasil, Brasil Econômico on-line, Último Instante e os veículos impressos O Estado de S.Paulo, DCI e Jornal da Tarde, no período compreendido entre o segundo semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2010 e de 2011. Um dos resultados foi a constatação que os releases enviados pela assessoria de imprensa foram utilizados praticamente na íntegra pelos veículos listados: entre as causas estão a pressão por publicar matérias rápido e o número reduzido de colaboradores nas redações. Como metodologia, além da análise da estrutura do release também foram utilizadas entrevistas com jornalistas para averiguar a utilização de releases nas redações.
Palavras-chaves: 1. Assessoria de imprensa; 2. Mídia on-line; 3. Jornalismo Econômico; 4. Ética; 5. Vínculos.