A relação dos pré-adolescentes com a mídia de Entretenimento – um estudo de caso sobre a Comunicação com as crianças e a compreensão dos desafios de comunicação com esse público

Autora: Dorama de Miranda Carvalho
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 26/03/2012

Resumo

A proposta deste trabalho é a compreensão de como se dá a relação das crianças com idades entre 9 e 11 anos com a mídia, a partir de um olhar sobre um produto midiático, no caso a Revista Recreio, semanário dedicado às crianças dessa faixa etária. Ao longo do estudo, serão discutidos os aspectos sociais, culturais e mercadológicos que envolvem esse público e o objetivo foi observar junto a esses préadolescentes como se dá o processo de recepção dos produtos de entretenimento das mais diversas mídias. Todas as discussões terão como base uma pesquisa de campo realizada com 180 crianças no primeiro semestre de 2010. O levantamento revelou que essas crianças têm facilidade de acesso aos mais diferentes tipos de veículos midiáticos, exercem grande influência na produção de conteúdo, mas também são fortemente influenciadas pelas informações.
Palavras-chave: comunicação, compreensão, mídia, produtos midiáticos recepção, entretenimento infantil