Ícone do título

Comunicação e processos de educação: Limites e avanços da educação mediada pelas tecnologias

Autor: Dario de Barros Vedana
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 30/04/2015

Resumo

O crescimento das tecnologias digitais e da internet propiciou a cultura da convergência, ampliando o acesso à informação e disseminando conhecimento. As pessoas estão dispostas a aprender e ensinar umas às outras em rede. A partir do desenvolvimento das plataformas de ensino e da criação de diversos cursos online, surge a educação online, que acontece em ambiente virtual diferente do escolar presencial e contribui para o surgimento de novas formas de aprendizagem. A presente pesquisa analisa avanços tecnológicos das plataformas e seus limites de interação, que alertam para a necessidade de um processo de ensino mais centrado no aluno e abrem possibilidades para novas experiências, por meio da convergência dos meios de comunicação, da cultura participativa e construção de inteligência coletiva na internet. Este trabalho procurou despertar a reflexão sobre os avanços tecnológicos e os limites de interação da educação online, que possui uma identidade própria na relação entre professor-aluno-turma e na produção do conhecimento.

Palavras-chave: Educação Online. Processos de Comunicação. Tecnologias digitais. Ensino-aprendizagem. Design instrucional.