Comunicação e saúde – o tabagismo em pauta: Exame, IstoÉ Dinheiro, Vencer e Você S/A

Autor: Maurício Luis Marra
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 08/10/2007

Resumo

A educação em saúde depende fundamentalmente de um processo estruturado e contínuo de
comunicação. São exemplos disso as campanhas públicas voltadas à prevenção de doenças.
Se por um lado sabemos que há esforços, mesmo que pouco claros ou muitas vezes tímidos,
dos agentes públicos, por outro, cada vez mais precisamos entender de que maneira a mídia
impressa de massa, na forma de revistas segmentadas, colabora ou pode contribuir para a
educação em saúde, dado o grau de inserção e a credibilidade conquistada junto aos grupos
específicos formados por seus leitores, cuja participação na formação da opinião pública toma
vulto pelo simples fato do maior acesso à informação e, portanto, ao conhecimento,
principalmente em um país com baixos índices de leitura, que se refletem em baixa
capacidade de compreensão da realidade e dos fatos, por parte considerável da população.
Foi para melhor conhecer a questão, e oferecer contribuições para seu aperfeiçoamento, que
analisamos o tabagismo no ambiente profissional, aonde a incidência de fumantes supera a
média nacional, apesar das pressões exercidas pelas próprias organizações, e pela suposta
melhor qualificação de seus membros, principalmente na chamada alta-administração,
olhando a questão pela perspectiva das quatro principais revistas voltadas para esse segmento
da sociedade: Exame, Isto é Dinheiro, Vencer e Você S/A.
Assim, abordamos a questão de uma comunicação para a educação em saúde (por seu
potencial preventivo e transformador de comportamentos), investigamos o problema do
tabagismo na sociedade e no ambiente profissional (para entender seus impactos), apontamos
as principais estratégias públicas de combate ao tabagismo, analisamos a cobertura da mídia
selecionada sobre o tema e propusemos encaminhamentos para o estudo e desenvolvimento
de novas práticas que possam contribuir para a redução desse vício.
Palavras-chave
Mídia, Comunicação, Educação em Saúde, Tabagismo, Revistas.