Comunicação, sociedade do espetáculo e cultura urbana: uma análise da Feira na Praça Benedito Calixto como produto midiático

Autora: Solange Whitaker Verri
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 11/05/2009

Resumo

Esta dissertação investiga o significado da feira de objetos antigos da/na praça Benedito Calixto, no passado (nos anos 1984/85), e o que ela representa na contemporaneidade, neste ano de 2009 .A análise de seu percurso histórico evidencia a transformação da praça/feira, de um local de atuação política e cultural de militantes de esquerda, para um local de manifestação da cultura de consumo da sociedade do espetáculo globalizado. A feira, na contemporaneidade, é marcada pela valorização de objetos produzidos no passado. Tendo em vista a característica da sociedade de consumo de valorização do novo, a reincorporação de objetos antigos/usados à lógica mercantil capitalista a feria/praça é fruto de um processo de ressignificação destes objetos. Esse fenômeno indicou a necessidade de se compreender por um lado, o papel da comunicação no processo histórico de transformação social e material do binômio praça/feira, nas formas de socialização, nos modos de uso comercial da praça pela feira analisando as relações entre o comércio local, o público (tribos urbanas da moda); por outro, o binômio feira/praça multicultural como produto das várias formas de comunicação, da sociedade de consumo do espetáculo do mundo globalizado.
Palavras-chave: Espaços urbanos; Comunicação; Cultura de consumo global; Sociedade do espetáculo.