Ícone do título

Corpo, Consumo e Espetáculo – Mídia e Comportamento de Crianças e Adolescentes nos Textos de Rosely Sayão

Autora: Tatiana de Bruyn Ferraz Teixeira
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 13/12/2012

Resumo

O presente trabalho de dissertação de Mestrado em Comunicação tem por objeto a coluna semanal da   psicoterapeuta Rosely Sayão para o caderno Equilíbrio, da Folha de S.Paulo. Em um conjunto de 34 textos, foram destacados conceitos e problemas relacionados a questões educacionais que têm a ver direta ou indiretamente com o campo de estudo da comunicação. Tais questões, por sua vez, são associadas a temas recorrentes nos textos: o corpo, o consumo, o espetáculo. A ótica é a do ambiente escolar, tendo como objeto dessas preocupações as crianças e os adolescentes dos ensinos fundamental e médio. Os conteúdos contidos na coluna semanal são analisados à luz de referenciais teóricos que incluem nomes de autores como Guy Débord, Christopher Lash, Naomi Klein, Vilém Flusser, Edgar Morin, Norval Baitello Jr., entre outros. Como resultados, espera-se contribuir para um melhor entendimento das relações, cada vez mais evidentes e numerosas, entre mídia e escola, num ambiente em que a mídia faz parte do diálogo com professores e pais, disputando a atenção e a adesão da audiência infanto-juvenil.

Palavras-chave: comunicação. Comunicação. Escola. Consumo. Espetáculo. Folha de S.Paulo. Rosely Sayão