Ícone do título

É cool. Eu tenho, eu sou: estudo de caso do Skol Beats - sociedade de consumo e identidade cultural

Autora: Ethel Shiraishi Pereira
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 22/11/2005

Resumo

Com o objetivo de discutir o evento sob o enfoque estratégico da comunicação integrada nas organizações, foi desenvolvido, neste trabalho, um estudo de caso do evento Skol Beats, mega festival de música eletrônica promovido anualmente por uma cervejaria multinacional brasileira.Como ponto de partida para o estabelecimento de uma relação entre a comunicação e o mercado, foram utilizados os conceitos da sociedade do espetáculo, teorizada por Guy Debord, assim como seus desdobramentos na sociedade contemporânea. Desta forma, a compreensão sobre o funcionamento da sociedade de consumo globalizada e o novo modelo de gestão e de comunicação utilizado nas organizações, permitiu o desenvolvimento de uma análise crítica das estratégias de relações públicas e do marketing adotadas em três edições do evento. Os resultados mostram que os eventos assumem papel estratégico no processo de fortalecimento das marcas e, como conseqüência, passam a interferir na formação da identidade cultural de grupos.

Palavras-chave Relações Públicas; Eventos; Sociedade de Consumo; Marcas.