Experimental re:coletivo – Por uma outra divisão do trabalho no filme publicitário

Autor: Marcos Ryo Hashimoto
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 11/04/2011

Resumo

Sucessivos progressos de ordem tecnológica na contemporaneidade permitiram a conjunção de elementos técnicos que sinalizam a possibilidade latente de reconfigurações no processo de produção audiovisual. Aubiquidade do recurso maquínico de captação de imagens, combinada à  possibilidade de  interconectividade da internet pode fomentar uma nova forma da práxis de realização do tradicional filme publicitário. É no aspecto de observação para uma nova outra proposta organizacional do processo de produção, através da conjunção do trinômio captação-manipulação-distribuição que se centra o objeto deste projeto. Através de coletivos experimentais acadêmicos e observação direta participante, experimenta-se aqui uma redefinicão de processos; apresenta a possibilidade de agregar e oferecer mais oportunidade participativa a mais pessoas no processo de produção audiovisual, de maneira a romper a lógica paradigmática do processo hegemônico tradicional. Uma forma de repensar o trabalho coletivo, especificamente na etapa de produção das imagens.
Palavras-chave: Produção Audiovisual Publicitária . Trabalho Coletivo. Tecnologia. Participação. Processo Midiático