Ícone do título

Internet, seriados e emissoras de televisão: práticas dos portais e das comunidades dos fãs

Autor: Luciano Yoshio Matsuzaki
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 27/11/2009

Resumo

A convergência tecnológica, apoiada pelo engajamento social e pelo fenômeno cultural das mídias digitais, proporciona múltiplos pontos de contato entre os usuários e as marcas.Hoje, o cerne da questão são as transformações e os impactos que a velha indústria de entretenimento enfrenta, como as redes digitais descentralizadas e a falta de controle do que é efetivamente assistido e reproduzido na rede. De um lado o uso justo, a cultura colaborativa e as redes p2p, do outro a economia gerada em torno de padrões, copyright, o controle de acessos e as limitações do direito a cópia.

Diante de tal quadro, fica a questão que a dissertação investigará:  Quais são as estratégias das redes de televisão na internet?

Utilizaremos como objeto de estudo as comunidades de compartilhamento de vídeo pelos usuários e as estratégias das emissoras de televisão na internet.

Palavras-chave: Transmedia Storytelling. Estratégias para redes de televisão. Cibercultura. Redes sociais. Comunidades.