Jingle: informação e entretenimento – a recepção dos jingles pelos ouvintes da Gazeta FM

Autora: Roseli Trevisan Campos
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 03/11/2008

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a participação do meio rádio no cotidiano de seus ouvintes. Entendemos o rádio como instituição mediadora e analisamos o jingle como uma produção cultural, uma narrativa que tenta reproduzir o cotidiano dos ouvintes e estabelecer relações. O corpus de nossa pesquisa é constituído por jingles veiculados pela Rádio Gazeta FM, freqüência 88,1, mantida pela Fundação Cásper Líbero, localizada na Avenida Paulista 900, São Paulo, uma emissora comercial atualmente caracterizada como rádio jovem popular, com audiência predominantemente feminina.
Os jingles foram estudados como narrativas musicais estruturadas com linguagens marcadas pela simplicidade e pela ternura, muitas vezes de forma lúdica, para ajudar a fixar a marca de um produto ou uma idéia na mente dos ouvintes. Na análise da recepção dos jingles realizamos pesquisa empírica em duas etapas. Na primeira aplicamos um questionário para trinta ouvintes e, na segunda, escolhemos quatro ouvintes para entrevistas em profundidade. Entre os teóricos que nos ajudaram a compreender o objeto de estudo está Guillermo Orozco Gomes e suas investigações sobre o chamado paradigma das mediações. Recorremos ainda a Rudof Arnheim para compreender como o rádio constrói um mundo acústico da realidade; a Harry Pross para perceber que toda comunicação começa e termina no corpo sensibilizado, no nosso caso, por meios sonoros; e a Murray Schafer para captar a importância das paisagens sonoras criadas pelo rádio. Além de compreender os processos de recepção dos jingles, constatamos que na contemporaneidade o rádio mantém suas características de meio de comunicação de massa que diariamente alcança milhões de ouvintes. Percebemos ainda que a implantação da digitalização da transmissão dos sinais da emissora promete melhorar a qualidade do sinal e tornar o som mais límpido e sem interferências.
Palavras-chave: Jingle, Rádio Gazeta FM, Mediações, Recepção, Comunicação e Cultura.