Ícone do título

Classificação: Dissertação/Tese
Data: 13/05/2010

Resumo

Esta dissertação analisa as jornadas esportivas da Rádio Eldorado/ESPN, caracterizadas por vincular os ouvintes através de uma emissora de rádio por ondas eletromagnéticas, de um canal de televisão e da Internet. Partindo do princípio de que a rádio-web traz novas formas de manipulação de espaço e tempo, mapeia de que forma uma das grandes emissoras de rádio produz conteúdo esportivo na Internet. Os sujeitos de pesquisa são os ouvintes/interlocutores da Rádio Eldorado/ESPN. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e etnográfico, baseada em relatórios de observação, além de entrevistas em profundidade com profissionais da comunicação e ouvintes/interlocutores. A pesquisa fundamenta-se nas perspectivas teóricas da antropologia da comunicação, a partir da Escola de Palo Alto, além de autores da Semiótica da Cultura. Propõe, ainda, o termo “jogos orquestrais” como uma nova forma de abordar fenômenos comunicativos, corporais ou mediatizados, e buscar as relações que envolvem os atores da comunicação. Marcada por um caráter epistemológico compreensivo, levanta elementos vinculadores presentes na cultura do ouvir, mostra a vinculação sonora dos torcedores/ouvintes tecida na experiência direta vivida com os cinco sentidos nos estádios de futebol e na comunicação mediatizada nas jornadas esportivas.

Palavras-chave: Rádio. Webradio. Rádio Eldorado/ESPN. Jogos Orquestrais. Cultura do Ouvir. Vínculos Sonoros.