Jornalismo e Educação: Um estudo da cobertura da Folha de S. Paulo sobre a educação no Brasil

Autora: Francisca Rodrigues Pereira
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 08/10/2009

Resumo

Esta dissertação desenvolve um estudo exploratório com foco no acompanhamento da trajetória evolutiva da cobertura sobre a Educação no Brasil feita pela imprensa escrita, com ênfase no jornal Folha de S.Paulo no decorrer das últimas quatro décadas. Consideramos o contexto atual da condição pós-moderna, as influências do processo de globalização da economia, as mudanças no mercado jornalístico e as alterações na edição do produto jornal diário. Para tanto, recorremos a uma pesquisa em perspectiva sobre as transformações que ocorreram na cobertura do ensino brasileiro pela Folha desde a década de 1970. Para avaliar em profundidade essas mudanças, foram entrevistados jornalistas que estiveram e ainda estão diretamente ligados à cobertura sobre Educação no veículo em questão. As considerações finais apresentam o estado atual do tema Educação, como a tendência de priorizar o ensino superior, dando pouco espaço ao ensino fundamental e a políticas educacionais, mostrando a vinculação com o público de classe média, leitor do jornal.
Palavras-chave: Comunicação, Produto Midiático, Edição Jornalística, Jornalismo e Educação e Folha de S.Paulo.