Medição de audiência na web: as novas tecnologias de comunicação e as velhas metodologias nos caminhos da indexação

Autora: Liliane Moiteiro Caetano
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 27/04/2009

Resumo

O desenvolvimento tecnológico e a flexibilização de ferramentas e usos de técnicas produzidas por tecnologias, ambos contextualizados em diversas composições sociais humanas, impelem a mudanças paradigmáticas no modo de produzir bens materiais e simbólicos, mais intensamente a partir de meados do século XX e início do século XXI, conseqüentemente há a necessidade de repensar as metodologias para medição de tais processos e seus desdobramentos. Dessa maneira, a dissertação se propõe a apontar alguns aspectos dessa quebra de paradigmas, e pontualmente sua interferência no modelo de negócios da comunicação social. Como metodologia de pesquisa foram utilizados levantamentos bibliográficos e revisões bibliográficas, cujo conteúdo abarcou trabalhos conceituais e aplicados. O presente trabalho tem como um de seus principais resultados a indicação de que os processos de busca e indexação realizados por um número cada vez maior de usuários por todo o mundo, possibilitados pelas novas tecnologias de comunicação, orientam toda a reestruturação do modelo de negócios da comunicação social, visto que desencadeiam a necessidade de repensar as métricas de audiência que valoram monetariamente o espaço e o tempo nos meios de comunicação, bem como sua cadeia produtiva.
Palavras-chave: modelo de negócios, web, indexação, tag, novas tecnologias.