O desafio da grande imprensa em fazer jornal de bairro: o caso do suplemento Seu Bairro de O Estado de S. Paulo

Autor: Carlos Eduardo Corrêa de Lima
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 24/10/2013

Resumo

Esta dissertação de mestrado aborda o período de março de 1994 a janeiro de 2001 do suplemento SeuBairro do jornal O Estado de S. Paulo. Corresponde ao lançamento das edições números 1 até o momento em que as visitas dos repórteres aos bairros da cidade e áreas da região metropolitana de São Paulo foram suspensas. A pesquisa se baseou em entrevistas com profissionais da empresa jornalística que estiveram envolvidos na execução do projeto editorial e nas edições dos suplementos. O objetivo geral do trabalho foi apresentar a rotina de um grupo de jovens repórteres que percorreu os meandros da cidade e assim e identificou personagens desconhecidos da região metropolitana de São Paulo. Esse período  coincide com a chegada das tecnologias digitais nas redações, o distanciamento das fontes primárias e o início do debate das idéias sobre globalização. Em contraponto, os suplementos se baseavam nas regras  tradicionais do jornalismo, a partir de entrevistas in loco com os moradores. Para análise da questão, foram utilizadas fontes teóricas da área de comunicação de massa, entre as quais textos de Theodor Adorno e deNestor Garcia Canclini sobre o embate entre consumo e cidadania. Foram utilizados também textos de pensadores sobre a cidade de São Paulo. Entre eles, Villem Flusser e Massimo Canevacci. Deste último, chamou a atenção o fato de que havia conhecido a cidade a partir de um mapa. A equipe do suplemento se valeu, da mesma maneira, deste recurso, mas o resultado foi “humanizar” o mapa, ou seja, dar nomes e registrar histórias em todas aquelas representações de ruas, praças e avenidas.
Palavras-chave: Jornalismo. Cidade de São Paulo. Jornal de bairro. Suplemento SeuBairro. Jornal O Estado de S. Paulo. Cultura do Ouvir