O mercado e a indústria da mídia: o caso Folha de S.Paulo

Autor: Antônio Carlos Guerino
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 18/05/2007

Resumo

O trabalho analisa os elementos do Projeto Editorial da Folha de S.Paulo que foram utilizados no
planejamento estratégico e na comunicação publicitária do referido jornal a partir de meados dos
anos 80. Recapitulando a história do jornal desde sua fundação, utilizando-se de conceitos da
comunicação mercadológica e das análises de Kellner sobre a Indústria Cultural da Mídia, o autor
mostra como o Projeto Editorial, além de ser o manifesto ideológico/instrumental do jornalismo da
Folha, segundo a visão dos seus controladores, foi um fator chave de transformação corporativa da
empresa Folha da Manhã e do jornal em um produto voltado para a lógica da economia de
mercado. Através da análise de alguns dos principais comerciais veiculados pelo jornal e suas
campanhas publicitárias, verifica-se a utilização de princípios jornalísticos como instrumentos de
construção de marca, em um processo que contribui para tornar a Folha de S.Paulo uma marca
notória no universo midiático brasileiro.