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ONGs em crise: estratégias de comunicação de ONG's em crise de imagem institucional


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Autora: Paula Franceschelli A. de Barros
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data:13/05/2010

Resumo


Esta dissertação tem como objetivo central relatar a resposta das ONGs junto aos seus públicos de relacionamento em momentos de crise de imagem institucional. O estudo se desenvolve sob duas perspectivas: a da comunicação organizacional e comunitária, que analisa os pontos positivos e negativos da comunicação implementada pelas ONGs, além das ações de comunicação adotadas durante a gestão de crise; e a da teoria do enquadramento da mídia, possibilitando identificar e analisar os tipos e os modos de enquadramento durante a crise de tais entidades, baseando-se na cobertura das notícias divulgadas pela imprensa (Folha de S.Paulo Online e O Estado de S.Paulo Online). Suportam o referencial teórico da dissertação os autores: Margarida Kunsch, Cândido Teobaldo, Roberto Porto Simões, Jorge Duarte, João José Forni, Rubens Cesar Fernandes, Eudósia Acuña Quinteiro e Mauro Porto, entre outros. Na primeira parte, o estudo desenvolve uma discussão teórica buscando articular a teoria da comunicação organizacional, a comunicação comunitária, o terceiro setor, a gestão de crise e o enquadramento da mídia. A etapa investigativa apresenta o resultado da pesquisa qualitativa junto às ONGs selecionadas para o estudo: Alfabetização Solidária, Legião da Boa Vontade e Centro de Atendimento Biopsicossocial Meu Guri. Na seqüência, o trabalho desenvolve uma reflexão sobre as respostas das ONGs à mídia nos momentos de crise, analisando níveis de eficácia na comunicação destas entidades com a imprensa, indicando possíveis falhas e acertos. Na conclusão, o estudo propõe uma reflexão, relacionada ao futuro da comunicação nas ONGs e a importância das teorias de comunicação organizacional e a comunitária, como apoio a essa modalidade de pesquisa.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Gerenciamento de Crise.Enquadramento da Mídia. ONGs.