Ícone do título

Os critérios de seleção de notícias – análise comparativa entre o Jornal Nacional e a Folha de S. Paulo

Autor: Giselle de Melo Carvalho Ianson
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 15/03/2010

Resumo

O presente trabalho estuda dois produtos midiáticos de alta projeção na sociedade brasileira, o Jornal Nacional e a Folha de S. Paulo, para compreender como o jornalismo pauta seus veículos dentro de um sistema mercadológico de comunicação. Comparando dois meios de comunicação, a dissertação trabalha com idéias do fazer jornalístico em um telejornal e um jornal imprenso de grande relevância e credibilidade nacional. Para isso, são levantados pontos da teoria da comunicação, elencadas fases do processo de elaboração de notícias no meio jornalístico, debatidas questões como o caráter capitalista das empresas de comunicação, as interferências que o produto final do trabalho jornalístico pode sofrer com a necessidade de lucro das empresas, entre outros temas. A dissertação se baseia em análises de amostragens de ambos os veículos de comunicação. Para chegar às análises o trabalho passa por três fases: a primeira refere-se às praticas jornalísticas de uma redação e de uma emissora de televisão, a segunda trata-se de discussões políticas sobre o campo jornalístico e a terceira é uma breve base histórica dos dois veículos de  comunicação.

Palavras-Chave: Produtos midiáticos; jornalismo impresso; telejornalismo; Jornal Nacional; Folha de S. Paulo