Ícone do título

Religião e TV: um estudo de programas neopentecostais

Autor: Celso Alfaro Malheiros
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 08/10/2008

Resumo

A presença da religião em programas de televisão é cada vez maior no Brasil, onde as igrejas, especialmente as neopentecostais, têm se utilizado intensamente dos meios de comunicação de massa, sobretudo a TV, para divulgar suas mensagens e atrair novos fiéis. Este trabalho estuda a utilização da televisão por denominações religiosas neopentecostais e pretende entender como essa programação é percebida pelos jovens. Foi realizada uma pesquisa com jovens participantes da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Bola de Neve Church, Igreja Internacional da Graça de Deus e Igreja Universal do Reino de Deus e uma análisedos programas de TV “Clip Gospel Show”, “Bola TV”, “Show da Fé” e “Fala que eu te Escuto”;produzidos respectivamente por essas igrejas. Pesquisa e análise dos programas citados deverão auxiliar para uma melhor compreensão dos estudos na área de comunicação sobre esse tema específico. O resultado deverá contribuir para novas perspectivas e esclarecimentos referentes à atuação dos programas neopentecostais na televisão e a sua relação com os jovens.

Palavraschave: Comunicação, Jovens Neopentecostais, Pentecostalismo, Programas Religiosos na TV.