Produtos midiáticos e globalização: Bake Off, MasterChef e The Voice

Autor: Marcelo Kaoru Takahashi
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 06/03/2018

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo estudar produtos midiáticos e formatos televisivos no
contexto da globalização cultural. O foco são os formatos de reality-show, com o total de três
estudos de casos analisados: as franquias britânicas Bake Off, MasterChef e a holandesa The
Voice. As identidades institucionais das emissoras exibidoras também são analisadas e
contrastadas entre si, com o intuito de saber quais são semelhantes e as diferenças entre elas.
No primeiro capítulo ressalta-se a importância da televisão na comunicação contemporânea.
O capítulo começa com uma abordagem geral sobre a importância da TV no Brasil , seguida
de um histórico sobre o desenvolvimento da televisão em território nacional. Uma visão de
formatos, franquias e reality-shows é apresentada também neste capítulo, assim como uma
reflexão sobre a importância dos Estados Unidos no mercado audiovisual global. O segundo
capítulo contempla as identidades nacionais e institucionais das emissoras analisadas: BBC,
NBC, ABC, CBS, FOX, SBT, Rede Globo e Rede Bandeirantes. No terceiro capítulo uma
análise descritiva comparativa é realizada dos três estudos de casos, seguido de uma análise
conceitual (de operacionalização dos conceitos dos autores presentes na dissertação). Para a
confecção desta dissertação diversos autores são utilizados, como Renato Ortiz e Carlos
Bolaño para o contexto histórico da TV no Brasil, a consolidação de uma indústria cultural no
país e a força americana no audiovisual, assunto este abordado também por Fréderic Martel.
A autora Vera França é utilizada ao se explanar sobre o impacto da TV na sociedade e os
formatos e franquias televisivas; Stuart Hall ao trazer em pauta o tema dos Estudos Culturais;
Leal Filho ao abordar também a história da TV e a televisão como um negócio, tema também
abordado por Aronchi. Neste trabalho pode-se perceber que as emissoras brasileiras absorvem
muitos aspectos oriundos das versões americanas mas também de versões originais e de outras
nacionalidades, no entanto existem também características singulares que se fazem presentes
nas versões nacionais.

Palavras-chave: produtos midiáticos; entretenimento; franquias audiovisuais; formatos
televisivos; identidade institucional; customização local.