INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Pesquisadores debatem temas do segundo dia de evento

 

De 5 a 7 de novembro, a Faculdade Cásper Líbero, por meio do programa de Mestrado em Comunicação, realizou o 1º Simpósio Internacional de Imagem e Inserção Social, trazendo vários pesquisadores e professores para explorar a crescente influência da imagem na sociedade e na comunicação.

Vindos da França e de diversos estados brasileiros, eles tiveram bastante tempo para debate após apresentar seus trabalhos o que permitiu diversas discussões entre público e pesquisadores: “acho que essa troca foi fundamental”, afirma a professora Simonetta Persichetti, organizadora do evento, ao lado do também professor Roberto Chiachiri.

O tema central do encontro realizado na quarta-feira, 6, foi diretamente presenciado por Raphael Carapia. Ele fazia fotos nas ruas da cracolândia para o trabalho do pesquisador Eric Carvalho, Luz sobre a Nova Luz, exposto no simpósio, quando uma mulher o abordou: “Isso! Tira foto! Denuncia isso tudo aqui. Põe no jornal!”. O fotógrafo explica: “há uma esperança de que [a imagem] choque mais do que o texto, somente”.

Eduardo Dieb, professor da faculdade, apresentou seu trabalho e observou: “tem gente com a pesquisa já formada, em andamento e, principalmente, tem pessoas com opiniões divergentes. Como diz o Roberto Chiachiri, a faculdade não é um lugar de consenso, é um lugar de debate de ideias e estão, de fato, colocando vários pontos de vista e aumentando a discussão”.

Simonetta ressalta essa ampla abordagem dos temas: “deu uma abertura de três dias de exposições de trabalhos bem diferenciados: cracolândia, pin-ups, filme, música, a educação do olhar, campanhas sobre a AIDS e tantos outros” e afirma que o público tem feito críticas positivas ao evento.

Marcado pela diversidade de temas e grande abertura para debates, termina o 1º Simpósio Internacional de Imagem e Inserção Social, já com planos para uma segunda edição em 2014.