O Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP), criado no ano 2000, tem como objetivo estimular e fomentar a produção de pesquisa acadêmica na Faculdade Cásper Líbero.

Nestes 17 anos, o CIP já apoiou, por meio de seu programa de concessão de bolsas, mais de 200 projetos docentes e de Iniciação Científica, distribuídos entres os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.

A Faculdade Cásper Líbero reconhece que ensino de excelência, pesquisa científica e extensão são indissociáveis. É por meio da pesquisa científica que as alunas e alunos desenvolvem plenamente suas competências e habilidades e ampliam sua vivência acadêmica, sua visão de mundo, contribuindo para integrar o conhecimento teórico à prática.

Em dezembro de 2017, o CIP inicia a divulgação do seu processo de seleção de projetos de pesquisa docente e discente, que terá início em 2018. Com esta divulgação prévia, esperamos contribuir para que todos e todas possam elaborar com antecedência os seus projetos de pesquisa, no caso docente, e, no caso discente, permitir que os alunos e alunas conheçam melhor as linhas de pesquisa, os projetos em andamento e os seus respectivos orientadores.

Vale salientar que os candidatos e candidatas à bolsa de iniciação científica não precisam entregar um projeto de pesquisa, mas devem se candidatar a um projeto já em andamento, coordenados pelos(as) professores(as) do stricto sensu (Mestrado).

A seguir, apresentamos as principais informações, como o calendário das inscrições, os documentos solicitados e o link para o texto integral dos editais de seleção de pesquisadores(as) discente e docentes.

Processo de seleção docente

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de projetos de pesquisa docente.

Serão distribuídas 8 (oito) bolsas entre as duas linhas de pesquisa do stricto sensu, “Processos Midiáticos: Tecnologia, Cidadania e Mercado” e “Produtos Midiáticos: Jornalismo, Imagem e Entretenimento”, para as quais os candidatos e candidatas deverão direcionar os seus projetos de pesquisa.

Confira as normas de submissão de projetos e outras informações no Edital de Seleção Docente 2018.

As inscrições serão recebidas entre os dias 29 de janeiro e 9 de fevereiro de 2018, das 8 às 22h.

Documentos para inscrição:

Ficha de Inscrição devidamente preenchida;
Duas versões digitais (PDF) do projeto de pesquisa, uma com identificação e outra sem;
Uma cópia digital, atualizada, do Currículo Lattes.

Atividade Data
Entrega dos projetos no CIP 22 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018
Entrevistas com os candidatos 15 a 23 de fevereiro de 2018
Avaliação dos projetos 29 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018
Divulgação do resultado A partir de 26 de fevereiro de 2018
Primeira reunião dos novos pesquisadores 1 de março de 2018

Processo de seleção discente

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de 15 (quinze) pesquisadores discentes.

Este ano, os alunos interessados em participar da Iniciação Científica deverão se inscrever em um dos 11 (onze) projetos de pesquisa coordenados pelos professores do stricto sensu (Mestrado).

A iniciação científica é reservada para alunos que estejam no 2º e 3º anos dos cursos da Faculdade. Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, o aluno contará com orientação do professor responsável pelo projeto e receberá bolsa parcial de 25% (vinte e cinco por cento) do valor de sua mensalidade.

Para conhecer na íntegra cada projeto, o currículo do professor responsável, o número de vagas disponíveis e as atividades que serão atribuídas ao pesquisador discente, acesse aqui.

Confira as normas de seleção de pesquisadores discentes e outras informações no Edital de Seleção Discente 2018.

As inscrições serão recebidas entre os dias 1 e 9 de fevereiro de 2018, das 8 às 22h.

Documentos para inscrição

Ficha de Inscrição devidamente preenchida;
Carta de intenções;
Histórico Escolar;
Cópia impressa do Curriculum atualizado.

Atividade Data
Inscrição dos candidatos no CIP 1 a 9 de fevereiro de 2018