INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

No período de 4 de maio a 1º de junho, sempre às segundas e quartas, às 18h, a Faculdade Cásper Líbero realiza conversas ao vivo sobre “O futuro da comunicação pós-pandemia” no Instagram da Revista Esquinas.

A iniciativa é uma parceria do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) com o Núcleo Editorial da Cásper para a produção de lives com os(as) professores(as) pesquisadores(as) da Faculdade sobre temas relevantes relacionados às suas pesquisas, buscando compreender o cenário da comunicação diante dos desafios apresentados pela pandemia de COVID-19.

Confira o calendário das lives.

Data Tema Professor
04/05 Entre a curtida e o abraço: relações pessoais, comunicação e isolamento Luis Mauro Sá Martino
06/05 A pandemia e a importância da informação sobre saúde Tatiana Ferraz
11/05 Jornalismo e Entretenimento: durante a pandemia e depois dela Helena Jacob
13/05 Educação Rodrigo Ratier
18/05 Mercado de Audiovisual e políticas para o setor Marcio Rodrigo Ribeiro
20/05 A produção da informação e os impactos do Coronavírus Jefferson Mariano
25/05 O que vem depois do fim do mundo? Tiago da Mota e Silva
27/05 Tempo, aceleração e comunicação Michelle Prazeres
01/06 Arte e mídias sociais em tempos de Covid-19 Cândida Almeida

 

Abaixo, veja os detalhes sobre cada uma das conversas.

04/05 – Luis Mauro Sá Martino
Entre a curtida e o abraço: relações pessoais, comunicação e isolamento
A quarentena e o isolamento trouxeram muitas perguntas sobre a vida com os outros, e a comunicação pode ajudar a responder a algumas delas. Desde quando estamos mesmo isolados? Será que, antes da quarentena, já não existiam outras formas de isolamento que agora apenas ficaram mais visíveis? A conexão digital, antes uma opção, tornou-se quase obrigatória durante a pandemia. Mas ela é suficiente para manter nossos laços? O que vamos aprender sobre a comunicação a partir disso? A proposta da live é um diálogo sobre como a comunicação pode nos ajudar a entender um pouco melhor essas questões.

06/05 – Tatiana Ferraz
A pandemia e a importância da informação sobre saúde
O jornalismo na área da saúde nunca foi tão lido, discutido e criticado como nesses tempos de pandemia. O que podemos aprender com isso? Como checar e relativizar os assuntos sobre saúde? Nesta live, os assuntos são a responsabilidade de publicar, editar e relativizar assuntos ligados à ciência.

11/05 – Helena Jacob
Jornalismo e Entretenimento: durante a pandemia e depois dela
A ideia é discutir os reflexos da pandemia e da Covid-19 para o setor de entretenimento (moda, turismo, gastronomia, esportes, audiovisual, etc) e, por consequência, para a cobertura jornalística da área.

13/05 – Rodrigo Ratier
Educação
Desafios no mundo on e off-line, escancaramento das desigualdades, crises e oportunidades serão pautas abordadas dentro dessa conversa sobre a educação.

18/05 – Marcio Rodrigo Ribeiro
Mercado de Audiovisual e políticas para o setor
A ideia é discutir o que acontecerá com o mercado de distribuição após a pandemia e a crise na Ancine.

20/05 – Jefferson Mariano
A produção de informação e os impactos do Corona vírus
Tratar dos impactos sobre a produção de informações oriundas de pesquisas socioeconômicas, especialmente no que se refere a qualidade das informações disponíveis. A partir dessas constatações, vamos apontar as limitações na utilização dessas informações por parte dos profissionais de comunicação e da sociedade.

25/05 – Tiago da Mota e Silva
O que vem depois do fim do mundo?
O poder simbólico do pensamento humano aventura-se para além dos limites do nosso aqui e agora mais imediato, e a tarefa da Comunicação não é apenas o de transmitir mensagens. Comunicar, portanto, é dar sentido para a vida e pensar respostas coletivas aos nossos problemas. A pandemia atual é um fim de mundo que nos convida a pensar qual será a consciência humana que emergirá depois disso. Vamos buscar entender quais são as condições (sociais, tecnológicas, espaciais, temporais) para criar relações comunicativas que ajudem a superar grandes desafios (sociais/ambientais) e imaginar um mundo depois do fim do mundo.

27/05 – Michelle Prazeres
Tempo, aceleração e comunicação
A pandemia e o isolamento foram vistos por algumas pessoas como “uma janela de oportunidade” para pensarmos a nossa relação com o tempo. Na Era da aceleração social, qual o impacto desta “pausa forçada” gerada pela pandemia? O excesso de conectividade e o hipercontato com as telas e tecnologias podem ter nos acelerado ainda mais? Como o que estamos vivendo reconfigurará as relações entre tempo, velocidade, comunicação e tecnologias?

01/06 – Cândida Almeida
Arte e mídias sociais em tempos de Covid-19
O isolamento social tem provocado uma série de manifestações artísticas, culturais e de entendimento nas mídias sociais. Algumas dessas manifestações têm explorado recursos específicos das linguagens digitais interativas em rede provocando a consolidação de poéticas específicas. Partindo desses insurgentes paradigmas, a arte e a comunicação têm se explorado mutuamente distendendo seus limites de experimentação.