INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Capa da edição 65 da Revista Esquinas

“Laboratório de textos, fotos e formas”, na concepção de Marcos Faerman, Esquinas nasceu há quase um quarto de século com a missão de colocar em prática o que os estudantes de Jornalismo da Cásper Líbero aprendem em sala de aula. A efervescência de São Paulo, cidade sede da publicação, mudou de cara ao longo de mais de duas décadas – e Esquinas também.

Foi partindo deste caráter imponderável que nasceu o novo projeto gráfico da revista Esquinas, elaborado por Henrique Artuni e Larissa Basilio, do Núcleo Editorial de Revistas da Faculdade, e que chega ao papel na recém-lançada edição 65. A capa destaca o dossiê sobre os problemas ambientais, como a da poluição causada por plásticos, microplásticos e o descarte incorreto de computadores e componentes eletrônicos.

Novo logo da Revista Esquinas

Visualmente, o novo logotipo de Esquinas corresponde à intersecção formada por duas vias, sejam elas ruas ou avenidas. Da “esquina” utilizada para a editoria, surgiu o contorno de um quadrado, representando um quarteirão, que no logo fundiram-se em um “Q” – letra destaque do logotipo anterior. Essa concepção norteia os demais elementos gráficos que formam o novo projeto.

A mudança primordial partiu de uma nova identificação para as editorias. Optou-se por substituir as faixas coloridas por um correspondente visual mais leve – não por acaso, uma esquina, em que o assunto do texto é partido em duas sílabas.

Após esta criação inicial, foi necessário pensar no projeto como um todo. O novo projeto explora uma concepção de design mais modular e leve, dialogando com maiores “áreas de respiro”. Segundo Larissa Basilio:

“No novo projeto, as imagens e as ilustrações tinham que falar por si só”

Até a tipografia da publicação foi toda alterada, de um corpo de texto serifado para um sem serifa. Henrique Artuni, que se despede em setembro do cargo de editor de arte da Esquinas, explica:

“Uma das nossas preocupações era trazer uma revista em que a leitura fosse agradável, leve, que não cansasse o olho do nosso leitor”

A nova identidade visual já chegou ao site da publicação, que entrou no ar em abril de 2018. Com isso, Esquinas se mantém como a publicação de vanguarda do jornalismo laboratorial brasileiro, um dia concebida por Marcos Faerman. Mudou-se a forma, atualizou-se o conteúdo, mas a revista segue sendo um retrato fiel e bem apurado da realidade da metrópole – e da sociedade brasileira.