Processo Seletivo Docente Graduação 2021

Por: Faculdade Cásper Líbero

Os currículos podem ser enviados até dia 13 de janeiro de 2021

A Faculdade Cásper Líbero receberá, de 7 a 13 de janeiro de 2021, currículos de candidatos às vagas de professor para cursos de graduação.

Exigências mínimas:
– Título de mestrado;
– Vivência de mercado (quando couber);
– Experiência docente condizente ao curso/disciplina.

Sendo assim, seguem vagas em aberto:

Comunicação Institucional e Gestão de Mídias (Relações Públicas)

A disciplina aborda temas que permeiam os estudos da comunicação em ambiências digitais, a atividade de relações públicas na contemporaneidade e a comunicação institucional. O programa inclui o desenvolvimento das etapas de planejamento de mídias sociais e a análise da contribuição das Ciências Sociais para a compreensão das práticas midiáticas na sociedade contemporânea, com ênfase no exame dos processos midiáticos, da realidade social e do espaço público virtual.

6h/aula:

3º feira, das 8h às 9h40;

4º feira, das 19h às 20h40 e das 20h50 às 22h30.

História Contemporânea (Publicidade e Propaganda)

A disciplina propõe uma revisão geral da realidade histórica ampla, dentro da qual está inserido o século XX, visto em escala internacional, a partir de seus principais acontecimentos, processos e caminhos de transformação. Têm especial interesse, nesse sentido, temas de grande alcance político – as guerras mundiais e a chamada Guerra Fria, por exemplo – e as mudanças em termos de estilos de vida, valores e mentalidades, com destaque para o conhecimento das novas linhas de produção historiográfica que vêm renovando o estudo sobre o período. Os objetivos são estudar contextos historicamente representativos dentro do processo de formação do mundo contemporâneo e enfatizar a constituição dos novos estilos de vida, correspondentes ao período de triunfo do capitalismo industrial e dos princípios comportamentais.

6h/aula: 6º feira, das 8h às 9h40, das 9h50 às 11h30 e das 19h às 20h40.

História do Brasil Contemporâneo (Jornalismo)

A disciplina propõe uma reflexão multifacetada acerca da história do Brasil República, pretendendo desenvolver a ideia de um Brasil diverso, caracterizado com seus aspectos político-sociais de múltiplas origens, marcado por permanências coloniais, influências estrangeiras e tendências modernizadoras. O enfoque proposto considera como fio condutor os aspectos de ordem política, econômica e cultural, destacando os elementos diacrônicos de cada período, com vista a construir um arcabouço conceitual para a compreensão do Brasil contemporâneo.

8h/aula: 3º ferira, das 8h às 9h40, das 9h50 às 11h30, das 19h às 20h40 e das 20h50 às 22h30.

Jornalismo Político e Econômico (Jornalismo)

A disciplina tem por objetivo familiarizar técnica e culturalmente os alunos com a prática do jornalismo político no Brasil, visando a fornecer ao aluno também instrumentos e repertório teórico para compreender a construção da narrativa do jornalismo econômico. Ao estudante será apresentado o jogo de interesses entre os mercados e o Estado, numa disputa por hegemonia em que o jornalismo exerce papel central. São abordados fatos econômicos e seu impacto na sociedade e analisadas decisões governamentais e do mundo empresarial que impactam no dia a dia do cidadão e do trabalhador, tendo como parâmetro a inserção do Brasil na economia mundial.

8h/aula: 3º feira, das 8h às 9h40, das 9h50 às 11h30, das 19h às 20h40 e das 20h50 às 22h30.

1 vaga / duas disciplinas

Telejornalismo (Jornalismo)

Exame da evolução histórica dos formatos jornalísticos na televisão. Fundamentação de conceitos de linguagem audiovisual. Análise dos formatos jornalísticos veiculados por emissoras de TV. Contextualização das etapas de realização de telejornais e programas informativos para televisão e vídeo. Experimentação prática de conceitos e técnicas de captação de som e de imagem em movimento. Introdução à edição de vídeo. Elaboração de produtos jornalísticos audiovisuais, gravadas e ao vivo.

4h/aula 3º feira, das 8h às 9h40 e das 9h50 às 11h30.

Jornalismo Audiovisual (Jornalismo)

Exame das principais vertentes do documentário audiovisual em seus contextos histórico, conceitual e linguístico. Refletir criticamente sobre o documentário e suas relações com o jornalismo. Avaliar e exercitar as possibilidades de produção jornalística audiovisual em vídeo, TV e internet. Exercitar as etapas de realização de documentários, formatos informativos de curta duração e programas jornalísticos ao vivo.

4h/aula 5º feira, das 8h às 9h40 e das 9h50 às 11h30.

Os interessados deverão preencher o formulário, anexando cópia em PDF do currículo Lattes atualizado e o link do mesmo na Plataforma Lattes.

O processo seletivo será conduzido durante o mês de janeiro/21 e é composto pelos seguintes passos: Os docentes com currículo selecionado passarão por entrevista e por uma prova didática (apresentação de aula de 20 minutos de duração sobre tema indicado com 24 horas de antecedência).

Os docentes selecionados para as vagas passarão pelo processo de contratação e iniciarão suas atividades em fevereiro/2021.