Processo seletivo para docentes 2019 – Graduação

Por: Faculdade Cásper Líbero

Professores podem enviar currículos até dia 13 de janeiro

A Faculdade Cásper Líbero receberá, de 04 a 13 de janeiro de 2019, currículos de candidatos a professor para os seguintes cursos/disciplinas:

CULTURA GERAL
. Filosofia

A disciplina aborda uma introdução aos estudos de filosofia, mediante temas com presença filosófica nas suas mais variadas temporalidades e espacialidades, em especial, no contexto da contemporaneidade.

1º ano PP: segundas-feiras, das 8h00 às 11h30 e quartas-feiras das 19h00 às 22h30.

. Língua portuguesa

As várias noções de estilo; estilo e subjetividade; o conceito de ethos enunciativo; aspectos fonéticos, morfossintáticos e semânticos da língua como elementos constituidores de um estilo; estilo e estética. O processo de escolher as formas linguísticas e de atribuir-lhes um sentido revela não só a atividade de um sujeito agindo sobre a língua, mas também a configuração de um fato gerador de estilo. Essa concepção de estilo permite apontar qualidades estilísticas não apenas em textos literários, mas também em textos da mídia impressa. Formas de comunicação narrativa; elementos constituidores do processo narrativo; narrador, focalização, tempo, espaço; enunciação narrativa; a produção de sentido em textos narrativos literários, paraliterários e midiáticos; discurso narrativo como reflexo da ideologia e da cultura; análise de narrativas. A disciplina propõe-se a oferecer um construto teórico em torno das noções de narrativa, de discurso e de cultura, para que o (a) aluno (a) analise a produção de sentido e a recepção das mensagens narrativas, reveladoras do comportamento e das práticas de grupos sociais.

3º ano PP: quintas-feiras, das 8h00 às 11h30 e sextas-feiras, das 19h00 às 22h30.

. Metodologia de Pesquisa em Comunicação

Níveis de conhecimento. Construção do conhecimento científico. Método científico. Diferenças entre métodos e técnicas. Fases de uma pesquisa científica. O projeto de pesquisa: formulação do problema, revisão da literatura, levantamento de hipóteses, referencial teórico, método, cronograma e referências bibliográficas. Porém, mais do que fazer entender esses tópicos, a disciplina propõe-se a capacitar o aluno a apreender de forma clara e objetiva as questões comunicacionais e suas interfaces. Técnicas de análise de conteúdo. Normas técnicas da ABNT para elaboração de trabalhos científicos.

3ª ano JO: terças-feiras das 8h00 às 11h30 e sextas-feiras, das 19h00 às 22h30.
1º ano RP: quartas-feiras das 8h00 às 11h30 e quartas-feiras das 19h00 às 20h40.

 

RELAÇÕES PÚBLICAS

. Gestão de projetos

Por meio de aulas expositivas, leituras, debates e seminários, fornecer ao aluno conhecimento para possibilitar a compreensão do método de gestão de projetos utilizando-se dos conceitos e instrumentos, seus aspectos no ambiente corporativo e sua aplicação nas organizações vinculadas com a estratégia para assegurar o sucesso de diferentes projetos de comunicação dentro de uma organização.

4º ano RP: sextas-feiras das 8h00 às 11h30 e quartas e sextas-feiras, das 19h00 às 22h30.

. Oficinas e seminários

Por meio de aulas expositivas, leituras, debates e seminários, a disciplina tem a finalidade de aproximar a teoria das relações públicas à observação da realidade da sociedade contemporânea, com o intuito de propiciar a atualização, a discussão, a abordagem crítica e a aplicabilidade dos conhecimentos aprendidos em comunicação.

4º ano RP: segundas-feiras das 9:50 às 11:30 e das 19h00 às 22:30.

 

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

. Marketing e tópicos avançados de PP

A disciplina destina-se a apresentar os conceitos centrais do marketing até a estrutura do planejamento estratégico aos estudantes de publicidade. O Conteúdo aborda as principais teorias e metodologias de investigação e análise de marketing e seu ecossistema ambiental, explorando mercado e consumidores, o composto de marketing tradicional, de varejo e serviços até o entendimento do marketing estratégico, desde o posicionamento, o branding, briefing, finalizando no planejamento, além de explorar as tendências em marketing.

Tendências da profissão e atuação no mercado global. Novos movimentos sociais e culturais. Percepção no seu dia a dia profissional a importância de dar, permanentemente, continuidade aos estudos. Técnicas pluridisciplinares de comunicação e de difusão de informações, compreendendo a publicidade e a propaganda como negócios que pressupõem uma atitude ética e de respeito ao consumidor. Breve revisão das disciplinas do curso. Por meio de aulas expositivas, leituras, seminários, debates de questões atuais na pesquisa multisciplinar em comunicação. Possibilidades criativas com ex casperianos de sucesso (cliente, agência e veículos / Cool Hunter).

2º ano PP: quintas-feiras das 8h00 às 11h30 e das 19h00 às 22h30.
4º ano PP: terças-feiras das 9h50 às 11h30 e das 19h00 às 22h30.

. Redação publicitária e metodologia da pesquisa em PP

O Processo criativo na redação publicitária. A função do redator. Criatividade e Linguagem publicitária. Os diversos componentes do texto publicitário. Título, texto e slogan. As técnicas de redação específicas para cada modalidade do texto publicitário em mídias impressas, eletrônicas e digitais. Critérios de avaliação para o que é adequado aos desafios apresentados pelo trabalho de criar e redigir anúncios.

Estruturação de Projetos e Monografias em Comunicação: métodos, técnicas de pesquisa, planejamento e execução. Estudos de viabilidade técnica e financeira. Avaliação técnica e política. Tratamento de projetos de pesquisa cientifica. Práticas Editoriais. Elaboração de projetos em comunicação a serem executados como trabalhos de conclusão de curso (TCC) através de aulas expositivas, estudos de projetos e monografias de anos anteriores e discussão em sala de aula. Permitir a elaboração de projetos e monografias em publicidade.

Redação publicitária: 3º ano PP: segundas-feiras das 09h50 às 10h30; terças-feiras das 8h00 às 9h50 e quartas-feiras das 19h às 22h30.
Metodologia da Pesquisa: 4º ano PP: segundas-feiras das 9h50 às 11h30 e terças-feiras das 19h às 22h30.

. Designer gráfico

A disciplina de Design Gráfico capacita o aluno de graduação a aplicar a programação visual em todas as etapas de trabalho em Publicidade e Propaganda. Para isso, relaciona a comunicação social às artes gráficas, oferecendo conhecimento teórico e prático para o ofício do design. Dessa forma, capacita o aluno a desenvolver projetos visuais nas principais interfaces utilizadas em propaganda e marketing, tanto em impressos quanto em ambiente digital. O repertório teórico inclui assuntos fundamentais como identidade, tipografia, cor e hierarquia, e temas atuais como design thinking, transmídia storytelling e UX. As atividades práticas incluem a produção de peças gráficas e serão desenvolvidas nos softwares mais utilizados do mercado: Adobe Photoshop, Illustrator e InDesign, entre outros.

2º ano PP: quartas-feiras das 08h00 às 11h30 e das 19h às 22h30.

 

RÁDIO, TV E INTERNET

. Pós produção em áudio

Esta matéria capacita o aluno a trabalhar em todas as etapas de pós-produção sonora em rádio, audiovisual ou internet. Focada na prática, apresenta técnicas de sonorização audiovisual e propõe a realização um projeto de mixagem passo a passo, desde a etapa de processamento e limpeza do som até o print master, passando pela mixagem do produto em estéreo e em dolby surround. No segundo módulo, a disciplina aprofunda os conhecimentos de pós-produção sonora. Apresenta o conceito de sound design como nova competência na produção audiovisual e destaca a importância da adequação da mixagem final aos vários produtos/mídias que um mesmo projeto sonoro ou audiovisual pode gerar. Por meio da execução de projetos práticos, a matéria tem como um de seus principais objetivos habilitar o aluno a entregar ao público e aos clientes produtos finalizados segundo padrões profissionais de produção.

3º ano RTVI: sextas-feiras das 8h00 às 11h30 e das 19h00 às 22h30

 

JORNALISMO

. Radiojornalismo

Destacar aspectos históricos do desenvolvimento do jornalismo de rádio e os estudos teóricos destinados à matéria. Na sequência apresentar o universo do rádio como veículo de comunicação e mercado de trabalho revelando a realidade vivida nas redações de rádio. Neste contexto expor a variação de perfis de público de interesse de acordo com classificação social para adequação da linguagem. Dessa forma, proporcionar a compreensão dos gêneros radiofônicos jornalísticos e expor referenciais teóricos para a realização de análise crítica do radiojornalismo.

2º ano JO: terças-feiras das 8h00 às 11h30 e das 19h00 às 22h30

Os candidatos deverão preencher o formulário, anexando o link para a Plataforma Lattes e um PDF com esse currículo. A exigência mínima é titulação de mestrado e preferencialmente doutores, vivência de mercado e experiência de docência.

O processo seletivo será conduzido durante o mês de janeiro/19 e é composto pelos seguintes passos: Os candidatos com currículo selecionado passarão por entrevista (de caráter eliminatório) e por uma prova didática (apresentação de aula de 20 minutos de duração sobre tema indicado com 24 horas de antecedência). Os docentes selecionados para a vaga passarão pelo processo de contratação e iniciarão suas atividades com o encontro de planejamento.