Corpo docente da Pós-Graduação

Celso UnzelteCelso Unzelte

Jornalista e pesquisador, nasceu em São Paulo (SP), no dia 27 de fevereiro de 1968. Iniciou a carreira como repórter da revista Placar, em 1990. Especializou-se na área de esportes, com ênfase na pesquisa histórica. Foi repórter da revista esportiva Semana em Ação (que substituiu Placar) entre 1990 e 1991; editor da revista Veja Paraná (1991); de Placar (1991 a 1993 e 1997 a 2000); da editoria de esportes do jornal Notícias Populares (1993); da revista Quatro Rodas (1993 a 1997); do site Netgol.com (2000/2001); diretor da revista Varig e da revista da ABRALE (Associação Brasileira de Leucemia), em 2008. Editor do caderno Esporte, do Diário do Comércio, de 2004 a 2013. Atualmente, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde, da TV Cultura, e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Tem treze livros publicados na área esportiva. Foi consultor do Memorial do Corinthians, do Museu do Futebol do Pacaembu e co-roteirista do documentário Todo Poderoso – 100 Anos de Timão (2010).

Ver Currículo

 

cileneCilene Victor da Silva

Doutora em Saúde Pública, com tese na área de Comunicação de Riscos Ambientais e Tecnológicos, mestre em Comunicação Científica e Tecnológica e especialista em Comunicação Aplicada à Saúde, foi pesquisadora-visitante do Centro de Percepção de Riscos da Faculdade de Economia de Estocolmo, Suécia, e do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Münster, Alemanha. Professora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, atua como docente na área da Comunicação desde 1995. Jornalista de ciência e meio ambiente desde 1991, é editora de publicações de divulgação científica, como as revistas Com Ciência Ambiental e Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação. Como pesquisadora e consultora, tem desenvolvido atividades no campo da comunicação de riscos de desastres naturais e tecnológicos para instituições públicas, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Integração Nacional e Unesco. Desenvolve trabalhos voluntários, com destaque para a orientação para concepção de projetos de pós-graduação para ex-alunos e à realização de palestras e oficinas de capacitação de multiplicadores para instituições públicas e privadas sobre comunicação de riscos, comunicação e jornalismo ambiental, comunicação científica e jornalismo científico, desenvolvimento sustentável, informação e adaptação às mudanças climáticas.

Ver Currículo

 

Dirceu Lemos

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Santa Cecilia (1996) e especializações em Comunicação: Rádio, Televisão e Cinema (2001) pela Universidade Independente de Lisboa (Portugal), e em Produção Executiva e Gestão da Televisão (2010) pela FAAP – SP. Mestre em em Comunicação Social, com ênfase em programação de TV, e doutorando pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com ênfase em Plataformas Digitais. Produtor de TV por 19 anos, possui experiência no planejamento e na realização de programas de TV, documentários e transmissões ao vivo, na produção de locações, edição de imagens e na coordenação operacional de ilhas de edição e estúdios. Tem experiência na produção executiva de comerciais em película (16mm), na produção de curta-metragem (35mm) e na produção de RTVC em agência publicitária. Há 11 anos é docente e atualmente leciona na Faculdade Cásper Líbero e na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP).

Ver Currículo

prof. dimasDimas A. Künsch

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, USP (2004). Formado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira e em Teologia pela Universidade de Innsbruck (Áustria). É mestre em Integração da América Latina pela USP e especialista em Psicologia Junguiana pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão, do CNPq (2008), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa A Compreensão como Método, ambos do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, jornalismo, narrativas contemporâneas, teorias da comunicação, epistemologia da comunicação, pensamento da complexidade e pensamento da compreensão. É também professor da graduação (Jornalismo Opinativo) e da pós-graduação lato sensu (Mídia, Complexidade e Poder) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Comunicação: saber, arte ou ciência? (São Paulo: Plêiade, 2008), Comunicação, jornalismo e compreensão (São Paulo: Plêiade, 2010), organizada com Luís Mauro Sá Martino, e Jornalismo contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas (Salvador: Edufba, 2011), o Livro da Compós 2011, organizado com Gislene Silva, Christa Berger e Afonso Albuquerque.

Ver Currículo

 

Professor-Eduardo-Y-NunomuraEduardo Y. Nunomura

Doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados e da Escola de Comunicações e Artes da USP. Primeiro lugar no Prêmio Francisco Morel, em nível de mestrado, do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2013. Atualmente, é professor de graduação e pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero. Possui graduação em Jornalismo (1995) e em Ciência da Computação pela USP (1991), onde também cursou o bacharelado em Economia (1998). Atua como jornalista profissional por duas décadas, com passagem nos principais veículos impressos do País (Folha de S.Paulo, Veja e Estadão) e colaboração para as principais editoras do país. É editor de cultura da revista CartaCapital. Tem experiência jornalística nos assuntos ligados à cultura política, à economia, a problemas sociais, ao meio ambiente e sustentabilidade, e à cultura. Na pesquisa, trabalha com temas ligados ao jornalismo, comunicação política e opinião pública.

Ver Currículo

Professor-Eric-de-CarvalhoEric de Carvalho

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, na área de Estudo dos Meios e da Produção Mediática, seguindo a linha de pesquisa de Consumo e Usos Midiáticos nas Práticas Sociais. Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1997) e mestrado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2010). Atuou como coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Belas Artes (2014-2015), professor do curso de pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu (2017), Faculdades Oswaldo Cruz (2017), Universidade de Tocantins (2013-2015) e Instituto Mauá (2010), professor do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2014), Centro universitário Fecap (2012-2013) e Universidade de Santo Amaro (2010-2012). Foi supervisor regional de trade marketing nas Havaianas (São Paulo Alpargatas – 2008-2010), supervisor de marketing da YKK Brasil (2006-2008), coordenador de marketing da Matte Leão (Leão Jr – 2002-2006) e analista de marketing da Budweiser Brasil (Cervejaria Antarctica 1996-1997) e foi sócio-proprietário da agência de comunicação Set Brain Comunicação (1998-2002). Atualmente é e professor do curso de pós-graduação de Marketing e Comunicação Publicitária da Faculdade Cásper Líbero e leciona também nos cursos de publicidade e propaganda da faculdade Cásper Líbero, pesquisando, principalmente, os temas de: marcas, consumo, cultura, comunicação, identidade, publicidade e mídias sociais. Coordena o Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero e é editor da revista Communicare.

Ver Currículo

 

IMG_7753Helena Jacob

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre ambientes midiáticos da gastronomia. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição – também com pesquisa sobre mídia, cultura e gastronomia brasileira. Coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e professora de Jornalismo de Revista para os quartos anos. Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), atuou em diversas empresas de mídia impressa na área de design editorial, Do Lance! ao jornal Destak, passando pelas revistas Você SA e Nova Escola, da Editora Abril; Monet, da Editora Globo; e ainda jornal Valor Econômico. Atuou como repórter especial na revista Forbes, jornal Gazeta Mercantil e veículos customizados. Desenvolve atualmente trabalhos autônomos de geração de conteúdo e de criação de projetos gráficos. Participa dos grupos de pesquisas ESPAAC (Espaço-Cultura-Visualidade), da PUC-SP, e do GECCO (Comunicação, Cultura e Entretenimento), da ESPM. Em ambos desenvolve pesquisas sobre as linguagens do sistema cultural da comunicação.

Ver Currículo

 

IMG_9187Janaíra Dantas da Silva França

Executiva e docente na área de comunicação e marketing com trajetórias em empresas nacionais e multinacionais, Mestre em Comunicação Digital pela Faculdade Cásper Líbero (SP), especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo ICPG (SC) e Bacharel em Administração de Empresas pela Uniasselvi (SC), com vários cursos complementares na área de Marketing e Comunicação. Atuou como Gerente de Comunicação e Marketing da FGV (SP) e como Coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais no Senac em São José dos Campos (SP). Foi Professora nos cursos de pós-graduação e graduação da Fundação Getúlio Vargas (RJ e SP). Atualmente é professora convidada no curso de pós-graduação em Comunicação Estratégica e Relações Públicas na USP e professora titular na Faculdade Cásper Líbero (SP), nas disciplinas de Marketing e Ética dos cursos de Publicidade e Propaganda e RTVI. Atuou como professora na Unifieo no curso de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Comunicação Digital. É sócia-diretora da Athenah Desenvolvimento Humano e Organizacional (SP). Colaboradora dos portais de conteúdo Digitais do Marketing escrevendo sobre estratégias de comunicação digital, marketing digital e social media e a relação homem e tecnologia, autora de artigos para web sobre consumo, branding, publicidade, comunicação digital mídias sociais. Pesquisadora do comportamento de consumo nas mídias sociais e novas práticas comunicacionais mediadas pela tecnologia e Internet.

Ver Currículo

 

José Eugenio Menezes

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) é formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP) e em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, do CNPq (2008), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Ecologia da Comunicação, ambos do Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, atuando nas seguintes áreas: comunicação, teoria da comunicação, cultura do ouvir, ecologia da comunicação, rádio, áudio, escalada da abstração, narrativa, jornalismo e cultura de rede. É professor da graduação (Teoria da Comunicação) e da pós-graduação lato sensu (Metodologia e Teorias da Comunicação) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área: Rádio e cidade: vínculos sonoros (São Paulo: Annablume, 2007), Processos e produtos midiáticos (São Paulo: Plêiade, 2010), organizada com Luís Mauro Sá Martino, e Comunicação e cultura do ouvir (São Paulo: Plêiade, 2012), organizada com Marcelo Cardoso.

Ver Currículo

 

João Riva

Profissional com ampla vivência em trade e marketing, é sócio da DuoVozz Inteligência. Antes atuou na direção de marketing do Grupo Runner, e no Trade do Grupo Schincariol. Com vivencia em agências de comunicação, tem passagem pelo Banco de Eventos, Dabster, Grupo Fischer América, entre outros. Formado em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero, pós-graduado em Comunicação com o Mercado pela ESPM e mestrando em Comunicação Contemporânea também pela Cásper Líbero, é coautor dos livros “Marketing Promocional – Um Olhar Descomplicado” e “Trade Marketing – Ponto de Vista Expandidos”. É palestrante e professor de pós-graduação / MBA na FIA (Fundação Instituto de Administração), Damásio Educacional e BI Internacional, além da graduação na Cásper Líbero.

Ver Currículo

 

Julio Cesar Fernades

Pesquisador de TV e mestre em Comunicação com ênfase em televisão pela Universidade Metodista de São Paulo, com bolsa CAPES. Tem experiência em produção, programação e roteiro em rádio, televisão e mídia out of home, nas áreas de jornalismo e entretenimento. Foi diretor do programa de rádio “Recapitulando”, a respeito da história da telenovela brasileira, na Rádio Metodista On-line entre 2006 e 2008, quando recebeu o prêmio APCA, de São Paulo. Já atuou nas emissoras de TV Mundo Maior, Cultura, Bandeirantes, Sportv, Globo News e, desde 2009, está na TV Globo. Atualmente é coordenador do Jornal Hoje e do evento mensal “Bem Estar Global”, em várias cidades do País. Tem experiência em cobertura de grandes eventos como Carnaval, Eleições e Fórmula 1. Autor do livro “A memória televisiva como produto cultural: um estudo de caso das telenovelas no Canal Viva”, com prefácio de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Foi professor universitário do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), além de ministrar cursos livres no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e em Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Atualmente, é professor da Faculdade Cásper Líbero no curso de Jornalismo e da disciplina de Pós Graduação “Produção de Transmídia”. Julio também leciona nos cursos Latu Sensu (Pós Graduação) em TV na Universidade Anhembi Morumbi e da Faculdade Belas Artes.

Ver Currículo

Liraucio GirardiLiráucio Girardi Júnior

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Ciência Política pela mesma universidade. Sua dissertação de mestrado versou sobre o Sindicalismo de classe média – o sindicalismo bancário. Doutorou-se em Sociologia na Universidade de São Paulo e sua tese foi publicada sob o título Pierre Bourdieu: Questões de Sociologia e Comunicação, pela editora Annablume em co-edição com a FAPESP. Foi pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero e publicou diversos artigos acadêmicos na área de Sociologia, Estudos Culturais, Cultura de Consumo e Cultura de Rede. Participou do grupo de pesquisa “Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede” na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, onde desenvolveu estudos sobre as às “Novas Tecnologias e Cultura de Rede”. Lecionou Sociologia das Redes Sociais no curso de pós-graduação da Faculdade Belas Artes. Desde 1993 leciona a disciplina Sociologia Geral e da Comunicação na Faculdade Cásper Líbero. É também professor dessa disciplina nos cursos de Comunicação Social da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 1997.

Ver Currículo

Michelle PrazeresMichelle Prazeres Cunha

Doutora em Educação (USP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), é jornalista formada pelo Centro Universitário da Cidade, com especialização em Jornalismo Online na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na Cásper Líbero, leciona Novas Tecnologias da Comunicação no curso de Jornalismo. É especialista em projetos educativos com uso de tecnologias digitais e em projetos de comunicação e tecnologias para a ação social e os direitos humanos. Nestes campos, é autora e coautora de publicações como: Um mundo de mídia: diálogos sobre comunicação e participação (Editora Global, 2009), A sociedade ocupa a TV: o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia (Intervozes, 2007); Contribuições para a construção de indicadores do Direito à Comunicação (Intervozes, 2010) e Inovação tecnoeducativa: Um olhar para projetos brasileiros (Fundação Telefônica e OEI, 2011).

Ver Currículo

 

Pedro-NogueiraPedro Nogueira

Formado em Comunicação com ênfase em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em gestão estratégica de negócios pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em comunicação pela própria Cásper Líbero. Há 10 anos no mercado segurador, foi responsável pela gerência de planejamento e estratégia e liderou a implementação de modelos de excelência em gestão, por meio da ISO 9001 e do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ. Responsável pelo planejamento estratégico anual utilizava ferramentas como: BSC, Estratégia do Oceano Azul, Análise das cinco Forças da Indústria, dentre outras. Desde 2009 gerencia a área de Marketing Digital, sendo responsável pela reputação digital de duas marcas globais, o BB Seguros e a MAPFRE Seguros além de ser professor da Faculdade Cásper Líbero onde ministra aulas de estratégia, marketing e administração. Em 2014 decidiu empreender e fundou sua própria produtora de conteúdo digital.

Ver Currículo

 

Pedro-OrtizPedro Ortiz

Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, documentarista e diretor de TV. Mestre e Doutor em Integração da América Latina – Área de Comunicação e Cultura, pela Universidade de São Paulo (PROLAM-USP). Diretor-geral da TV USP e do Canal Universitário de São Paulo (CNU). Vice-presidente da ABTU – Associação Brasileira de Televisão Universitária. Pesquisador-doutor associado ao LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Depto.de História – FFLCH/USP). Professor de Telejornalismo do curso de graduação em Jornalismo e Professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Jornalismo, da Faculdade Cásper Líbero (SP). Pesquisador junto ao Centro Interdisciplinar de Pesquisas da Faculdade Cásper Líbero e integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão (FCL). Coordenador do Módulo Amazônia do Projeto Repórter do Futuro. Foi correspondente na América Latina da agência-cooperativa de jornalistas Acopi, de Buenos Aires, realizando coberturas e reportagens especiais no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru e México para jornais, revistas, emissoras de rádio e produtoras de TV destes países. Trabalhou para Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e TV Bandeirantes, além de produtoras independentes de TV e documentários, no Brasil e no exterior. Atuação/Pesquisa em Comunicação Pública, TVs Públicas, TVs Universitárias, TV Digital, Telejornalismo, Jornalismo Audiovisual, Mídias Digitais, Documentário (Cinema, TV e Web), Reportagem Especial e Multimídia, Internet e Movimentos Sociais, América Latina, Amazônia, Povos Indígenas.

Ver Currículo

Roberta-BrandeliseRoberta Brandalise

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). É jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atua principalmente nas áreas de ensino e pesquisa. De 2004 a 2009, foi professora conferencista do Centro de Comunicação e Artes (CCA), da ECA/USP. Entre 2012 e 2013, foi orientadora no curso de Especialização Mídias na Educação, oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA/USP e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na Faculdade Cásper Líbero (FCL), é professora dos cursos de graduação e pós-graduação e atua especialmente na área de Metodologia e Teorias da Comunicação . Há mais de uma década, estuda a participação da televisão brasileira nas relações sociais e culturais que se dão entre brasileiros e outros povos latino-americanos, em regiões de contato intercultural como as fronteiras entre países. Atenta as aproximações entre a Antropologia Cultural e Visual, a Sociologia da Cultura, a Educação e os Estudos Culturais Britânicos e Latino Americanos no campo da Comunicação. Orienta pesquisas que são engendradas nas interfaces entre comunicação e cultura, comunicação e consumo, e comunicação e educação. Investiga as relações de poder na formação discursiva das narrativas midiáticas de gêneros variados e nos processos de recepção; a inter-relação entre as representações sociais e as midiáticas; a articulação de identidades culturais da mídia; a manutenção e a ruptura de estereótipos e preconceitos nos diversos produtos midiáticos.

Ver Currículo

 

DSC_0311_OKRoberto Chiachiri

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2008). Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUC/SP. É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Lidera o Grupo de Pesquisa Linguagens e Tecnologias Comunicacionais: Integração e Exclusão – InEx, do CNPq (2012), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Tecnologias Digitais: Tempo e Linguagem, ambos do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, comunicação, publicidade, Peirce, sugestão na publicidade, imagens gastronômicas. É também professor da graduação (Ética e Legislação Publicitária) e da pós-graduação lato sensu (Semiótica e Eficácia da Comunicação) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Estratégias de sugestão na publicidade: uma análise semiótica (São Paulo: Academia Editorial, 2007), O poder sugestivo da publicidade: uma análise semiótica (São Paulo: Cengage Learning, 2010) e Comunicação, cultura de rede e jornalismo (São Paulo: Almedina, 2012), organizada com Dulcilia Buitoni.

Ver Currículo

 

Sergio Andreucci

Doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas(1998), Especialista em Administração em Marketing pela FECAP (1993). Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Professor decano do curso de graduação em Relações Públicas (1994) e professor de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. Professor convidado dos cursos de Pós-Gradução Lato Sensu em Comunicação e Marketing e de Comunicação Política da ECA/USP (2002). Professor pesquisador do CIP -Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero. Diretor da agência de comunicação – Andreucci Comunicação. Especialista em Gerenciamento de Crises, Projetos Socioeducacionais e de Markenting Cultural.

Ver Currículo

 

Viviane Mansi

Viviane é mestre em Comunicação (Faculdade Cásper Líbero) e pós-graduada em Liderança (Fundação Dom Cabral) e em Negócios (CEAG – Fundação Getúlio Vargas). Depois de mais de 15 anos trabalhando em indústria farmacêutica com relações governamentais e comunicação, em 2014 Viviane integrou o time de América Latina da GE como gerente de comunicação e public affairs para o Brasil e em 2015 assumiu a posição de gerente global de Comunicação Interna e Marca Corporativa para a Votorantim Cimentos. Viviane é professora na Faculdade Cásper Líbero e na Fundação Dom Cabral. Tem dez livros publicados, de autoria própria, como organizadora e como articulista. Publica regularmente no LinkedIn.

Ver Currículo

Welington AndradeWelington Andrade

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira. Desde 1997, é professor da Faculdade Cásper Líbero. Organizou o livro Imagens da era Vargas: artigos, fábulas e memórias (Sesc-SP, 2004) e coordenou a coleção Clássicos adaptados, da Editora Larousse do Brasil (2005-2006). Foi curador dos projetos “Bernard Shaw, Um Porto de Passagem” (Sesc Vila Mariana, 2004), “Vigília Literária” (Instituto Itaú Cultural, 2005) e “Em Cena, Ações! – Leituras Cênicas e Musicais” (Sesc Ipiranga, 2005-2006). Em 2010, foi professor-palestrante da disciplina História do Teatro no curso de Artes Cênicas da ECA-USP. É autor de um dos capítulos da História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas (Editora Perspectiva/Edições Sesc-SP, 2013) e colunista de teatro da revista Cult.

Ver Currículo