Corpo docente da Pós-Graduação

Celso UnzelteCelso Unzelte

Jornalista e pesquisador, nasceu em São Paulo (SP), no dia 27 de fevereiro de 1968. Iniciou a carreira como repórter da revista Placar, em 1990. Especializou-se na área de esportes, com ênfase na pesquisa histórica. Foi repórter da revista esportiva Semana em Ação (que substituiu Placar) entre 1990 e 1991; editor da revista Veja Paraná (1991); de Placar (1991 a 1993 e 1997 a 2000); da editoria de esportes do jornal Notícias Populares (1993); da revista Quatro Rodas (1993 a 1997); do site Netgol.com (2000/2001); diretor da revista Varig e da revista da ABRALE (Associação Brasileira de Leucemia), em 2008. Editor do caderno Esporte, do Diário do Comércio, de 2004 a 2013. Atualmente, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde, da TV Cultura, e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Tem treze livros publicados na área esportiva. Foi consultor do Memorial do Corinthians, do Museu do Futebol do Pacaembu e co-roteirista do documentário Todo Poderoso – 100 Anos de Timão (2010).

Ver Currículo

 

cileneCilene Victor da Silva

Doutora em Saúde Pública, com tese na área de Comunicação de Riscos Ambientais e Tecnológicos, mestre em Comunicação Científica e Tecnológica e especialista em Comunicação Aplicada à Saúde, foi pesquisadora-visitante do Centro de Percepção de Riscos da Faculdade de Economia de Estocolmo, Suécia, e do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Münster, Alemanha. Professora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, e coordenadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero, atua como docente na área da Comunicação desde 1995. Jornalista de ciência e meio ambiente desde 1991, é editora de publicações de divulgação científica, como as revistas Com Ciência Ambiental e Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação. Como pesquisadora e consultora, tem desenvolvido atividades no campo da comunicação de riscos de desastres naturais e tecnológicos para instituições públicas, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Integração Nacional e Unesco. Desenvolve trabalhos voluntários, com destaque para a orientação para concepção de projetos de pós-graduação para ex-alunos e à realização de palestras e oficinas de capacitação de multiplicadores para instituições públicas e privadas sobre comunicação de riscos, comunicação e jornalismo ambiental, comunicação científica e jornalismo científico, desenvolvimento sustentável, informação e adaptação às mudanças climáticas.
Ver Currículo

prof. dimasDimas A. Künsch

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, USP (2004). Formado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira e em Teologia pela Universidade de Innsbruck (Áustria). É mestre em Integração da América Latina pela USP e especialista em Psicologia Junguiana pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão, do CNPq (2008), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa A Compreensão como Método, ambos do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, jornalismo, narrativas contemporâneas, teorias da comunicação, epistemologia da comunicação, pensamento da complexidade e pensamento da compreensão. É também professor da graduação (Jornalismo Opinativo) e da pós-graduação lato sensu (Mídia, Complexidade e Poder) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Comunicação: saber, arte ou ciência? (São Paulo: Plêiade, 2008), Comunicação, jornalismo e compreensão (São Paulo: Plêiade, 2010), organizada com Luís Mauro Sá Martino, e Jornalismo contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas (Salvador: Edufba, 2011), o Livro da Compós 2011, organizado com Gislene Silva, Christa Berger e Afonso Albuquerque.

Ver Currículo

 

Professor-Eduardo-Y-NunomuraEduardo Y. Nunomura

É professor da Faculdade Cásper Líbero, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, formado em Ciência da Computação também pela USP, atua como jornalista desde 1992 e já trabalhou nos jornais O Estado de São Paulo e Folha de S.Paulo e na revista Veja. Atualmente, edita o site Farofafá/Carta Capital.

Ver Currículo

Professor-Eric-de-CarvalhoEric de Carvalho

Doutorando na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, na área de Estudo dos Meios e da Produção Mediática, seguindo a linha de pesquisa de Consumo e Usos Midiáticos nas Práticas Sociais, possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1997) e mestrado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2010). Atuou como supervisor regional de trade marketing nas Havaianas (São Paulo Alpargatas – 2008-2010), supervisor de marketing da YKK Brasil (2006-2008), coordenador de marketing da Matte Leão (Leão Jr – 2002-2006), analista de marketing da Budweiser Brasil (Cervejaria Antarctica 1996-1997) e foi sócio-proprietário da agência de comunicação Set Brain Comunicação (1998-2002). Leciona a disciplina de Pesquisa de Mercado na graduação de Publicidade e Propaganda na Cásper Líbero. Leciona na pós-graduação de Marketing da Universidade de Tocantins e também nos cursos de Publicidade e Propaganda das faculdades Belas Artes e Centro Universitário Fecap, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, cultura, comunicação, identidade, imagem, publicidade e mídias sociais.

Ver Currículo

 

IMG_7753Helena Jacob

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre ambientes midiáticos da gastronomia. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição – também com pesquisa sobre mídia, cultura e gastronomia brasileira. Coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e professora de Jornalismo de Revista para os quartos anos. Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), atuou em diversas empresas de mídia impressa na área de design editorial, Do Lance! ao jornal Destak, passando pelas revistas Você SA e Nova Escola, da Editora Abril; Monet, da Editora Globo; e ainda jornal Valor Econômico. Atuou como repórter especial na revista Forbes, jornal Gazeta Mercantil e veículos customizados. Desenvolve atualmente trabalhos autônomos de geração de conteúdo e de criação de projetos gráficos. Participa dos grupos de pesquisas ESPAAC (Espaço-Cultura-Visualidade), da PUC-SP, e do GECCO (Comunicação, Cultura e Entretenimento), da ESPM. Em ambos desenvolve pesquisas sobre as linguagens do sistema cultural da comunicação.

Ver Currículo

 

IMG_9187Janaíra Dantas da Silva França

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) é formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP) e em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, do CNPq (2008), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Ecologia da Comunicação, ambos do Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, atuando nas seguintes áreas: comunicação, teoria da comunicação, cultura do ouvir, ecologia da comunicação, rádio, áudio, escalada da abstração, narrativa, jornalismo e cultura de rede. É professor da graduação (Teoria da Comunicação) e da pós-graduação lato sensu (Metodologia e Teorias da Comunicação) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área: Rádio e cidade: vínculos sonoros (São Paulo: Annablume, 2007), Processos e produtos midiáticos (São Paulo: Plêiade, 2010), organizada com Luís Mauro Sá Martino, e Comunicação e cultura do ouvir (São Paulo: Plêiade, 2012), organizada com Marcelo Cardoso.

Ver Currículo

 

prof. josé eugenioJosé Eugenio Menezes

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) é formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP) e em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, do CNPq (2008), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Ecologia da Comunicação, ambos do Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, atuando nas seguintes áreas: comunicação, teoria da comunicação, cultura do ouvir, ecologia da comunicação, rádio, áudio, escalada da abstração, narrativa, jornalismo e cultura de rede. É professor da graduação (Teoria da Comunicação) e da pós-graduação lato sensu (Metodologia e Teorias da Comunicação) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área: Rádio e cidade: vínculos sonoros (São Paulo: Annablume, 2007), Processos e produtos midiáticos (São Paulo: Plêiade, 2010), organizada com Luís Mauro Sá Martino, e Comunicação e cultura do ouvir (São Paulo: Plêiade, 2012), organizada com Marcelo Cardoso.

Ver Currículo

 

Liraucio GirardiLiráucio Girardi Júnior

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Ciência Política pela mesma universidade. Sua dissertação de mestrado versou sobre o Sindicalismo de classe média – o sindicalismo bancário. Doutorou-se em Sociologia na Universidade de São Paulo e sua tese foi publicada sob o título Pierre Bourdieu: Questões de Sociologia e Comunicação, pela editora Annablume em co-edição com a FAPESP. Foi pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero e publicou diversos artigos acadêmicos na área de Sociologia, Estudos Culturais, Cultura de Consumo e Cultura de Rede. Participou do grupo de pesquisa “Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede” na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, onde desenvolveu estudos sobre as às “Novas Tecnologias e Cultura de Rede”. Lecionou Sociologia das Redes Sociais no curso de pós-graduação da Faculdade Belas Artes. Desde 1993 leciona a disciplina Sociologia Geral e da Comunicação na Faculdade Cásper Líbero. É também professor dessa disciplina nos cursos de Comunicação Social da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 1997.

Ver Currículo

Michelle PrazeresMichelle Prazeres Cunha

Doutora em Educação (USP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), é jornalista formada pelo Centro Universitário da Cidade, com especialização em Jornalismo Online na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na Cásper Líbero, leciona Novas Tecnologias da Comunicação no curso de Jornalismo. É especialista em projetos educativos com uso de tecnologias digitais e em projetos de comunicação e tecnologias para a ação social e os direitos humanos. Nestes campos, é autora e coautora de publicações como: Um mundo de mídia: diálogos sobre comunicação e participação (Editora Global, 2009), A sociedade ocupa a TV: o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia (Intervozes, 2007); Contribuições para a construção de indicadores do Direito à Comunicação (Intervozes, 2010) e Inovação tecnoeducativa: Um olhar para projetos brasileiros (Fundação Telefônica e OEI, 2011).

Ver Currículo

 

Pedro-NogueiraPedro Nogueira

Formado em Comunicação com ênfase em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em gestão estratégica de negócios pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em comunicação pela própria Cásper Líbero. Há 10 anos no mercado segurador, foi responsável pela gerência de planejamento e estratégia e liderou a implementação de modelos de excelência em gestão, por meio da ISO 9001 e do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ. Responsável pelo planejamento estratégico anual utilizava ferramentas como: BSC, Estratégia do Oceano Azul, Análise das cinco Forças da Indústria, dentre outras. Desde 2009 gerencia a área de Marketing Digital, sendo responsável pela reputação digital de duas marcas globais, o BB Seguros e a MAPFRE Seguros além de ser professor da Faculdade Cásper Líbero onde ministra aulas de estratégia, marketing e administração. Em 2014 decidiu empreender e fundou sua própria produtora de conteúdo digital.

Ver Currículo

 

Pedro-OrtizPedro Ortiz

Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, documentarista e diretor de TV. Mestre e Doutor em Integração da América Latina – Área de Comunicação e Cultura, pela Universidade de São Paulo (PROLAM-USP). Diretor-geral da TV USP e do Canal Universitário de São Paulo (CNU). Vice-presidente da ABTU – Associação Brasileira de Televisão Universitária. Pesquisador-doutor associado ao LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Depto.de História – FFLCH/USP). Professor de Telejornalismo do curso de graduação em Jornalismo e Professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Jornalismo, da Faculdade Cásper Líbero (SP). Pesquisador junto ao Centro Interdisciplinar de Pesquisas da Faculdade Cásper Líbero e integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão (FCL). Coordenador do Módulo Amazônia do Projeto Repórter do Futuro. Foi correspondente na América Latina da agência-cooperativa de jornalistas Acopi, de Buenos Aires, realizando coberturas e reportagens especiais no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru e México para jornais, revistas, emissoras de rádio e produtoras de TV destes países. Trabalhou para Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e TV Bandeirantes, além de produtoras independentes de TV e documentários, no Brasil e no exterior. Atuação/Pesquisa em Comunicação Pública, TVs Públicas, TVs Universitárias, TV Digital, Telejornalismo, Jornalismo Audiovisual, Mídias Digitais, Documentário (Cinema, TV e Web), Reportagem Especial e Multimídia, Internet e Movimentos Sociais, América Latina, Amazônia, Povos Indígenas.

Ver Currículo

Roberta-BrandeliseRoberta Brandalise

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). É jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atua principalmente nas áreas de ensino e pesquisa. De 2004 a 2009, foi professora conferencista do Centro de Comunicação e Artes (CCA), da ECA/USP. Entre 2012 e 2013, foi orientadora no curso de Especialização Mídias na Educação, oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA/USP e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na Faculdade Cásper Líbero (FCL), é professora dos cursos de graduação e pós-graduação e atua especialmente na área de Metodologia e Teorias da Comunicação . Há mais de uma década, estuda a participação da televisão brasileira nas relações sociais e culturais que se dão entre brasileiros e outros povos latino-americanos, em regiões de contato intercultural como as fronteiras entre países. Atenta as aproximações entre a Antropologia Cultural e Visual, a Sociologia da Cultura, a Educação e os Estudos Culturais Britânicos e Latino Americanos no campo da Comunicação. Orienta pesquisas que são engendradas nas interfaces entre comunicação e cultura, comunicação e consumo, e comunicação e educação. Investiga as relações de poder na formação discursiva das narrativas midiáticas de gêneros variados e nos processos de recepção; a inter-relação entre as representações sociais e as midiáticas; a articulação de identidades culturais da mídia; a manutenção e a ruptura de estereótipos e preconceitos nos diversos produtos midiáticos.

Ver Currículo

 

DSC_0311_OKRoberto Chiachiri

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2008). Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUC/SP. É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Lidera o Grupo de Pesquisa Linguagens e Tecnologias Comunicacionais: Integração e Exclusão – InEx, do CNPq (2012), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Tecnologias Digitais: Tempo e Linguagem, ambos do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, comunicação, publicidade, Peirce, sugestão na publicidade, imagens gastronômicas. É também professor da graduação (Ética e Legislação Publicitária) e da pós-graduação lato sensu (Semiótica e Eficácia da Comunicação) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Estratégias de sugestão na publicidade: uma análise semiótica (São Paulo: Academia Editorial, 2007), O poder sugestivo da publicidade: uma análise semiótica (São Paulo: Cengage Learning, 2010) e Comunicação, cultura de rede e jornalismo (São Paulo: Almedina, 2012), organizada com Dulcilia Buitoni.

Ver Currículo

 

prof-andreucciSergio Andreucci

Relações Públicas (Cásper Líbero – 1990), pós-graduado em Marketing pela FECAP (1992), Especialista em Gestão pela Qualidade – UFMG (1996), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV (1998) e Mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero (2006). Professor decano e atual coordenador do Curso de RP da Faculdade Cásper Líbero (1994), professor do Curso de pós-graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, professor convidado do Curso de pós-graduação de Marketing Político e de Comunicação e Marketing da ECA / USP (2004). Professor convidado dos cursos de pós-graduação em comunicação da FIA e Universidade do Contestado – SC (2011). Foi coordenador do Curso de Comunicação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal (2001-2006), professor de Administração Publicitária do Unisal (2001-2006), professor do Curso de Pós-Graduação em Comunicação Empresarial da ESPM (1998 -1999), Sócio participante do Clube de Criação de São Paulo, trabalhou como Relações Públicas, Gerente de Marketing, Gerente de Comunicação e Diretor de Marketing em empresas dos setores público e privado. Consultor de comunicação da Duke Energy International, EDP – Energias de Portugal, Andritz Hydro Inepar e Bridgestone. É sócio-diretor da Andreucci Comunicação, empresa fundada há 14 anos.

Ver Currículo

 

Viviane MansiViviane Mansi

Relações Públicas formada pela Cásper Líbero, pós-graduada em Liderança pela Fundação Dom Cabral e em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Depois de mais de 15 anos trabalhando em indústria farmacêutica, em 2014 Viviane integrou o time de América Latina da GE como gerente de comunicação e public affairs para o Brasil. Atualmente responde pela Comunicação Interna Global da Votorantim Cimentos. Viviane também é professora de Comunicação Pública e de Planejamento de Comunicação e Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, respectivamente na graduação e na pós-graduação, e de Gestão de Ativos Intangíveis na pós-graduação da Fundação Dom Cabral. Entre os reconhecimentos que já recebeu se destacam dois prêmios Opinião Pública (gerenciamento de crise e orientação de projeto experimental) e o Prêmio USP de Comunicação (com o case de gestão integrada de projetos ambientais). Em 2013 publicou o livro “Comunicação com Empregados – a Comunicação Interna sem fronteira”, em parceria com Thatiana Cappellano e Bruno Carramenha. Publica regularmente no blog Comunicação com funcionário.

Ver Currículo

Welington AndradeWelington Andrade

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira. Desde 1997, é professor da Faculdade Cásper Líbero. Organizou o livro Imagens da era Vargas: artigos, fábulas e memórias (Sesc-SP, 2004) e coordenou a coleção Clássicos adaptados, da Editora Larousse do Brasil (2005-2006). Foi curador dos projetos “Bernard Shaw, Um Porto de Passagem” (Sesc Vila Mariana, 2004), “Vigília Literária” (Instituto Itaú Cultural, 2005) e “Em Cena, Ações! – Leituras Cênicas e Musicais” (Sesc Ipiranga, 2005-2006). Em 2010, foi professor-palestrante da disciplina História do Teatro no curso de Artes Cênicas da ECA-USP. É autor de um dos capítulos da História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas (Editora Perspectiva/Edições Sesc-SP, 2013) e colunista de teatro da revista Cult.

Ver Currículo