Corpo docente da Pós-Graduação

Celso UnzelteCarlos João de Menezes Riva

Profissional com ampla vivência em trade e marketing, é sócio da DuoVozz Inteligência. Antes atuou na direção de marketing do Grupo Runner, e no Trade do Grupo Schincariol. Com vivencia em agências de comunicação, tem passagem pelo Banco de Eventos, Dabster, Grupo Fischer América, entre outros. Formado em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero, pós-graduado em Comunicação com o Mercado pela ESPM e mestrando em Comunicação Contemporânea também pela Cásper Líbero, é coautor dos livros “Marketing Promocional – Um Olhar Descomplicado” e “Trade Marketing – Ponto de Vista Expandidos”. É palestrante e professor de pós-graduação / MBA na FIA (Fundação Instituto de Administração), Damásio Educacional e BI Internacional, além da graduação na Cásper Líbero.

Ver Currículo

 

Celso UnzelteCelso Unzelte

Jornalista e pesquisador, nasceu em São Paulo (SP), no dia 27 de fevereiro de 1968. Iniciou a carreira como repórter da revista Placar, em 1990. Especializou-se na área de esportes, com ênfase na pesquisa histórica. Foi repórter da revista esportiva Semana em Ação (que substituiu Placar) entre 1990 e 1991; editor da revista Veja Paraná (1991); de Placar (1991 a 1993 e 1997 a 2000); da editoria de esportes do jornal Notícias Populares (1993); da revista Quatro Rodas (1993 a 1997); do site Netgol.com (2000/2001); diretor da revista Varig e da revista da ABRALE (Associação Brasileira de Leucemia), em 2008. Editor do caderno Esporte, do Diário do Comércio, de 2004 a 2013. Atualmente, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde, da TV Cultura, e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Tem treze livros publicados na área esportiva. Foi consultor do Memorial do Corinthians, do Museu do Futebol do Pacaembu e co-roteirista do documentário Todo Poderoso – 100 Anos de Timão (2010).

Ver Currículo

 

Dirceu Lemos

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Santa Cecilia (1996) e especializações em Comunicação: Rádio, Televisão e Cinema (2001) pela Universidade Independente de Lisboa (Portugal), e em Produção Executiva e Gestão da Televisão (2010) pela FAAP – SP. Mestre em em Comunicação Social, com ênfase em programação de TV, e doutorando pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com ênfase em Plataformas Digitais. Produtor de TV por 19 anos, possui experiência no planejamento e na realização de programas de TV, documentários e transmissões ao vivo, na produção de locações, edição de imagens e na coordenação operacional de ilhas de edição e estúdios. Tem experiência na produção executiva de comerciais em película (16mm), na produção de curta-metragem (35mm) e na produção de RTVC em agência publicitária. Há 11 anos é docente e atualmente leciona na Faculdade Cásper Líbero e na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP).

Ver Currículo

Professor-Eduardo-Y-NunomuraEduardo Y. Nunomura

Doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados e da Escola de Comunicações e Artes da USP. Primeiro lugar no Prêmio Francisco Morel, em nível de mestrado, do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2013. Atualmente, é professor de graduação e pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero. Possui graduação em Jornalismo (1995) e em Ciência da Computação pela USP (1991), onde também cursou o bacharelado em Economia (1998). Atua como jornalista profissional por duas décadas, com passagem nos principais veículos impressos do País (Folha de S.Paulo, Veja e Estadão) e colaboração para as principais editoras do país. É editor de cultura da revista CartaCapital. Tem experiência jornalística nos assuntos ligados à cultura política, à economia, a problemas sociais, ao meio ambiente e sustentabilidade, e à cultura. Na pesquisa, trabalha com temas ligados ao jornalismo, comunicação política e opinião pública.

Ver Currículo

 

Professor-Eric-de-CarvalhoEric de Carvalho

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, na área de Estudo dos Meios e da Produção Mediática, seguindo a linha de pesquisa de Consumo e Usos Midiáticos nas Práticas Sociais. Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1997) e mestrado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2010). Atuou como coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Belas Artes (2014-2015), professor do curso de pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu (2017), Faculdades Oswaldo Cruz (2017), Universidade de Tocantins (2013-2015) e Instituto Mauá (2010), professor do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2014), Centro universitário Fecap (2012-2013) e Universidade de Santo Amaro (2010-2012). Foi supervisor regional de trade marketing nas Havaianas (São Paulo Alpargatas – 2008-2010), supervisor de marketing da YKK Brasil (2006-2008), coordenador de marketing da Matte Leão (Leão Jr – 2002-2006) e analista de marketing da Budweiser Brasil (Cervejaria Antarctica 1996-1997) e foi sócio-proprietário da agência de comunicação Set Brain Comunicação (1998-2002). Atualmente é e professor do curso de pós-graduação de Marketing e Comunicação Publicitária da Faculdade Cásper Líbero e leciona também nos cursos de publicidade e propaganda da faculdade Cásper Líbero, pesquisando, principalmente, os temas de: marcas, consumo, cultura, comunicação, identidade, publicidade e mídias sociais. Coordena o Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero e é editor da revista Communicare.

Ver Currículo

 

IMG_9187Fabio Caim Viana

Doutor em Comunicação e Semiótica, com a tese defendida em 2008 pelo programa da PUCSP; Mestre em Comunicação e Mercado e Especialista em Teorias e Técnicas da Comunicação, sendo ambos pela Cásper Líbero. Além disso, é publicitário com experiência em consultorias na área de comunicação, branding e semiótica. Possui, também, experiência na área de gestão acadêmica tendo sido coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Tecnologia em Produção Publicitária da Universidade Nove de Julho, por mais de 5 anos. Em 2014 concluiu sua formação em psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos, com vistas a aprofundar suas pesquisas que estão na interface entre comunicação, semiótica, psicanálise, masculino e publicidade.

Ver Currículo

 

Else Lemos Inácio Pereira

Doutora (ECA/USP; 2017) e mestre (ECA/USP; 2003) em Ciências da Comunicação. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal de Goiás (1996), com especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP; 2001) e em Gestão da Comunicação Digital (ECA-USP; 2011). Ampla experiência profissional em Comunicação Institucional/Corporativa, Educação e Produção Editorial. Professora adjunta na Faculdade Cásper Líbero, sendo responsável pelas disciplinas Técnicas de Redação em Relações Públicas I e II, bem como orientadora de trabalhos de conclusão de curso. Sua pesquisa tem como ênfase relações públicas como disciplina, carreira em relações públicas, comunicação digital e cultura promocional, e ensino de comunicação e relações públicas.

Ver Currículo

 

IMG_7753Helena Jacob

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre ambientes midiáticos da gastronomia. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição – também com pesquisa sobre mídia, cultura e gastronomia brasileira. Coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e professora de Jornalismo de Revista para os quartos anos. Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), atuou em diversas empresas de mídia impressa na área de design editorial, Do Lance! ao jornal Destak, passando pelas revistas Você SA e Nova Escola, da Editora Abril; Monet, da Editora Globo; e ainda jornal Valor Econômico. Atuou como repórter especial na revista Forbes, jornal Gazeta Mercantil e veículos customizados. Desenvolve atualmente trabalhos autônomos de geração de conteúdo e de criação de projetos gráficos. Participa dos grupos de pesquisas ESPAAC (Espaço-Cultura-Visualidade), da PUC-SP, e do GECCO (Comunicação, Cultura e Entretenimento), da ESPM. Em ambos desenvolve pesquisas sobre as linguagens do sistema cultural da comunicação.

Ver Currículo

 

Julio Cesar Fernandes

Pesquisador de TV e mestre em Comunicação com ênfase em televisão pela Universidade Metodista de São Paulo, com bolsa CAPES. Tem experiência em produção, programação e roteiro em rádio, televisão e mídia out of home, nas áreas de jornalismo e entretenimento. Foi diretor do programa de rádio “Recapitulando”, a respeito da história da telenovela brasileira, na Rádio Metodista On-line entre 2006 e 2008, quando recebeu o prêmio APCA, de São Paulo. Já atuou nas emissoras de TV Mundo Maior, Cultura, Bandeirantes, Sportv, Globo News e, desde 2009, está na TV Globo. Atualmente é coordenador do Jornal Hoje e do evento mensal “Bem Estar Global”, em várias cidades do País. Tem experiência em cobertura de grandes eventos como Carnaval, Eleições e Fórmula 1. Autor do livro “A memória televisiva como produto cultural: um estudo de caso das telenovelas no Canal Viva”, com prefácio de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Foi professor universitário do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), além de ministrar cursos livres no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e em Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Atualmente, é professor da Faculdade Cásper Líbero no curso de Jornalismo e da disciplina de Pós Graduação “Produção de Transmídia”. Julio também leciona nos cursos Latu Sensu (Pós Graduação) em TV na Universidade Anhembi Morumbi e da Faculdade Belas Artes.

Ver Currículo

Maria Cândida de Almeida CastroMaria Cândida de Almeida Castro

Mais conhecida como Cândida Almeida, graduou-se em Jornalismo pela PUC-Minas (2001). Titulou-se mestre (2004) e doutora (2009) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Suas principais pesquisas abordam as áreas de arte, design, tecnologia, comunicação digital, semiótica, teorias de sistemas, redes e mídias sociais. Atuou no estúdio de criação, REMA de-sign como sócia-fundadora e diretora de criação, onde prestou consultoria e desenvolveu projetos em design gráfico, web design, identidade visual e projetos audiovisuais, como ficções, documentários e vídeos promocionais. Atua como professora universitária nas áreas de Comunicação, Design e Arte. Atualmente, além de lecionar na Faculdade Cásper Líbero, é professora do Centro Universitário SENAC-SP e da FECAP-SP. Foi professora da PUC-SP em cursos de graduação e pós-graduação. Arrisca-se poeta para a própria sobrevivência.

Ver Currículo

 

Michelle PrazeresMichelle Prazeres Cunha

Doutora em Educação (USP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), é jornalista formada pelo Centro Universitário da Cidade, com especialização em Jornalismo Online na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na Cásper Líbero, leciona Novas Tecnologias da Comunicação no curso de Jornalismo. É especialista em projetos educativos com uso de tecnologias digitais e em projetos de comunicação e tecnologias para a ação social e os direitos humanos. Nestes campos, é autora e coautora de publicações como: Um mundo de mídia: diálogos sobre comunicação e participação (Editora Global, 2009), A sociedade ocupa a TV: o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia (Intervozes, 2007); Contribuições para a construção de indicadores do Direito à Comunicação (Intervozes, 2010) e Inovação tecnoeducativa: Um olhar para projetos brasileiros (Fundação Telefônica e OEI, 2011).

Ver Currículo

 

Pedro Arthur NogueiraPedro Arthur Nogueira

Formado em Comunicação com ênfase em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em gestão estratégica de negócios pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em comunicação pela própria Cásper Líbero. Há 10 anos no mercado segurador, foi responsável pela gerência de planejamento e estratégia e liderou a implementação de modelos de excelência em gestão, por meio da ISO 9001 e do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ. Responsável pelo planejamento estratégico anual utilizava ferramentas como: BSC, Estratégia do Oceano Azul, Análise das cinco Forças da Indústria, dentre outras. Desde 2009 gerencia a área de Marketing Digital, sendo responsável pela reputação digital de duas marcas globais, o BB Seguros e a MAPFRE Seguros além de ser professor da Faculdade Cásper Líbero onde ministra aulas de estratégia, marketing e administração. Em 2014 decidiu empreender e fundou sua própria produtora de conteúdo digital.

Ver Currículo

 

Roberta-BrandeliseRoberta Brandalise

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). É jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atua principalmente nas áreas de ensino e pesquisa. De 2004 a 2009, foi professora conferencista do Centro de Comunicação e Artes (CCA), da ECA/USP. Entre 2012 e 2013, foi orientadora no curso de Especialização Mídias na Educação, oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA/USP e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na Faculdade Cásper Líbero (FCL), é professora dos cursos de graduação e pós-graduação e atua especialmente na área de Metodologia e Teorias da Comunicação . Há mais de uma década, estuda a participação da televisão brasileira nas relações sociais e culturais que se dão entre brasileiros e outros povos latino-americanos, em regiões de contato intercultural como as fronteiras entre países. Atenta as aproximações entre a Antropologia Cultural e Visual, a Sociologia da Cultura, a Educação e os Estudos Culturais Britânicos e Latino Americanos no campo da Comunicação. Orienta pesquisas que são engendradas nas interfaces entre comunicação e cultura, comunicação e consumo, e comunicação e educação. Investiga as relações de poder na formação discursiva das narrativas midiáticas de gêneros variados e nos processos de recepção; a inter-relação entre as representações sociais e as midiáticas; a articulação de identidades culturais da mídia; a manutenção e a ruptura de estereótipos e preconceitos nos diversos produtos midiáticos.

Ver Currículo

 

Sergio José Andreucci Junior

Doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas(1998), Especialista em Administração em Marketing pela FECAP (1993). Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Professor decano do curso de graduação em Relações Públicas (1994) e professor de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. Professor convidado dos cursos de Pós-Gradução Lato Sensu em Comunicação e Marketing e de Comunicação Política da ECA/USP (2002). Professor pesquisador do CIP -Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero. Diretor da agência de comunicação – Andreucci Comunicação. Especialista em Gerenciamento de Crises, Projetos Socioeducacionais e de Markenting Cultural.

Ver Currículo

Valeria de Siqueira Castro Lopes

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP, graduada em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, é docente nos Cursos de Relações Públicas da ECA-USP e da Faculdade Cásper Líbero, professora do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP (GESTCORP-ECA/USP) e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Abrapcorp.

Ver Currículo

 

Viviane Mansi

Viviane é mestre em Comunicação (Faculdade Cásper Líbero) e pós-graduada em Liderança (Fundação Dom Cabral) e em Negócios (CEAG – Fundação Getúlio Vargas). Depois de mais de 15 anos trabalhando em indústria farmacêutica com relações governamentais e comunicação, em 2014 Viviane integrou o time de América Latina da GE como gerente de comunicação e public affairs para o Brasil e em 2015 assumiu a posição de gerente global de Comunicação Interna e Marca Corporativa para a Votorantim Cimentos. Viviane é professora na Faculdade Cásper Líbero e na Fundação Dom Cabral. Tem dez livros publicados, de autoria própria, como organizadora e como articulista. Publica regularmente no LinkedIn.

Ver Currículo

 

Welington AndradeWelington Andrade

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira. Desde 1997, é professor da Faculdade Cásper Líbero. Organizou o livro Imagens da era Vargas: artigos, fábulas e memórias (Sesc-SP, 2004) e coordenou a coleção Clássicos adaptados, da Editora Larousse do Brasil (2005-2006). Foi curador dos projetos “Bernard Shaw, Um Porto de Passagem” (Sesc Vila Mariana, 2004), “Vigília Literária” (Instituto Itaú Cultural, 2005) e “Em Cena, Ações! – Leituras Cênicas e Musicais” (Sesc Ipiranga, 2005-2006). Em 2010, foi professor-palestrante da disciplina História do Teatro no curso de Artes Cênicas da ECA-USP. É autor de um dos capítulos da História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas (Editora Perspectiva/Edições Sesc-SP, 2013) e colunista de teatro da revista Cult.

Ver Currículo