Ícone do título

Corpo Docente

Mestrado em Comunicação

Foto do Professor

Adalton Franciozo Diniz Santos

Doutor em História Econômica pela USP, com pesquisas que se concentram na economia brasileira do século XIX. Autor de artigos acadêmicos e textos para jornais e revistas.

Área de conhecimento: Jornalismo, imagem e entretenimento

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é mestre e doutor em História Econômica pela USP. Entre 1989 e 1994, viveu uma rica experiência no mercado financeiro, quando trabalhou na assessoria econômica da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). A sua paixão pelo ensino e a pesquisa o fez abraçar a docência no ensino superior desde 1995. Professor da Faculdade Cásper Líbero desde 2003, é atualmente o coordenador de ensino de Cultura Geral. Adalton transita pelas áreas de História Econômica, História Financeira e Teoria Econômica. Suas pesquisas se concentram na economia brasileira do século XIX. Com o apoio do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero, produziu uma pesquisa sobre o jornal A Província de São Paulo e o movimento separatista que se desenvolveu neste Estado nos anos finais do Império. Autor de vários artigos acadêmicos e textos para jornais e revistas, Adalton Diniz leciona economia nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Cásper Líbero, além da Faculdade de Economia da PUC/SP e no curso de MBA da Brazilian Business School.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Carlos Eduardo Souza Aguiar

Doutor em Sociologia pela Université Sorbonne Paris Cité (2015). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas (2007), Filosofia (2012) e Ciências Sociais pela USP (2020).

Área de conhecimento: Tecnologia, Organizações e Poder

Doutor em Sociologia pela Université Sorbonne Paris Cité (bolsista Capes de Doutorado Pleno no Exterior), mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (bolsista Fapesp), especialista em Ciências da Religião pela PUC-SP e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, Filosofia e Ciências Sociais pela USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero. Professor contratado do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP na especialidade de Teoria e Pesquisa em Comunicação. Professor dos cursos de comunicação social e filosofia da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom). Pesquisador associado do Centre d´Études sur l´Actuel et le Quotidien (Ceaq-Sorbonne). Áreas de interesse e atuação: filosofia da tecnologia e da comunicação, redes digitais, sociologia da comunicação e mídia e religião.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Carolina Terra

Doutora, mestre e especialista pela ECA-USP. Formada em Comunicação pela UNESP.

Área de conhecimento: Tecnologia, Organizações e Poder

Tem pós-doutorado; é doutora, mestre e especialista pela ECA-USP; pesquisadora sênior integrante do grupo de pesquisa em Comunicação Digital Com+ da ECA/USP; formada em Comunicação Social/RP, pela UNESP. Já passou por empresas como FIAT, Vivo, MercadoLivre, Agência Ideal, Garoto e Nestlé. Atualmente, é professora na graduação e na pós-graduação stricto sensu da Faculdade Cásper Líbero e de pós-graduações na ECA-USP. Profissional finalista do Prêmio Profissional de RP do Conrerp 2ª região. Autora dos livros: Blogs Corporativos, Mídias sociais e agora e Marcas Influenciadoras Digitais. É também editora do Blog RPalavreando.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Liráucio Girardi Júnior

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004). Mestre em Ciência Política pela Universidade de Campinas (1995). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (1991).

Área de conhecimento: Jornalismo, Imagem e Entretenimento

No Doutorado, seus estudos em Sociologia da Cultura e da Comunicação foram reunidos no livro “Pierre Bourdieu: questões de sociologia e comunicação”, pela editora Annablume em co-edição com a FAPESP. (2007). Em seus artigos, tem trabalhado com os seguintes eixos temáticos: 1) o lugar da informação no pensamento comunicacional contemporâneo; 2) as relações entre a Economia das Trocas Simbólicas de Bourdieu e os Estudos Culturais; 3) meios e mediações no pensamento comunicacional contemporâneo ; 4) o lugar das plataformas, dos algoritmos e dos objetos “inteligentes” na (re)configuração de novas ambiências de fruição cultural. Na graduação, leciona as disciplinas “Sociologia” e “Sociologia da Comunicação” na Faculdade Cásper Líbero (desde 1993) e na Escola da Indústria Criativa – USCS (desde 1997). Lecionou, ainda, “Teorias da Comunicação” e “Comunicação, Cultura e Sociedade” no curso de Midialogia, IA/Unicamp (2015-2016). Na pós-graduação lato sensu, leciona a disciplina “Identidades Culturais nas Representações Midiáticas”.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Luís Mauro Sá Martino

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2004). Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.

Área de conhecimento: Tecnologia, Organizações e Poder

É mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP. Lidera o Grupo de Pesquisa Mídia, Instituições e Poder Simbólico, do CNPq (2012), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Teorias da Comunicação: Processos, Instituições e Epistemologia, ambos do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da comunicação, mídia e religião, processo de produção de notícias, entretenimento e política. É também professor da graduação (Comunicação Comparada) e da pós-graduação lato sensu (Comunicação em Rede, Esfera Pública e Cibercultura) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Teoria da comunicação (Petrópolis: Vozes, 2009), Comunicação e identidade (São Paulo: Paulus, 2010) e The mediatization of religion (Londres: Ashgate, 2013).

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Marli dos Santos

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998).

Área de conhecimento: Jornalismo, Imagem e Entretenimento

Estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás, UFG, com a supervisão da profa. Dra. Ana Carolina Rocha Pessoa Temer. Líder do Grupo de Pesquisa EMANCIPA-JOR – Jornalismo contemporâneo: práticas para emancipação social na cultura tecnológica, ligado à Rede Nacional de Combate à Desinformação – RNCD. Coordenadora do GT Estudios sobre periodismo da ALAIC – Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação e Coordenadora do GP Gêneros Jornalísticos, da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Teve o projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo, de 2017-2019. É uma das organizadoras da coletânea “Mulheres no jornalismo: práticas e emancipação social”. Atuou como coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, de 2011 a 2017. Foi docente titular do curso de Jornalismo da UMESP, de 1999 a 2017, tendo assumido a coordenação de 2011-2013. Atuou como docente no Programa de Comunicação Jornalística da PUC-SP e no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Michelle Prazeres

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.

Área de conhecimento: Tecnologia, Organizações e Poder

É Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Coordena o grupo de pesquisa “Comunicação, Tecnologias e Aceleração social do tempo” do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência em processos e produtos de comunicação em interface com tecnologias, educação, pesquisa, divulgação científica, inovação e gestão de organizações da sociedade civil. É idealizadora do Desacelera SP. É professora da graduação (Introdução ao Jornalismo – Epistemologia e Técnicas) e da pós-graduação lato sensu (Produção de Conteúdos para Mídias Digitais) e coordenadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero. É sócia da Ação Educativa e vice-presidente da Cidade Escola Aprendiz. É autora e coautora de publicações como: A moderna socialização escolar: um estudo sobre a construção da crença nas tecnologias digitais e seus efeitos para o campo da educação (Brazil Publishing, 2022), Sociologia da socialização: novos aportes teóricos (FEUSP, 2018); Um mundo de mídia: diálogos sobre comunicação e participação (Editora Global, 2009), Contribuições para a construção de indicadores do Direito à Comunicação (Intervozes, 2010); Inovação tecnoeducativa: Um olhar para projetos brasileiros (OEI, 2011).

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Welington Andrade

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.

Área de conhecimento: Jornalismo, imagem e entretenimento

Desde 1997, é professor da Faculdade Cásper Líbero. Organizou o livro Imagens da era Vargas: artigos, fábulas e memórias (Sesc-SP, 2004) e coordenou a coleção Clássicos adaptados, da Editora Larousse do Brasil (2005-2006). Foi curador dos projetos “Bernard Shaw, Um Porto de Passagem” (Sesc Vila Mariana, 2004), “Vigília Literária” (Instituto Itaú Cultural, 2005) e “Em Cena, Ações! – Leituras Cênicas e Musicais” (Sesc Ipiranga, 2005-2006). Em 2010, foi professor-palestrante da disciplina História do Teatro no curso de Artes Cênicas da ECA-USP. É autor de um dos capítulos da História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas (Editora Perspectiva/Edições Sesc-SP, 2013) e colunista de teatro da revista Cult.

Ver Currículo Lattes