Icone do titulo
Icone do titulo

COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Sobre o curso

No Mestrado, o aluno não apenas assiste às aulas. Como pesquisador, ele é permanentemente desafiado a se envolver na vida acadêmica, trabalhando com professores e colegas em atividades de pesquisa, grupos de estudo, eventos nacionais e internacionais, sem esquecer o compromisso com a produção científica (artigos, ensaios, resenhas, livros, capítulos de livros, apresentação de trabalhos em congressos e eventos da área). O aluno, quando se apresenta para o processo seletivo, traz consigo seu projeto de pesquisa e, uma vez aprovado, recebe desde o início do curso a indicação de um orientador, que irá acompanhá-lo durante todo o período do Mestrado, até a apresentação de sua dissertação e sua titularização como mestre.

Objetivos

O curso de Mestrado visa formar recursos humanos de alto nível para pesquisa e docência, promovendo a produção científica e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento teórico brasileiro acerca das questões fundamentais do processo de Comunicação e suas inter-relações com a contemporaneidade, criando, atualizando e difundindo novos conhecimentos.

Esses conhecimentos colaboram não só para formar pesquisadores e docentes, como também ajudam na prática profissional dos mestrandos, que passam a rever e melhorar seus desempenhos durante e após a formação.

Duração do Curso

Mínimo: 18 meses (1 ano e meio)
Máximo: 24 meses (2 anos)
Às quartas (manhã, tarde e noite), quintas (manhã, tarde e noite) e sextas-feiras (manhã e tarde)

Desconto

10% para ex-aluno da Cásper e conveniados ao Sindicato dos Jornalistas.

Inscrições

O processo seletivo é semestral. Interessados em saber mais sobre o curso podem entrar em contato através do e-mail [email protected].

Valor do Investimento

6 parcelas de R$ 3.038,12 – Aluno regular

6 parcelas de R$ 1.519,06 (por disciplina) – Aluno em regime especial

Confira o edital de mensalidade

Icone do titulo

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O curso tem como foco a investigação da comunicação contemporânea, tensionada por continuidades e mudanças nos processos comunicacionais e suas expressões culturais, narrativas, tecnológicas, políticas e econômicas.

  • A linha enfatiza as pesquisas voltadas aos processos comunicacionais na contemporaneidade, com destaque para organizações públicas, privadas e de cunho social e as relações de poder presentes nesse universo. São temas dessa linha de pesquisa: os modelos de organização e de negócios e a economia da comunicação no mundo permeado pelas tecnologias digitais; a constituição das redes nas interações e seus processos de gestão em espaços institucionais; os fluxos de poder presentes nas redes e nas relações entre cidadãos e instituições; as mudanças na percepção do tempo e do espaço, as dinâmicas culturais e os vínculos nos ambientes comunicacionais.

  • A linha de pesquisa busca refletir sobre as práticas comunicacionais e as narrativas contemporâneas no cenário da comunicação e da informação. São temas desta linha: a cultura como esfera de sentido e de análise de produtos e artefatos midiáticos e de suas processualidades; o ecossistema midiático e seus impactos na produção, circulação, distribuição e consumo de conteúdos informativos e de entretenimento; as narrativas imagéticas na economia das trocas simbólicas do cotidiano e no contexto dos estudos visuais; a diluição das fronteiras entre os domínios da informação e do entretenimento, do público e do privado.

Icone do titulo
Icone do titulo

Corpo Docente

O corpo docente do Mestrado conta com professores doutores com foco em desenvolver pesquisas e orientar trabalhos sobre o universo da Comunicação.

Ver docentes
Imagem corpo
Icone do titulo

Matriz Curricular

Estrutura Curricular
DIA DISCIPLINAS DOCENTE
Quarta-feira | 9h30 às 12h30 LA5 – Comunicação, Poder e Mudança Social Profa. Dra. Michelle Prazeres
Quarta-feira | 14h às 17h LA4 - Cultura da Plataforma Conexões entre Atores Humanos e Não-Humanos nas Redes Profa. Dra. Carolina Terra
Quarta-feira | 19h às 22h LA3 – Mídia, Poder e Esfera Pública Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino
Quinta-feira | 9h30 às 12h30 DO – Metodologia da Pesquisa em Comunicação Profa. Dra. Marli dos Santos
Quinta-feira | 14h às 17h LB5 - Identidades Culturais nas Representações Midiáticas Prof. Dr. Liraucio Girardi Júnior
Quinta-feira | 19 às 22h LB1 – Sociedade do Espetáculo e Cultura da Imagem Prof. Dr. Cláudio Novaes
Sexta-feira | 9h30 às 12h30 LB3 – Estudos de Imagem Profa. Dra. Simonetta Persichetti
Sexta-feira | 14h às 17h DG2 – Teorias da Comunicação Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino

DO – Disciplina Obrigatória
DG – Disciplina Geral
LA – Disciplina da Linha A
LB – Disciplina da Linha B

bracket esquerdo

“O Mestrado da Cásper é um curso no qual se pode aprimorar os conhecimentos sobre a Comunicação, a partir de reflexões sobre conceitos e práticas contemporâneas na área. Esses conhecimentos colaboram não só para formar pesquisadores e docentes, como também ajudam na prática profissional dos mestrandos, que passam a rever e melhorar seus desempenhos durante e após a formação.”

Marli dos Santos

bracket direito

Créditos

Marli dos Santos é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero.

Icone do titulo
Icone do titulo

Diferenciais do Programa

QUALIFICAÇÃO DOS DOCENTES

Os docentes do Mestrado são doutores em Comunicação, com amplo currículo e experiência no meio acadêmico e no mercado de trabalho.

AMBIENTE ACOLHEDOR

O ambiente de ensino e aprendizado do Mestrado conta com salas de aula equipadas e corpo docente composto por doutores em Comunicação, pronto para acolher pesquisadores e auxiliar no desenvolvimento de seus projetos.

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

No Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, alunos com formação em diferentes áreas do conhecimento e atuantes em diversas profissões desenvolvem temas ligados à Comunicação Contemporânea e suas expressões culturais, narrativas, tecnológicas, políticas e econômicas.

Durante o curso, o mestrando poderá desenvolver um período de Acompanhamento Pedagógico das atividades de um(a) docente dos cursos de graduação da Faculdade Cásper Líbero.

Diferenciais do programa

E MAIS…

No Mestrado da Cásper existe a possibilidade de frequentar as aulas em um regime especial, em que o aluno vivencia o cotidiano do curso estudando uma ou duas disciplinas da grade curricular, sem ter que passar pelo processo seletivo. Ao final, tem certificado!

O curso também produz um periódico científico, a Revista Líbero.

O evento Interprogramas reúne trabalhos de alunos dos Programas de Mestrado em Comunicação de todo o Brasil em diferentes mesas de apresentação.

Seminários dos grupos de pesquisa e outros seminários, conferências, aulas magnas e outros eventos ocorrem ao longo de todo o ano letivo e são abertos à participação de todos os mestrandos, alunos da graduação, professores e pesquisadores da instituição e público externo.

Icone do titulo
Icone do titulo

O que é um grupo de Pesquisa?

Ambiente onde discentes e docentes trocam conhecimento e vivências sobre o tema do grupo para desenvolver suas pesquisas. Os temas atuais são: "Comunicação e Cultura do Ouvir", "Teorias e Processos da Comunicação", "Comunicação e Sociedade do Espetáculo", "Comunicação, Cultura e Visualidades", "Jornalismo contemporâneo: práticas para a emancipação social na cultura tecnológica", "InfluCom - Comunicação, influência e visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais", "Comunicação e aceleração social do tempo" e "Mediações Comunicacionais da Cultura".

Saber mais
Icone do titulo

O que dizem sobre o mestrado...

"O exercício do pensamento crítico atravessa as barreiras da ideia de que o Mestrado se resume à sala de aula. Fazer Mestrado na Cásper está sendo, pra mim, transformador. Estudar o contemporâneo significa andar pela cidade e ver, em cada esquina, as discussões em sala de aula saltarem aos seus olhos. No meu trabalho, significa parar, olhar e refletir sobre a produção e edição audiovisual. Significa abrir a caixa do conhecimento".

Giovanni Malavasi

"O Mestrado me abriu portas e me fez conhecer excelentes pessoas. Logo após defender minha dissertação, tive a oportunidade de lecionar em cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual e também apresentei minha pesquisa em congressos nacionais e internacionais. A experiência do Mestrado é extremamente enriquecedora, você com certeza se torna uma pessoa mais crítica e aberta."

Anita Hoffmann

"Trabalhar na área de Marketing e Relações Públicas me fez querer ampliar meu conhecimento e entender melhor como a comunicação leva as pessoas a construírem suas verdades e realidades, muitas vezes divergentes dentro de um mesmo assunto. Nisso, o Mestrado tem sido essencial, tenho o apoio de professores incríveis. É um mergulho fascinante na área!"

Vanessa Spirandeo
Ícone do titulo

Processo Seletivo

O ingresso no Mestrado acontece a cada semestre letivo por meio de processo seletivo. A quantidade de vagas é divulgada em edital e, ao se inscrever como candidato, o aluno indica a linha de pesquisa em que se insere o seu projeto. O processo seletivo é constituído pela entrega de um projeto de pesquisa, por uma prova dissertativa, uma de proficiência em língua estrangeira e uma entrevista com docentes da linha de pesquisa escolhida.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

Ícone do titulo

Pré-projeto de pesquisa
Direcionado à linha de pesquisa eleita pelo candidato, pode ser entregue até o momento que antecede o início da primeira prova do processo seletivo (prova dissertativa). Clique aqui para obter o modelo do pré-projeto.

Ícone do titulo

Escolha do orientador
Uma vez aprovado no processo seletivo, o aluno recebe a indicação do orientador que irá acompanhá-lo em sua pesquisa ao longo de todo o curso. A escolha se dá em função da linha de pesquisa em que o aluno se situa e de seu projeto de pesquisa. A indicação do orientador é feita pelo Colegiado.

Ícone do titulo

Workshop de apresentação
Todo semestre, a Faculdade oferece aos interessados, em duas ocasiões distintas, a oportunidade de participarem de uma reunião de explicação sobre o funcionamento do Mestrado, como se dá o processo seletivo, o pré-projeto e outras informações úteis. Os dias e horários são publicados no edital do processo seletivo.