Duração

Mínimo: 18 meses (1 ano e meio) Máximo: 24 meses (2 anos) Às quartas (manhã, tarde e noite), quintas (manhã, tarde e noite) e sextas-feiras (manhã e tarde)

Desconto

10% para ex-aluno da Cásper e conveniados ao Sindicato dos Jornalistas.

Inscrições

O processo seletivo é semestral. Interessados em saber mais sobre o curso podem entrar em contato através do e-mail [email protected]

Investimento

6 parcelas de
R$ 3.236,12 - Aluno regular
6 parcelas de
R$ 1.618,06 (por disciplina)
- Aluno em regime especial

Icone do titulo

COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Sobre o curso

No Mestrado, o aluno não apenas assiste às aulas. Como pesquisador, ele é permanentemente desafiado a se envolver na vida acadêmica, trabalhando com professores e colegas em atividades de pesquisa, grupos de estudo, eventos nacionais e internacionais, sem esquecer o compromisso com a produção científica (artigos, ensaios, resenhas, livros, capítulos de livros, apresentação de trabalhos em congressos e eventos da área). O aluno, quando se apresenta para o processo seletivo, traz consigo seu projeto de pesquisa e, uma vez aprovado, recebe desde o início do curso a indicação de um orientador, que irá acompanhá-lo durante todo o período do Mestrado, até a apresentação de sua dissertação e sua titularização como mestre.

Estrutura curricular Mestrado

Objetivos

Ícone do titulo

O curso de Mestrado visa formar recursos humanos de alto nível para pesquisa e docência, promovendo a produção científica e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento teórico brasileiro acerca das questões fundamentais do processo de Comunicação e suas inter-relações com a contemporaneidade, criando, atualizando e difundindo novos conhecimentos.

Ícone do titulo

Esses conhecimentos colaboram não só para formar pesquisadores e docentes, como também ajudam na prática profissional dos mestrandos, que passam a rever e melhorar seus desempenhos durante e após a formação.

Icone do titulo

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O curso tem como foco a investigação da comunicação contemporânea, tensionada por continuidades e mudanças nos processos comunicacionais e suas expressões culturais, narrativas, tecnológicas, políticas e econômicas.

  • A linha enfatiza as pesquisas voltadas aos processos comunicacionais na contemporaneidade, com destaque para organizações públicas, privadas e de cunho social e as relações de poder presentes nesse universo. São temas dessa linha de pesquisa: os modelos de organização e de negócios e a economia da comunicação no mundo permeado pelas tecnologias digitais; a constituição das redes nas interações e seus processos de gestão em espaços institucionais; os fluxos de poder presentes nas redes e nas relações entre cidadãos e instituições; as mudanças na percepção do tempo e do espaço, as dinâmicas culturais e os vínculos nos ambientes comunicacionais.

  • A linha de pesquisa busca refletir sobre as práticas comunicacionais e as narrativas contemporâneas no cenário da comunicação e da informação. São temas desta linha: a cultura como esfera de sentido e de análise de produtos e artefatos midiáticos e de suas processualidades; o ecossistema midiático e seus impactos na produção, circulação, distribuição e consumo de conteúdos informativos e de entretenimento; as narrativas imagéticas na economia das trocas simbólicas do cotidiano e no contexto dos estudos visuais; a diluição das fronteiras entre os domínios da informação e do entretenimento, do público e do privado.

Imagem Corpo Docente
Icone do titulo
Icone do titulo

Corpo Docente

O corpo docente do Mestrado conta com professores doutores com foco em desenvolver pesquisas e orientar trabalhos sobre o universo da Comunicação.

Ver docentes
bracket esquerdo

“O Mestrado da Cásper é um curso no qual se pode aprimorar os conhecimentos sobre a Comunicação, a partir de reflexões sobre conceitos e práticas contemporâneas na área. Esses conhecimentos colaboram não só para formar pesquisadores e docentes, como também ajudam na prática profissional dos mestrandos, que passam a rever e melhorar seus desempenhos durante e após a formação.”

Marli dos Santos

Créditos

Marli dos Santos é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero.

bracket direito
Icone do titulo

Diferenciais do Programa

Ícone do titulo

QUALIFICAÇÃO DOS DOCENTES

Os docentes do Mestrado são doutores em Comunicação, com amplo currículo e experiência no meio acadêmico e no mercado de trabalho.

Ícone do titulo

AMBIENTE ACOLHEDOR

O ambiente de ensino e aprendizado do Mestrado conta com salas de aula equipadas e corpo docente composto por doutores em Comunicação, pronto para acolher pesquisadores e auxiliar no desenvolvimento de seus projetos.

Ícone do titulo

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

No Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, alunos com formação em diferentes áreas do conhecimento e atuantes em diversas profissões desenvolvem temas ligados à Comunicação Contemporânea e suas expressões culturais, narrativas, tecnológicas, políticas e econômicas.

Durante o curso, o mestrando poderá desenvolver um período de Acompanhamento Pedagógico das atividades de um(a) docente dos cursos de graduação da Faculdade Cásper Líbero.

Ícone do titulo

AULAS EM REGIME ESPECIAL

No Mestrado da Cásper existe a possibilidade de frequentar as aulas em um regime especial, em que o aluno vivencia o cotidiano do curso estudando uma ou duas disciplinas da grade curricular, sem ter que passar pelo processo seletivo. Ao final, tem certificado!

Ícone do titulo

PERIÓDICO CIENTÍFICO

O curso também produz um periódico científico, a Revista Líbero.

Diferenciais do programa
Icone do titulo
Icone do titulo

O que é um grupo de Pesquisa?

Ambiente onde discentes e docentes trocam conhecimento e vivências sobre o tema do grupo para desenvolver suas pesquisas. Os temas atuais são: "Comunicação e Cultura do Ouvir", "Teorias e Processos da Comunicação", "Comunicação e Sociedade do Espetáculo", "Comunicação, Cultura e Visualidades", "Jornalismo contemporâneo: práticas para a emancipação social na cultura tecnológica", "InfluCom - Comunicação, influência e visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais", "Comunicação e aceleração social do tempo" e "Mediações Comunicacionais da Cultura".

Saber mais
Icone do titulo

O que dizem sobre o mestrado...

"O exercício do pensamento crítico atravessa as barreiras da ideia de que o Mestrado se resume à sala de aula. Fazer Mestrado na Cásper está sendo, pra mim, transformador. Estudar o contemporâneo significa andar pela cidade e ver, em cada esquina, as discussões em sala de aula saltarem aos seus olhos. No meu trabalho, significa parar, olhar e refletir sobre a produção e edição audiovisual. Significa abrir a caixa do conhecimento".

Giovanni Malavasi

"O Mestrado me abriu portas e me fez conhecer excelentes pessoas. Logo após defender minha dissertação, tive a oportunidade de lecionar em cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual e também apresentei minha pesquisa em congressos nacionais e internacionais. A experiência do Mestrado é extremamente enriquecedora, você com certeza se torna uma pessoa mais crítica e aberta."

Anita Hoffmann

"Trabalhar na área de Marketing e Relações Públicas me fez querer ampliar meu conhecimento e entender melhor como a comunicação leva as pessoas a construírem suas verdades e realidades, muitas vezes divergentes dentro de um mesmo assunto. Nisso, o Mestrado tem sido essencial, tenho o apoio de professores incríveis. É um mergulho fascinante na área!"

Vanessa Spirandeo
Ícone do titulo

Processo Seletivo

O ingresso no Mestrado acontece a cada semestre letivo por meio de processo seletivo. A quantidade de vagas é divulgada em edital e, ao se inscrever como candidato, o aluno indica a linha de pesquisa em que se insere o seu projeto. O processo seletivo é constituído pela entrega de um projeto de pesquisa, por uma prova dissertativa, uma de proficiência em língua estrangeira e uma entrevista com docentes da linha de pesquisa escolhida.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

Ícone do titulo

Pré-projeto de pesquisa

Direcionado à linha de pesquisa eleita pelo candidato, pode ser entregue até o momento que antecede o início da primeira prova do processo seletivo (prova dissertativa). Clique aqui para obter o modelo do pré-projeto.

Ícone do titulo

Escolha do orientador

Uma vez aprovado no processo seletivo, o aluno recebe a indicação do orientador que irá acompanhá-lo em sua pesquisa ao longo de todo o curso. A escolha se dá em função da linha de pesquisa em que o aluno se situa e de seu projeto de pesquisa. A indicação do orientador é feita pelo Colegiado.

Ícone do titulo

Workshop de apresentação

Todo semestre, a Faculdade oferece aos interessados, em duas ocasiões distintas, a oportunidade de participarem de uma reunião de explicação sobre o funcionamento do Mestrado, como se dá o processo seletivo, o pré-projeto e outras informações úteis. Os dias e horários são publicados no edital do processo seletivo.

Cadastre seu nome e e-mail e receba a newsletter com novidades
sobre o curso de mestrado em comunicação da Cásper.

Aceito receber atualizações por e-mail