Mínimo: 18 meses (1 ano e meio) Máximo: 24 meses (2 anos) Às quartas (manhã, tarde e noite), quintas (manhã, tarde e noite) e sextas-feiras (manhã e tarde)
10% para ex-aluno da Cásper e conveniados ao Sindicato dos Jornalistas.
O processo seletivo é semestral. Interessados em saber mais sobre o curso podem entrar em contato através do e-mail [email protected]
6 parcelas de
R$ 3.236,12 - Aluno regular
6 parcelas de
R$ 1.618,06 (por disciplina)
- Aluno em regime especial
No Mestrado, o aluno não apenas assiste às aulas. Como pesquisador, ele é permanentemente desafiado a se envolver na vida acadêmica, trabalhando com professores e colegas em atividades de pesquisa, grupos de estudo, eventos nacionais e internacionais, sem esquecer o compromisso com a produção científica (artigos, ensaios, resenhas, livros, capítulos de livros, apresentação de trabalhos em congressos e eventos da área). O aluno, quando se apresenta para o processo seletivo, traz consigo seu projeto de pesquisa e, uma vez aprovado, recebe desde o início do curso a indicação de um orientador, que irá acompanhá-lo durante todo o período do Mestrado, até a apresentação de sua dissertação e sua titularização como mestre.
Estrutura curricular MestradoO curso de Mestrado visa formar recursos humanos de alto nível para pesquisa e docência, promovendo a produção científica e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento teórico brasileiro acerca das questões fundamentais do processo de Comunicação e suas inter-relações com a contemporaneidade, criando, atualizando e difundindo novos conhecimentos.
Esses conhecimentos colaboram não só para formar pesquisadores e docentes, como também ajudam na prática profissional dos mestrandos, que passam a rever e melhorar seus desempenhos durante e após a formação.
O curso tem como foco a investigação da comunicação contemporânea, tensionada por continuidades e mudanças nos processos comunicacionais e suas expressões culturais, narrativas, tecnológicas, políticas e econômicas.
A linha enfatiza as pesquisas voltadas aos processos comunicacionais na contemporaneidade, com destaque para organizações públicas, privadas e de cunho social e as relações de poder presentes nesse universo. São temas dessa linha de pesquisa: os modelos de organização e de negócios e a economia da comunicação no mundo permeado pelas tecnologias digitais; a constituição das redes nas interações e seus processos de gestão em espaços institucionais; os fluxos de poder presentes nas redes e nas relações entre cidadãos e instituições; as mudanças na percepção do tempo e do espaço, as dinâmicas culturais e os vínculos nos ambientes comunicacionais.
A linha de pesquisa busca refletir sobre as práticas comunicacionais e as narrativas contemporâneas no cenário da comunicação e da informação. São temas desta linha: a cultura como esfera de sentido e de análise de produtos e artefatos midiáticos e de suas processualidades; o ecossistema midiático e seus impactos na produção, circulação, distribuição e consumo de conteúdos informativos e de entretenimento; as narrativas imagéticas na economia das trocas simbólicas do cotidiano e no contexto dos estudos visuais; a diluição das fronteiras entre os domínios da informação e do entretenimento, do público e do privado.
O corpo docente do Mestrado conta com professores doutores com foco em desenvolver pesquisas e orientar trabalhos sobre o universo da Comunicação.
Ver docentes“O Mestrado da Cásper é um curso no qual se pode aprimorar os conhecimentos sobre a Comunicação, a partir de reflexões sobre conceitos e práticas contemporâneas na área. Esses conhecimentos colaboram não só para formar pesquisadores e docentes, como também ajudam na prática profissional dos mestrandos, que passam a rever e melhorar seus desempenhos durante e após a formação.”
Marli dos Santos
Marli dos Santos é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero.
Os docentes do Mestrado são doutores em Comunicação, com amplo currículo e experiência no meio acadêmico e no mercado de trabalho.
O ambiente de ensino e aprendizado do Mestrado conta com salas de aula equipadas e corpo docente composto por doutores em Comunicação, pronto para acolher pesquisadores e auxiliar no desenvolvimento de seus projetos.
No Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, alunos com formação em diferentes áreas do conhecimento e atuantes em diversas profissões desenvolvem temas ligados à Comunicação Contemporânea e suas expressões culturais, narrativas, tecnológicas, políticas e econômicas.
Durante o curso, o mestrando poderá desenvolver um período de Acompanhamento Pedagógico das atividades de um(a) docente dos cursos de graduação da Faculdade Cásper Líbero.
No Mestrado da Cásper existe a possibilidade de frequentar as aulas em um regime especial, em que o aluno vivencia o cotidiano do curso estudando uma ou duas disciplinas da grade curricular, sem ter que passar pelo processo seletivo. Ao final, tem certificado!
O curso também produz um periódico científico, a Revista Líbero.
Ambiente onde discentes e docentes trocam conhecimento e vivências sobre o tema do grupo para desenvolver suas pesquisas. Os temas atuais são: "Comunicação e Cultura do Ouvir", "Teorias e Processos da Comunicação", "Comunicação e Sociedade do Espetáculo", "Comunicação, Cultura e Visualidades", "Jornalismo contemporâneo: práticas para a emancipação social na cultura tecnológica", "InfluCom - Comunicação, influência e visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais", "Comunicação e aceleração social do tempo" e "Mediações Comunicacionais da Cultura".
Saber mais"O exercício do pensamento crítico atravessa as barreiras da ideia de que o Mestrado se resume à sala de aula. Fazer Mestrado na Cásper está sendo, pra mim, transformador. Estudar o contemporâneo significa andar pela cidade e ver, em cada esquina, as discussões em sala de aula saltarem aos seus olhos. No meu trabalho, significa parar, olhar e refletir sobre a produção e edição audiovisual. Significa abrir a caixa do conhecimento".
"O Mestrado me abriu portas e me fez conhecer excelentes pessoas. Logo após defender minha dissertação, tive a oportunidade de lecionar em cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual e também apresentei minha pesquisa em congressos nacionais e internacionais. A experiência do Mestrado é extremamente enriquecedora, você com certeza se torna uma pessoa mais crítica e aberta."
"Trabalhar na área de Marketing e Relações Públicas me fez querer ampliar meu conhecimento e entender melhor como a comunicação leva as pessoas a construírem suas verdades e realidades, muitas vezes divergentes dentro de um mesmo assunto. Nisso, o Mestrado tem sido essencial, tenho o apoio de professores incríveis. É um mergulho fascinante na área!"
O ingresso no Mestrado acontece a cada semestre letivo por meio de processo seletivo. A quantidade de vagas é divulgada em edital e, ao se inscrever como candidato, o aluno indica a linha de pesquisa em que se insere o seu projeto. O processo seletivo é constituído pela entrega de um projeto de pesquisa, por uma prova dissertativa, uma de proficiência em língua estrangeira e uma entrevista com docentes da linha de pesquisa escolhida.
O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:
Direcionado à linha de pesquisa eleita pelo candidato, pode ser entregue até o momento que antecede o início da primeira prova do processo seletivo (prova dissertativa). Clique aqui para obter o modelo do pré-projeto.
Uma vez aprovado no processo seletivo, o aluno recebe a indicação do orientador que irá acompanhá-lo em sua pesquisa ao longo de todo o curso. A escolha se dá em função da linha de pesquisa em que o aluno se situa e de seu projeto de pesquisa. A indicação do orientador é feita pelo Colegiado.
Todo semestre, a Faculdade oferece aos interessados, em duas ocasiões distintas, a oportunidade de participarem de uma reunião de explicação sobre o funcionamento do Mestrado, como se dá o processo seletivo, o pré-projeto e outras informações úteis. Os dias e horários são publicados no edital do processo seletivo.
Confira as pesquisas de mestres pela Cásper Líbero e de seus orientadores.