Regulamento pós-graduação

 

1. Nome do curso

Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação.

2. Objetivos do curso

A Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação, em nível de Especialização, da Faculdade Cásper Líbero, com aulas presenciais, pauta-se na Resolução CNE/CES (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior) nº 1, de 8 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização.

O curso tem por objetivos:
a) a formação especializada em Comunicação nas áreas de Jornalismo, Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Marketing e Comunicação Publicitária;
b) a qualificação para o mercado de Comunicação;
c) a formação para a docência no ensino superior e para a pesquisa.

3. Público-alvo

Graduados nas diversas áreas do conhecimento com interesse na formação especializada em Comunicação, na qualificação para o mercado de Comunicação, na docência e na pesquisa.

4. Estrutura do curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero está estruturado em três áreas de especialização:

a) Jornalismo;
b) Comunicação Organizacional e Relações Públicas;
c) Marketing e Comunicação Publicitária.
Todas as disciplinas são ministradas por professores permanentes da Faculdade Cásper Líbero e estão vinculadas às áreas de especialização, de acordo com a seguinte divisão:
a) Disciplina obrigatória;
b) Disciplinas básicas;
c) Disciplinas complementares.

O aluno tem a opção de montar a sua própria grade de acordo com a área de especialização escolhida, as disciplinas, os dias e horários da semana em que são oferecidas, devendo cursar um mínimo de 6 (seis) disciplinas, assim distribuídas:

– 1 (uma) disciplina obrigatória;
– no mínimo 3 (três) entre as disciplinas básicas ou complementares de sua área de especialização;
– no máximo 2 (duas) entre as disciplinas básicas ou complementares das outras área de especialização.
A disciplina Temas e Problemas Atuais em Comunicação é obrigatória para cada área de especialização.

Para obter o certificado de especialista, o aluno deve cursar e ser aprovado em no mínimo 6 (seis) disciplinas, o que corresponde a uma carga horária total de 360 (trezentas e sessenta) horas. Além disso, o aluno deve entregar um trabalho de conclusão no qual se exige igualmente que seja aprovado.

O número de disciplinas e de turmas de cada área de especialização será fixado semestralmente pela Direção da Faculdade.
Não serão abertas turmas que não alcancem o número mínimo de 20 (vinte) alunos matriculados. O aluno que tiver reservado sua vaga em uma disciplina que não atingiu o quórum mínimo terá o direito de pedir sua transferência para outra disciplina sem nenhum ônus.

5. Matrícula

No ato da primeira matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– cópia frente e verso do diploma de curso superior;
– cópia do histórico escolar da graduação;
– cópia da cédula de identidade;
– cópia do CPF;
– cópia do título de eleitor;
– cópia do comprovante de residência;
– cópia do certificado de reservista;
– 1 (uma) foto 3×4.

O preenchimento do formulário de matrícula e/ou rematrícula caracteriza apenas uma reserva de vaga. No entanto, a matrícula somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela e assinatura de contrato específico. O aluno ingressante que não efetuar o pagamento da primeira parcela ou aquele que não renovar semestralmente a matrícula no prazo fixado será considerado desistente.

O aluno regular deverá efetuar rematrícula no início de cada semestre letivo, em época e prazo fixados pela Coordenação.
Concomitantemente à matrícula na(s) última(s) disciplina(s), o aluno deverá matricular-se também para orientação do trabalho de conclusão, sem custos adicionais.

Todas as obrigações financeiras decorrentes do pagamento da matrícula, taxas e multas deverão ser resolvidas pelo aluno diretamente na Tesouraria da Faculdade.

6. Transferência de área de especialização

Também é reservado ao aluno o direito de pedir transferência de área de especialização, desde que atendidos todos os critérios estabelecidos no item 4 deste Regulamento.

O pedido será protocolado junto a Secretaria de Atendimento, após consulta à Secretaria de Pós-Graduação e mediante pagamento da taxa específica, diretamente na Tesouraria da Faculdade.

7. Freqüência e avaliação

A freqüência mínima obrigatória às aulas é de 75% (setenta e cinco por cento). O aluno que ultrapassar 4 (quatro) faltas (25%) numa disciplina estará nela reprovado, ficando impossibilitado de validá-la em seu Histórico Escolar.
A nota mínima para aprovação, inclusive do trabalho de conclusão, é 7,0 (sete).
A verificação do rendimento será aferida em cada disciplina em pelo menos dois momentos, devendo o aluno passar obrigatoriamente por pelo menos uma avaliação escrita individual.

8. Duração do curso

O curso, em cada uma de suas áreas de especialização, é constituído de 360 (trezentas e sessenta) horas segmentadas em 6 (seis) disciplinas de 60 (sessenta) horas cada, a serem cursadas em 2 (dois) semestres, no mínimo, e 6 (seis), no máximo.
Não é computado nesse cálculo o tempo reservado à orientação para a elaboração do trabalho de conclusão, que soma 8 (oito) horas. As condições e os prazos de entrega do trabalho de conclusão serão descritos a seguir.

9. Trabalho de conclusão

O trabalho de conclusão é obrigatório e deve ser de autoria individual, como estabelece o Artigo 5º da Resolução CNE/CSE nº 1, de 8 de junho de 2007. O título do trabalho e a respectiva nota deverão constar do certificado de conclusão do curso, como estabelece a mesma Resolução, Artigo 7º, § 1º, inciso III.
O tema do trabalho de conclusão deve ter relação direta com a área de especialização do aluno, podendo ser apresentado sob forma de Monografia ou de um Planejamento de Comunicação e/ou Marketing.
A disciplina obrigatória irá auxiliar o aluno na elaboração do projeto para seu trabalho de conclusão, recomendando-se que seja cursada em um dos dois primeiros semestres.
O trabalho de conclusão deverá ser entregue, em duas vias impressas encadernadas em espiral e uma cópia em CD no formato PDF, devendo ser entregue, respectivamente, até o dia 15 de fevereiro ou 15 de agosto para quem tiver concluído as disciplinas até o fim do semestre anterior a essas datas.
As normas para a elaboração do trabalho de conclusão seguem a ABNT e estão disponíveis no site da Faculdade (https://casperlibero.edu.br/pos-graduacao/manual-de-metodologia-e-pesquisas/). Para facilitar o acesso a essas normas e à sua compreensão, a Biblioteca da Faculdade Cásper Líbero oferece um serviço de atendimento pessoal ao orientando, com hora marcada.
O aluno que concluiu as 6 (seis) disciplinas exigidas e não tiver se matriculado para orientação ou que, mesmo tendo se matriculado, não estiver em condições de entregar o trabalho de conclusão em tempo hábil, deverá requerer prorrogação do prazo de entrega junto à Secretaria de Atendimento. A condição é que não ultrapasse o prazo máximo de duração do curso, que é de 6 (seis) semestres.
Para obter essa prorrogação, o aluno deverá efetuar, junto à Tesouraria da Faculdade, o pagamento de uma taxa equivalente a uma parcela mensal do valor total de uma disciplina.
O trabalho será submetido à avaliação por parte de um segundo docente da Pós-Graduação, indicado pelo orientador. As notas atribuídas pelo orientador e pelo segundo avaliador – de 0 (zero) a 10,0 (dez) –, serão somadas e divididas por 2 (dois), resultando na média final do trabalho de conclusão.
O aluno reprovado no trabalho de conclusão terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, impreterivelmente, para depósito de uma nova versão impressa e digitalizada de seu trabalho na Secretaria de Pós-Graduação, desde que conte com o parecer positivo e por escrito de seu orientador e o “de acordo” do coordenador da Pós-Graduação. Essa nova versão será avaliada pelos mesmos docentes.

10. Orientação

No último semestre do curso, o aluno deverá matricular-se também para a orientação de seu trabalho de conclusão como estabelece o item 5 deste Regulamento.
No início das aulas, o aluno deverá informar, através de formulário próprio a ser retirado na Secretaria de Pós-Graduação, o tema de seu trabalho e a sugestão do professor orientador.
Em seu primeiro encontro com o orientador o aluno deverá apresentar um pré-projeto do trabalho a ser desenvolvido, cujas normas e modelos encontram-se disponíveis no site da Faculdade (https://casperlibero.edu.br/pos-graduacao/manual-de-metodologia-e-pesquisas/).
A prorrogação do prazo de entrega do trabalho de conclusão ou a concessão de novo prazo para sua revisão não dão direito a horas adicionais de orientação.
A orientação poderá ser presencial ou via internet, no entanto, os primeiros encontros deverão ser presenciais, ficando a cargo do orientador e do aluno decidirem a partir de que momento eles poderão dar continuidade à orientação pela internet. Sobretudo no caso de orientação pela Internet, orientador e aluno deverão seguir as normas específicas para esse caso, estipuladas pela Secretaria de Pós-Graduação.
As datas de orientação deverão ser agendadas diretamente com o orientador e registradas em formulário próprio, no qual constarão a duração da sessão, os conteúdos discutidos, as assinaturas do orientador e do orientando e outras observações pertinentes.

11. Trancamento

O aluno poderá protocolar, junto à Secretaria de Atendimento da Faculdade, um pedido de trancamento de disciplina(s) ou mesmo do curso a qualquer época. O trancamento terá validade de apenas 1 (um) semestre, podendo ser renovado uma única vez, caso necessário, mediante justificativa por escrito, em formulário próprio, que será encaminhado posteriormente à Secretaria de Pós-Graduação.

Em ambos os casos o aluno que der entrada no requerimento até o dia 14 (quatorze) de cada mês estará dispensado de pagar a mensalidade do mês em curso.
O período de trancamento, somado ao período das disciplinas cursadas, não poderá exceder 6 (seis) semestres. Se isso acontecer, o aluno não mais fará jus ao certificado de especialista e, sim, a uma declaração das disciplinas cursadas com aproveitamento.
Os alunos que efetuarem o trancamento de matrícula, ao retornarem, deverão obedecer aos mesmos prazos de matrícula que os alunos regulares.
Todas as obrigações financeiras relativas ao trancamento deverão ser resolvidas pelo aluno diretamente na Tesouraria da Faculdade.

12. Cancelamento

A qualquer momento o aluno poderá solicitar o cancelamento de sua matrícula por meio de requerimento protocolado junto à Secretaria de Atendimento da Faculdade, que o encaminhará à Secretaria de Pós-Graduação.
A matrícula do aluno ingressante poderá ser cancelada caso a documentação apresentada não atenda às exigências estabelecidas pelo item 5.
O aluno que der entrada no requerimento até o dia 14 (quatorze) de cada mês estará dispensado de pagar a mensalidade do mês em curso.
As obrigações financeiras relativas ao cancelamento deverão ser resolvidas pelo aluno diretamente na Tesouraria da Faculdade.

13. Desistência

O aluno que desistir do curso sem a devida formalização de trancamento junto à Secretaria de Atendimento da Faculdade continuará acumulando faltas e débitos até o final do semestre letivo. A ausência ou abandono do aluno não dará direito à restituição de importâncias pagas nem o eximirá do pagamento das mensalidades vincendas.

14. Aproveitamento de disciplinas

Não serão aceitos pedidos de validação de disciplinas cursadas em outras instituições.
Caso o aluno ultrapasse o prazo de conclusão, desista do curso ou seja nele reprovado, e tenha interesse em obter o título de especialista, deverá dar início novamente a todo o processo, com direito ao aproveitamento de até 2 (duas) disciplinas cursadas.
O aproveitamento de disciplinas se dá por meio de requerimento à Secretaria de Atendimento da Faculdade, que o encaminhará à Secretaria de Pós-Graduação, a qual submeterá o pedido à deliberação da Coordenação.
A validação de disciplinas pode se dar tanto para a área de especialização de interesse original do aluno quanto para outra área, desde que observados os critérios estabelecidos no item 4 deste Regulamento.
O aluno que tiver obtido o título de especialista em uma das áreas não poderá solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas como complemento para a obtenção de certificado em outra área de especialização.
Poderão ser validadas disciplinas cursadas no período de no máximo 5 (cinco) anos antes da data da apresentação do requerimento.

15. Acesso às dependências da Faculdade
O aluno deverá estar sempre munido de seu cartão de identificação estudantil para ter acesso às dependências da Faculdade.
O cartão de identificação é de uso exclusivo do aluno, não sendo permitido, em nenhuma hipótese, seu empréstimo a terceiros. A desobediência a esta norma implicará suspensão de 1 (um) dia de aula para o autor do empréstimo.

16. Disposições transitórias
Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pela Coordenação, com o parecer da Direção ou do Secretário Geral.
Este Regulamento entra em vigor a partir de sua aprovação pela Coordenadoria de Pós-Graduação e pela Direção e de sua publicação, sendo seu cumprimento obrigatório por parte dos alunos matriculados.

São Paulo, 30 de junho de 2010.