A produção do Jornalismo Esportivo na Internet

Autor: Marcelo Bechara Souza Nassar Frange
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 14/03/2016

Resumo

A proposta do presente estudo é compreender a produção do jornalismo esportivo na internet e
identificar quais recursos os jornalistas utilizam para informar sobre o que acontece nos eventos em
suas reportagens. Todo o processo de mercantilização da notícia é estudado de acordo com o
conceito de indústria cultural em que o meio jornalístico está inserido, e também como a
espetacularização do esporte influenciou as maneiras de fazer jornalismo, já que, por conta do
aumento da concorrência, o desafio de despertar a atenção do leitor cresceu consideravelmente. O
objeto de estudo são três jogos da seleção brasileira de futebol – Brasil x Croácia, Brasil x Chile e
Brasil x Alemanha – ao longo da campanha na competição internacional, a Copa do Mundo de 2014,
por quatro sites diferentes (ESPN.com.br, GazetaEsportiva.net, GloboEsporte.com e o portal Folha
de S.Paulo). A pesquisa aborda também questões do momento atual do jornalismo esportivo no
meio online: as dificuldades que portais eletrônicos enfrentam por terem menos poder financeiro do
que os concorrentes, a liquidez das notícias, a influência da publicidade e a velocidade e agilidade
presentes e necessárias nas redações nos dias de hoje. A base teórica principal é Guy Debord, no
que nos referimos ao esporte e produção jornalística como espetáculo. O conceito será propriamente
relacionado com a indústria cultural, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Além destes
autores, estão presentes Cremilda Medina, Dimas A. Kunsch, Edvaldo Pereira Lima, Patrícia
Rangel, Heródoto Barbeiro, Jean Baudrillard, Zygmunt Bauman, Jeremy Rifkin, Edgar Morin. O
espanhol Josep Català, Cláudio P. N. Coelho, Walter Benjamin, Wolfgang Haug e Paul Bradshaw
complementam o quadro de autores estudados. Em termos metodológicos, além da pesquisa
bibliográfica, foram fundamentais para o desenvolvimento deste estudo as entrevistas feitas com
profissionais da área esportiva. O objetivo principal do trabalho é contribuir para o debate do atual
momento do jornalismo esportivo na internet e gerar bibliografia acadêmica para a área.

Palavras-chaves: Jornalismo Esportivo. Futebol. Internet. Espetáculo. Produto Midiático.