Projetos Experimentais de Publicidade e Propaganda

O Trabalho de Conclusão do Curso é uma disciplina regular da grade curricular do Curso de Publicidade e Propaganda e compreende a produção de um Projeto Experimental – criação de uma campanha publicitária ou de uma Monografia – pesquisa no campo da publicidade, sob orientação dos professores que ministram aula ao longo do curso. Os projetos ou monografias devem contar com uma discussão teórica que permita a integração das disciplinas cursadas para que o(s) aluno(s) aplique(m) os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação.

Nesse sentido, a natureza do Trabalho de Conclusão do Curso está relacionada à formação teórico-prática do aluno, assumindo uma dimensão utilitária e articulando-se com as demandas sociais, acadêmicas e mercadológicas, com o objetivo de concluir a formação do discente. Assim, a formação universitária deverá ser concluída por meio de Projeto Experimental ou Monografia inovadora e criativa esteticamente, estrategicamente e conceitualmente.

No desenvolvimento do Projeto Experimental o objetivo é permitir que o discente vivencie uma produção publicitária que compreenda o conteúdo temático, o composto mercadológico do cliente, o público a que se destina e o mix de ferramentas e veículos de comunicação mais adequados. Na modalidade Monografia o objetivo é que o aluno desenvolva suas habilidades de pesquisador acadêmico, aprofundando-se em um tema de seu interesse dentro do conteúdo temático do curso e colaborando para o desenvolvimento crítico e analítico das teorias da comunicação e do campo da área de publicidade e propaganda.

Em ambas modalidades o aluno complementará sua formação, desenvolvendo sua capacidade de aplicabilidade dos conteúdos apreendidos ao longo do curso, fechando assim, o círculo do processo de aquisição de conhecimento no campo da Comunicação.