Communicare – Volume 2, Edição 1 – 1º semestre de 2002

APRESENTAÇÃO

– Produção Científica: conhecimento em busca de reconhecimento
Scientific production: knowledge in search of recognition
Laan Mendes de Barros

 

ARTIGOS
MÍDIA, ESTÉTICA E CULTURA

Folha de S. Paulo e a exclusão social: a opinião do jornal
Folha de S. Paulo and the social exclusion: the newspaper’s opinion
Marcus Lanoni

A critica conservadora: um texto exemplar
The conservative criticism: na exemplary text
Marcelo Coelho

Comunicação como ciência da cultura: os meios como espaços de construção de sentidos
Communication as Science Culture: the media as spaces to build communication meanings
José Eugenio de O. Menezes

Walt Disney: política e indústria do entretenimento.
Walt Disney: politics and the industry of entertainment
Sidney Ferreira Leite

Fotojornalismo e imprensa paulista (1930/1945) – estudo de caso de A gazeta e O Estado de S. Paulo.
Photojournalism and the press of São Paulo (1930/1945) – a case study of A Gazeta and O Estado de S. Paulo
Odete da Conceição Dias

 

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E MERCADO

Comunicação e gestão empresarial: cenários contemporâneos.
Communication and entrepreneurial management: contemporary scenarios
Wilson da Costa Bueno

– Propaganda Subliminar: o estado da tecnica das signagens subliminares na midiosfera audiovisual do século XX.
The technique condition of subliminal signages in the audiovisual mediasphere of the 20th century
Flávio Mário de A. Calazans

A dinâmica das relações públicas: conceitos e princípios
The dynamics of public relations: concepts and principles
Julio Cesar Barbosa

 

TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO

A comunicação virtual Segundo Lévy e Baudrillard: uma visão crítica
Virtual
Communication according to Lévy and Baudrillard: a critical view
Cláudio Novaes Pinto Coelho

Do balcão ao pontocom
From the counter to dotcom
Nádia Ângela Boa Gaspar

 

DEBATES

Consenso criminoso
Criminal consensus
José Arbex Júnior
RESENHAS

Estética e telenovela
COSTA, Cristina. A milésima segunda noite – da narrativa mítica à telenovela. Análise estética e sociológica
Ana Maria Camargo Figueiredo

Uma obra de referencia para os estudos de Comunicação no Brasil
LIMA, Venêcio A. de. Mídia: teoria e política
Laan Mendes de Barros

Além do que está dito
O’SULLIVAN, T. (ET AL). Conceitos-chave em estudos de comunicação e cultura
Luiz Alberto B. de Farias

Narcisismo na obra de Rousseau
CAMPOS, Edemilson Antunes de. A Tirania de Carciso: alteridade, narcisismo e política
Francisco Nunes

Literatura em tempos de letras, imagens e sons
OLINTO, Heidrun K. e SCHOLLHAMMER, Karl E. (org.). Literatura e mídia
Nanami Sato