INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Em 2017, a revista Communicare receberá artigos e resenhas inéditos para a edição referente ao 2º semestre, que incluirá o dossiê “Formação em Comunicação: desafios e oportunidades”.

Os textos enviados à revista para publicação devem estar alinhados à área de concentração Comunicação na Contemporaneidade, cujas linhas de pesquisa são:

  • Linha de Pesquisa 1 – Processos midiáticos: tecnologia e mercado

Nesta linha, a atividade comunicativa emerge dos múltiplos entrecruzamentos entre as práticas e experiências dos sujeitos, sociedades e culturas, a evolução de técnicas e dispositivos e a potencialidade presente nas novas formas de cognição e de reflexão por eles proporcionadas.

  • Linha de Pesquisa 2 – Produtos midiáticos: jornalismo e entretenimento

Nesta linha, o estudo da produção simbólica midiática envolve a discussão das interfaces com o entretenimento pelo viés das narrativas da contemporaneidade. Os discursos e as produções culturais que exploram o imaginário são objetos de reflexão das pesquisas desta linha, abordando temas que entrelaçam jornalismo e imaginário, realidade e ficção, espetáculo e recepção crítica da informação.

A revista Communicare é uma publicação do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero que tem como objetivos promover a reflexão acadêmica, difundir a pesquisa e ampliar o intercâmbio científico entre pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa no campo da Comunicação.

A Communicare destina-se à divulgação de trabalhos inéditos de pesquisadores e docentes de instituições de ensino e pesquisa nacionais e estrangeiras, na qualidade de autores e coautores, com a titulação mínima de mestre, exceto artigos escritos em coautoria com um doutor. As colaborações poderão ser apresentadas em forma de artigos, resenhas, levantamentos bibliográficos ou informações gerais, e estarão condicionadas à aprovação prévia do Conselho Editorial para verificação de sua aderência à área de concentração, às linhas de pesquisa, à natureza de sua autoria e adequação às normas para publicação. Os artigos passarão em seguida pela avaliação de dois pareceristas, doutores, externos ao CIP. Havendo necessidade, um terceiro parecerista externo será acionado. No caso de aprovação com ressalvas, o texto será encaminhado ao autor para as devidas correções.

 

Datas de submissão de artigos para a 2ª edição de 2017

 

Edição 17.2 – Dossiê Formação em Comunicação: desafios e oportunidades
Período de submissão: de 11 de abril a 7 de agosto de 2017.
Apresentação: Nos últimos anos, a inovação tecnológica no campo da informação provocou grandes transformações e interferências nas formas, nos processos e na dinâmica da Comunicação, despertando a preocupação de intelectuais, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área.

No momento em que essas transformações passam a ser mais bem investigadas e compreendidas, novas inquietações, questionamentos e preocupações começam a surgir e a habitar o universo de formação dos profissionais de Comunicação.

Do avanço tecnológico a um mundo visivelmente mais complexo, a formação do profissional de Comunicação nunca demandou tanta atenção, quanto na atualidade.

Em alguns fóruns sobre o tema, defende-se que os ingressantes nos cursos da área têm de dominar as novas tecnologias e aplicativos, devem estar atentos à sua formação humanística e saber pensar em novos modelos econômicos e culturais de produção e consumo de informação, de notícias e entretenimento.

No ano em que a Faculdade Cásper Líbero completa 70 anos de existência, o Centro Interdisciplinar de Pesquisa – CIP, como parte das comemorações e das inúmeras atividades que serão realizadas ao longo do ano, lança esta chamada para uma edição especial da Communicare que pretende dar visibilidade a esta discussão.

Para esta edição especial, o editor Prof. Dr. Eric de Carvalho contará com a coedição do Prof. Dr. Carlos Costa.

Os trabalhos a serem submetidos para publicação devem ser encaminhados exclusivamente por e-mail para [email protected] com cópia para [email protected]